SóProvas


ID
5035669
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Coronavírus tem origem natural e não foi feito em laboratório, mostra estudo


Teorias da conspiração falavam em manipulação do vírus pela China por vantagens econômicas

Ana Carolina Amaral


Uma análise de cientistas de universidades dos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália conclui que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi originado naturalmente, através de seleção natural, e não em um laboratório, como diziam algumas teorias da conspiração que circularam recentemente. O estudo, publicado nesta terça (17) na revista científica Nature Medicine, contribui para esclarecer especulações sobre uma suposta manipulação do coronavírus pela China, que teria objetivo de obter vantagens econômicas em um cenário de crise mundial.

“Nossas análises claramente mostram que o SARS-CoV-2 não é uma construção de laboratório ou um vírus manipulado propositalmente”, diz o artigo.

A partir do estudo da estrutura do novo coronavírus e de experimentos bioquímicos, os cientistas perceberam duas características que não poderiam ser produzidas em laboratório.

Uma delas é a estrutura central do organismo, que é distinta de outros vírus. Segundo os cientistas, a manipulação de um vírus em laboratório partiria da estrutura de outro vírus com efeito conhecido.

A segunda novidade deste coronavírus é o seu domínio de ligação ao receptor (RBD, na sigla em inglês). Ele tem alta afinidade com as células receptoras humanas —assim como células de gatos, furões e outras espécies. Ou seja, sua transmissão é altamente eficiente. Segundo o estudo, a evolução que permitiu ao coronavírus se conectar mais facilmente com seus hospedeiros se deve à seleção natural, em que a espécie passa por diversas mutações espontâneas, de forma que vão sobreviver as versões que melhor se adaptarem ao ambiente.

Na sua versão mais bem-sucedida, o novo coronavírus ganhou a capacidade de se conectar facilmente com o corpo do seu hospedeiro.

Ainda não há uma determinação da origem do vírus, mas o estudo trabalha com dois cenários: ele pode ter se desenvolvido a partir de hospedeiros humanos ou de outras espécies, como o morcego e o pangolim. 

(Fonte:https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/03/20coronavirus-tem-origem-natural-e-nao-foi-feito-em-laboratorio-mostraestudo.shtml)

No parágrafo: “A partir do estudo da estrutura do novo coronavírus e de experimentos bioquímicos, os cientistas perceberam duas características que não poderiam ser produzidas em laboratório.”, os termos em destaque pertencem a classe dos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

    Adjetivo é toda palavra que se refere a um substantivo indicando-lhe um atributo. No caso, bioquímicos se refere ao substantivo experimentos.

  • Já ouviram o bizu do tão?

    “A partir do estudo da estrutura do novo coronavírus e de experimentos tão bioquímicos, os cientistas perceberam duas características que não poderiam ser produzidas em laboratório.” coloque o "tão" antes da palavra, fez sentido? logo, adjetivo. Desculpa aí, Matheus, mas eu quero "roubar" o teu bizu não... os créditos vai pro Matheus.

  • Experimentos é Substantivo. O termo Bioquímicos refere-se a ele, atribuindo uma característica a ele. Logo, Adjetivo.

  • A questão é sobre morfologia e quer saber a qual classe de palavra pertence o termo em destaque em “A partir do estudo da estrutura do novo coronavírus e de experimentos bioquímicos, os cientistas perceberam duas características que não poderiam ser produzidas em laboratório.”. Vejamos:

     . 

    A) substantivos.

    Errado.

    Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.

     . 

    B) artigos.

    Errado.

    Artigo: é a palavra que se antepõe ao substantivo para determiná-lo, definindo ou indefinido o ser nomeado por esse substantivo. Dividem-se os artigos em definidos e indefinidos.

    Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.

    Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem particularizar e individualizar pessoas, objetos ou lugares. São eles: um, uma, uns, umas.

     . 

    C) pronomes.

    Errado.

    Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.

     . 

    D) adjetivos.

    Certo. "Bioquímicos" caracteriza o substantivo "experimentos", logo é um adjetivo.

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

     . 

    E) numerais.

    Errado.

    Numeral: palavra variável que indica uma quantidade exata de pessoas ou coisas ou o lugar que elas ocupam numa série. Refere-se ao substantivo, dando-lhe ideia de número. O numeral pode ser cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.

     . 

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     . 

    Gabarito: Letra D

  • Eu só vi um termo em destaque

  • Aprendi com o professor Elias Santana e nunca mais esqueci. Não é um experimento qualquer, é um experimento bioquímico. Não sei se vão entender, mas essa frase sempre me ajuda na resolução de questões como essa.

  • Dica: Não poderia nem ser substantivo uma vez que o termo está no plural como adjunto adnominal, lembrando que substantivo como adjunto adnominal é invariável.

    Ex: As festas surpresa foram proibidas na empresa.

  • Alguém se esqueceu da crase no comando...

  • Chico-Exnunc

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

    NÃO DESISTA !!!

  • adjetivo composto apresenta mais de um radical bio-quimicos. espero ter ajudado pertenceremos

  • experimentos bioquímicos

    Subst. Adj.

  • BIOQUÍMICO É A CARACTERÍSTICA DO EXPERIMENTO , LOGO CARACTERÍSTICA = ADJETIVO
  • VJ. no comando não há crase.

  • Acertei por a palavra deu caracteristica ao substantivo.