SóProvas


ID
5047345
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pesquisadores podem ter identificado fóssil de menor dinossauro já visto

    Cientistas descreveram na revista Nature o fóssil do menor dinossauro já visto. A evidência foi encontrada dentro de um âmbar (resina de árvores fossilizadas) proveniente do norte de Myanmar. O dinossauro – que se assemelha aos menores pássaros existentes hoje – viveu há cerca de 99 milhões de anos, no período Cretáceo.
    O fóssil era um crânio de 1,5 centímetros de comprimento, tamanho aproximado de uma unha de polegar. Com base nisso, pesquisadores acreditam que o dinossauro, batizado de Oculudentavis khaungraae, tinha o tamanho de um colibri-abelha-cubano – espécie de beija-flor que pesa, no máximo, dois gramas.
    Pode ser que o Oculudentavis tenha relação com outras espécies de dinossauros com penas, como o Archaeopteryx e o Jeholornis (primos distantes dos pássaros modernos). Mas é difícil fazer qualquer afirmação sem evidências do resto de seu corpo. A única certeza é que o fóssil pertence a um dinossauro que morreu na idade adulta. Para concluir isso, cientistas fizeram um exame que indica a maturação do dinossauro, analisando o quanto seus ossos se fundiram.
    O formato do crânio sugere que o dinossauro era um grande caçador de insetos que exercia suas atividades durante o dia. Apesar da cabeça pequena, guardava 40 dentes na mandíbula superior. Além disso, seus olhos enormes eram sustentados por ossos côncavos, parecidos com os de alguns lagartos, e com uma abertura estreita que restringia a entrada abundante de luz, facilitando a busca por alimentos sob o sol.
    São essas características que podem ________ de outras aves e ________ para a família dos dinossauros. Os pesquisadores acreditam que elas surgiram devido à falta de recursos existentes nas ilhas em que viviam, o que causou uma miniaturização evolucionária, ou seja, os Oculudentavis foram ficando pequeninhos.
    O âmbar com o fóssil havia sido adquirido em 2016 por um colecionador. Ele notou o fóssil presente e doou a relíquia para o Hupoge Amber Museum, em Tengchong (China). Nas florestas tropicais de Myanmar, paleontologistas já identificaram âmbares contendo insetos, cobras e até pedaços de dinossauros com penas. Nas árvores fossilizadas da região, é possível encontrar os menores habitantes que passaram por lá.

https://super.abril.com.br/ciencia/pesquisadores-podem... - adaptado. 

Assinalar a alternativa cuja pontuação está CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não se emprega vírgula entre sujeito e verbo, verbo e objeto, adjunto adnominal, complemento nominal nem predicativo do sujeito em ordem direta.

    B)A verdade, que lhe parecia única, desmanchou-se aos seus pés.

    → A vírgula está marcando uma oração subordinada adjetiva explicativa.

    GABARITO. B

  • A questão exige conhecimento sobre pontuação. Vejamos:

    a) Incorreta.

    Em "Ninguém, disse ele (,) foi capaz de mudar, seu modo de pensar.", o termo sublinhado é o sujeito e está sendo separado do seu verbo, o que é determinantemente proibido, o certo é ter dupla vírgula. Também temos o segundo termo sublinhado que é o complemento verbal sendo separado do seu verbo.

    Ninguém, disse ele, foi capaz de mudar seu modo de pensar.

    b) Correta.

    Em "A verdadeque lhe parecia única, desmanchou-se aos seus pés.", a dupla vírgula está separando uma oração intercalada. Notem que o sujeito "a verdade" não está sendo separado do seu verbo "desmanchou", pois a dupla vírgula é uma ponte e não uma interrupção.

    c) Incorreta.

    Em "Nada, podia deter quem ele era verdadeiramente.", o termo sublinhado é o sujeito e está sendo separado do seu verbo, o que é determinantemente proibido.

    d) Incorreta.

    Em "O pai (,) os filhos, e o avó foram ao parque de diversões.", faltou uma vírgula após filhos para separar uma enumeração.

    e) Incorreta.

    Em "Permanecera imóvel, durante, todo o tempo.", o adjunto adverbial de tempo está sendo partido, o que não é permitido. O correto é não fazer uso das vírgulas nesse trecho.

    Permaneceu imóvel quando? Durante todo o tempo.

    GABARITO: B

  • Apenas acrescento:

    Orações subordinadas adjetivas são orações que exercem a função de adjunto adnominal 

  • A verdade,que lhe parecia única,desmanchou-se aos seus pés

    o "que" está como pronome relativo exercendo a função adjetiva,que pode ou não ser usada a virgula

    com virgula= explicativa

    sem virgula= restritiva

  • GABARITO: B

    Não se emprega vírgula entre sujeito e verbo, verbo e objeto, adjunto adnominal, complemento nominal nem predicativo do sujeito em ordem direta.

    B)A verdade, que lhe parecia únicadesmanchou-se aos seus pés.

    → A vírgula está marcando uma oração subordinada adjetiva explicativa.

  • exatamente!

  • Pádua, busca ver com quem ele se relaciona que dá bom também, se for COM VERBO é ADVÉRBIO (INVARIÁVEL) se for com SUBSTANTIVO, dá bom, (VARIÁVEL).