SóProvas


ID
5028334
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Prever para prover


Ricardo Essinger

Presidente da Fiepe 


Ano passado, economistas e futurólogos faziam previsões otimistas do que estava por vir. O respeitado Ipea, por exemplo, indicava aceleração de crescimento do PIB, em 2,3%. Entretanto, ninguém previu a tragédia que vem se abatendo sobre a humanidade, ceifando vidas, tolhendo o esforço dos empreendedores, aqui e em todo o mundo. Em 2021, não deve ser muito diferente. A recessão global vai continuar e a extrema cautela deve prosperar entre investidores internos e externos. Cabe, portanto, a todos os nossos segmentos produtivos, trabalhar ativamente para superar as perdas e danos. É exatamente essa a atitude que está sendo tomada pela indústria pernambucana e, nesse contexto, o Sistema Fiepe vem participando, particularmente, no atendimento à crescente demanda tecnológica, que gera um avanço indispensável para se reinventar produtos e serviços. Assim, o Sistema Fiepe oferece cursos profissionalizantes, nas modalidades de ensino a distância ou presencial com segurança, para garantir a competitividade das empresas do estado. 


A boa notícia é que a produção industrial de Pernambuco voltou a crescer. Em julho deste ano, se comparado ao ano anterior, o aumento foi de 17%, levando o estado a ter o maior crescimento entre as 14 federações pesquisadas. O resultado também foi superior à média nacional (-3,0%) e à do Nordeste (0,9%), em julho de 2020. 


Os números podem oscilar neste final de ano, mas vários fatores contribuíram para esses resultados positivos alcançados em Pernambuco. O papel agregador que o Sistema Fiepe vem fazendo há anos, integrando sindicatos e pequenas e grandes empresas; e a formação de profissionais altamente qualificados, pelo Senai, tiveram participação relevante. Por isso, a satisfação dos clientes dos nossos serviços de tecnologia e inovação (consultorias, laboratórios etc.) tem 85% de aprovação; e a preferência das indústrias pelos concluintes dos cursos técnicos do Senai atinge o extraordinário índice de 100%. 


O Sesi matriculou mais de 6,6 mil alunos nos cursos básicos, em Pernambuco, sendo um quarto deles, ou 1.530, de forma gratuita, mantendo os cuidados ampliados com a saúde, com foco nos cuidados preventivos com a pandemia. Saúde e economia devem seguir vencendo os desafios, saindo desta crise com a certeza de que todos os setores do desenvolvimento devem atuar em permanente sintonia.


Tudo isso vai contribuir para enfrentar a gravidade do momento. Vamos trabalhar para a superação. Senai, Sesi e IEL formam o triângulo de atuação da Fiepe, e o número de vagas deve permanecer o mesmo em 2021. Estamos trabalhando e muito para isso. Vamos prever para prover. 


(Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: https://bit.ly/3mqoNw1. Acesso em 20 nov. 2020)

Leia o texto 'Prever para prover' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Há, no texto, a recorrência do uso de locuções verbais que denotam ideia de futuro, tendo em vista a intenção do autor em fazer algumas previsões. Exemplos dessas locuções são: devem seguir, vai contribuir, vamos trabalhar, estamos trabalhando.

II. A utilização de “há” e “a” nos fragmentos a seguir se dá, respectivamente, por se tratar, na primeira frase, de tempo decorrido e, na segunda, de um artigo definido: “...o Sistema Fiepe vem fazendo há anos”; “Pernambuco voltou a crescer.”.

III. O título do texto apresenta ao leitor um caso de paronímia, que sintetiza muito bem as ideias apresentadas no artigo. Esse fenômeno ocorre em pares de palavras como Matilha/Mantilha; Diferido/deferido; Infringir/Inflingir.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB-A

    I - Incorreta - estamos trabalhando - Presente

    II - Incorreta - o "a" é preposição ....

    III Incorreta -  infringir/infligir são parônimos, além disso, o som é diferente, pois uma palavra tem encontro consonantal com R e outra com L

    Paronímia: Trata, normalmente, de pares de palavras parecidas tanto na grafia quanto na pronúncia, mas com sentidos diferentes. Perceba que aqui não há nada igual...Nem grafia, Nem pronúncia, somente parecidas...

    Abjeção (baixeza, degradação) / Objeção (contestação, obstáculo)

    Absolver (absolvição) / Absorver (absorção)

    Homonímia: Trata de palavras iguais na pronúncia e/ou na grafia, mas com significados diferentes, ou seja, homônimos: Perceba que aqui, ou é igual na forma de escrever, ou na forma de pronunciar...

    1) Homófonos: apresentam pronúncia igual e grafia diferente.

    Acender (iluminar, pôr fogo em) / Ascender (subir, elevar)

    Caçar (perseguir, capturar a caça) / Cassar (anular, revogar, proibir)

    2) Homógrafos: apresentam grafia igual e pronúncia diferente.

    Almoço (timbre fechado: refeição) / Almoço (timbre aberto: forma do verbo almoçar)

    Conserto (timbre fechado: reparação, correção) / Conserto (timbre aberto: forma do verbo consertar) 

  • Só uma correção ao fsociety, o erro da questão está na escrita da palavra "inflingir", pois o correto é infligir, e infligir e infringir são palavras parônimas e não homônimas. Algum erro me avisem!