SóProvas


ID
5045353
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mogi Mirim - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No princípio era o caderno


    Quando mocinhas, elas podiam escrever seus pensamentos e estados d’alma (em prosa e verso) nos diários de capa acetinada com vagas pinturas representando flores ou pombinhos brancos levando um coração no bico. Nos diários mais simples, cromos coloridos de cestinhos floridos ou crianças abraçadas a um cachorro. Depois de casadas, não tinha mais sentido pensar sequer em guardar segredos, que segredo de mulher casada só podia ser bandalheira. Restava o recurso do cadernão do dia a dia, onde, de mistura com os gastos da casa cuidadosamente anotados e somados no fim do mês, elas ousavam escrever alguma lembrança ou uma confissão que se juntava na linha adiante com o preço do pó de café e da cebola.
    Minha mãe guardava um desses cadernos que pertencera à minha avó Belmira. Me lembro da capa dura, recoberta com um tecido de algodão preto. A letrinha vacilante, bem desenhada, era menina quando via minha mãe recorrer a esse caderno para conferir uma receita de doce ou a receita de um gargarejo. “Como mamãe escrevia bem! – Observou ela mais de uma vez. – Que pensamentos e que poesias, como era inspirada!”.
    Vejo nas tímidas inspirações desse cadernão (que se perdeu num incêndio) um marco das primeiras arremetidas da mulher brasileira na chamada carreira de letras – um ofício de homem.

(A disciplina do amor. Rocco, 1998.)

Um dos sinais de pontuação empregados pela autora no texto são os parênteses, os quais também poderiam ser corretamente inseridos no trecho da alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Informações complementares que necessariamente não precisaria estar no texto.

  • Informações complementares que necessariamente não precisaria estar no texto.

  • Informações complementares que necessariamente não precisaria estar no texto.

  • Informações complementares que necessariamente não precisaria estar no texto.

  • Informações complementares que necessariamente não precisaria estar no texto.

  • Gabarito: A

    "Os parênteses são utilizados para indicar que a ideia intercalada é acessória, ou seja, algo a mais para a construção do texto, sem o qual ainda se conseguiria atingir o objetivo comunicativo."

    Retirando os trechos que se encontram entre parênteses nas demais alternativas, as orações perdem o sentido, logo, não são termos acessórios e, portanto, não podem ser isolados por parênteses.

  • É um complemento

  • Retira a frase que está entre parênteses; o texto manterá o sentido? Se sim, essa é a questão correta. Pois os mesmos representam informações que não necessariamente tinham que estar no texto.

    LETRA: A

  • quando o autor isola por vírgulas a estrutura faz parte do texto, sendo um pensamento isolado mas ainda assim fazendo parte da estrutura, porém quando ele substitui por (parênteses) passa a ser um pensamento isolado, dando a ideia que apenas ele e o leitor sabem, e que aquilo não faz parte do texto, logo a correção gramatical pode ser mantida, mas o sentido do texto é alterado!!!

  • O emprego dos parênteses se justifica para isolar informações não essenciais ao texto.

    Nas letras B, C, D e E, os parênteses isolam informações essenciais. Note que a retirada do trecho entre parênteses resulta em um texto sem coesão, com o sentido comprometido.

    Dessa forma, a única opção em que é possível a inserção dos parênteses é a letra A.

    Resposta: Letra A

  • TRAVESSÃO PODE SER SUBSTITUÍDO POR VÍRGULA OU PARÊNTESES QUANDO FOR EXPLICAÇÃO.

    O travessão pode ter trocado pela vírgula sem incorrer em erro. Não tem problema se trocar vírgula por travessão ou parênteses.

    Ex.: o que permite imaginar a possibilidade de resolver grande número de problemas materiais do homem — quem sabe, inclusive, o da alimentação

    Nas orações intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula ou os parênteses, separando-as da oração principal.

    Travessão utilizado para isolar o aposto explicativo.

    BIZU que vi aqui no qc: No bigode chinês não tem problema se trocar vírgula, travessão e parênteses. ( — ,,, — )

     

    No bigode chinês não tem problema se trocar vírgula, travessão e parênteses. ( — ,,, — )

     

    Parênteses [ ( ) ] são sinais de pontuação que marcam um momento intercalado no texto, onde há acréscimo de informação acessória. Sendo acessória, a informação dos parênteses pode ser retirada da frase sem alterar o sentido da mesma, sendo assim dispensável.

     

    A função dos parênteses não é enfatizar, mas acrescentar uma informação acessória.

  • Essa é uma questão que requeria do candidato um conhecimento prévio acerca do uso correto dos parênteses. Nesse sentido, esses sinais são utilizados para isolar palavras, locuções ou mesmo frases inteiras com o objetivo de acrescentar uma informação ou dar uma explicação acessória e normalmente promovem uma maior intimidade entre o escritor e o leitor. Um de seus principais atributos é o fato de não impactar a estrutura sintática da oração ou período em que está inserido. Ou seja, a retirada de um trecho posto entre parênteses não afetará estruturalmente o texto. Ora, de posse dessas informações, basta ler as frases destacadas nas alternativas para perceber facilmente que somente na letra A o trecho entre parênteses pode ser retirada sem prejuízo para a estrutura sintática, visto que o trecho “ou crianças abraçadas a um cachorro" apenas acrescenta uma informação, ao passo que, nas outras alternativas, há claramente a supressão de partes essenciais dos períodos. Nesse sentido, leia-se por exemplo a alternativa B sem a parte entre parênteses:

     “Depois de casadas, não tinha pensar sequer em guardar segredos..."

    É claro que o trecho “mais sentido" é essencial para a estrutura desse período e a mesma situação ocorre nas letras C, D e E, o que leva a concluir que a alternativa correta é a letra A.

    Gabarito do professor: Letra A.
  • Letra A

    Parênteses isolam termos acessórios da oração.

  • Uso do parêntesis: em essência, são utilizados para isolar esclarecimentos ou termos acessórios.

    A única alternativa que apresenta essa função é a letra A.

  • Parênteses são acessórios, não faz falta