SóProvas


ID
5048368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A diferenciação entre zonas centrais e regiões marginais — centros e periferias — encontra-se hoje em várias ordens de grandeza em comunidades, distritos, países e grupos inteiros de países. Numa cidade, a atividade comercial concentra-se geralmente numa zona determinada; em cada país há regiões nas quais se concentra mais fortemente a atividade econômica, do que em outras.

    A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

     Os centros são primariamente grandes cidades ou cidades de dimensão média, sendo periferias as zonas de economia rural. As aldeias constituem centros menores na periferia.

     Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior. Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole), encontram-se as maiores artérias de circulação ordenadas de forma radial e não em círculos concêntricos. As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

     Para cada tipo de troca (como trânsito, comércio, turismo, transmissão de conhecimentos), os centros oferecem especiais vantagens. Eles dispõem de uma infraestrutura mais rica do que as regiões marginais, e os contatos sociais são mais densos. Hospitais, universidades, institutos de pesquisa, instituições culturais, museus, teatros, salas de concerto etc. encontram-se predominante ou exclusivamente em centros. As possibilidades de formação são mais diversificadas e de melhor qualidade. Mercados de centro se destacam por ofertas mais ricas do que os mercados das periferias. O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos.

     Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista, as pessoas são mais individualistas, mas também mais flexíveis do que nas periferias. No interior a cultura é mais fortemente presa à tradição, a mobilidade social é menor, a vida decorre mais calma e vagarosamente, e as pessoas se movimentam menos apressadamente. Quanto às atitudes mentais e intelectuais, elas também são, em geral, menos ágeis e, com frequência, mais conservadoras.

Thomas Kelssering. Dentro e fora. Centro e periferia. In: Ética, política e desenvolvimento humano: a justiça na era da globalização. Trad. Benno Dischinger. Caxias do Sul, RS: Educs, 2007, p. 171-2.

Julgue o item subsequente, relativo às ideias e às construções linguísticas do texto precedente. 

Sem prejuízo da correção gramatical do texto e das ideias nele expressas, o período “O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos”, ao final do quinto parágrafo, poderia ser reescrito da seguinte forma: O nível de vida e os salários, assim como os custos de manutenção da vida, são mais altos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO.

    APENAS FEZ A REESCRITA TROCANDO O MAS TAMBÉM PELO ASSIM COMO AMBOS SÃO CONJUNÇÕES ADITIVAS, LOGO QUESTÃO CERTA.

    “O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos”,

     "O nível de vida e os salários, assim como os custos de manutenção da vida, são mais altos".  

  • Assim como ao meu ver está mais para comparativa, do que para aditiva.

  • Ele não separa o sujeito do verbo? Por que se mantém certo?

  • Esta questão exige que saibamos o valor semântico das conjunções. Nós temos um período composto por coordenação. Trata-se de três orações:

     

    1. O nível de vida é mais alto

    2. Os salários são mais altos

    3. Os custos de manutenção da vida são mais altos

     

    Notem que há uma ideia de adição entre a primeira e a segunda oração, embora não haja conectivo: O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos (...)

     

    Quando a gente acrescenta a terceira oração ao período, temos, ao mesmo tempo, uma ideia adversativa e aditiva. 

     

    O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos.

     

    O "mas também", aqui, não é uma locução conjuntiva aditiva. Trata-se de uma conjunção adversativa (mas) e de uma palavra denotativa de inclusão (também). Observem que é o mesmo que dizer:

     

    O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, porém os custos de manutenção da vida também são mais altos.

     

    Vejam que, de um lado, temos as "coisas boas" (nível de vida alto e salário alto). Entretanto, o custo também é mais alto, que seria a "coisa ruim". Notaram o contraste?

     

     

    No entanto, eu acredito que a banca julgou mas também como uma conjunção aditiva, o que, a depender do contexto, é possível. Vejam:

     

    • Gosto de Língua Portuguesa, mas também gosto de Direito Constitucional.

     

    No exemplo acima, temos uma ideia de adição. A pessoa gosta de Português e de Direito Constitucional. 

     

    Ok. Agora vamos à proposta:

     

    O nível de vida e os salários, assim como os custos de manutenção da vida, são mais altos.

     

    Há a manutenção da ideia de adição entre nível de vida e salários mais altos. Certo. Porém, agora vem o problema. A banca sugeriu a locução assim como. A linguista Maria Helena de Moura Neves afirma que essa locução implica uma ideia de adição comparativa.

     

    Por exemplo:

     

    • Assim como você, eu (também) estudo para concursos. 

     

    Vocês conseguem visualizar a ideia de comparação e de adição? Eu estou dizendo que você estuda para concursos e eu também faço isso. A comparação está na substituição de assim como por igual a:

     

    • Igual a você, eu (também) estudo para concursos.

     

    Então, resumindo e finalizando:

     

    Na redação original, houve uma ideia de adição entre as duas primeiras orações e uma ideia de adição e contraste entre elas e a terceira.

     

    Na proposta de reescrita, houve uma ideia de adição entre as duas primeiras orações e uma ideia de adição e comparação entre elas e a terceira (que foi colocada intercalada). A correção gramatical foi mantida. Logo, na minha opinião, houve uma ligeira mudança de sentido o que implicaria errado como gabarito. No entanto, a banca parece só ter levando em consideração a ideia de adição. 

    Sthefanny Alcântara - Tec Concursos

  • Impressão minha ou a maioria de nós está retomando os estudos agora?

  • Devemos atentar para o comando da questão.

    Sem prejuízo da correção gramatical do texto e das ideias nele expressa..

    As ideias dizem respeito a coesão textual. Errei algumas questões por interpretar como sentido, porém são coisas distintas.

    O sentido foi alterado, mas a correção e as ideias centrais foram mantidas.

  • Só lembrando que a banca não perguntou sobre o sentido.

  • Ela diz expressamente que "Sem prejuízo da correção gramatical do texto e das ideias nele expressas", ou seja, embora a primeira oração seja adversativa com a quebra da expectativa, ela pergunta se está escrito corretamente: O nível de vida e os salários, assim como os custos de manutenção da vida, são mais altos.

  • no meu entender, esse "mas também" dá uma ideia de oposição em relação aos termos anteriores. Nível de vida mais alto e salário mais alto, entretanto o custo de vida está mais alto.

    não entendi. se alguém puder ajudar

  • "Mas também" é uma conjunção ADITIVA, equivalente ao E, NEM, COMO TAMBÉM, ALÉM DE..

  • O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos. (adição)

    O nível de vida e os salários, assim como os custos de manutenção da vida, são mais altos. (comparação)

    As ideias (coesão textual) são mantidas, contudo o sentido é alterado!!

  • Gab: C

    “O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos”

    "O nível de vida e os salários, assim como os custos de manutenção da vida, são mais altos."

    Induzem para um único resultado, para a Banca, resultado de níveis de vida, salários e manutenção são altos.

    *Talvez caberia recurso

    Conjunções Coordenativas Aditivas: E, nem, não só, mas também.

    Conjunções Coordenativas Conclusivas: Portanto, logo, assim, pois (após o verbo), por conseguinte, por isso, diante disso (repare que as três últimas são locuções conjuntivas, ou seja, mais de uma palavra exerce o papel de conjunção).

  • Errei. Pensei que pelo fato de a expressão "mais alto(s)", por ter sido repetida em todas as vezes no primeiro período, trazia uma ideia de maior ênfase no fato de ser mais alto. Quando no segundo período ele traz isso apenas no final, retiraria um pouco dessa intensidade, o que alteraria o sentido de certa forma. Mas eu acho é que to ficando louco

  • Essa prova é como as de professor e de diplomata. Por esse motivo, não pirem tanto... Prova que professor erraria umas 5 de 20 fácil, diria até mais. Só falta na PF/PRF vir assim. aiiiii mata o padrinho.

  • Muitas vezes erramos essas questões por não prestar atenção no enunciado. A questão não perguntou sobre sentido, apenas sobre correção.

  • A única coisa que mudou foi a força da ideia...

    Fazendo o encadeamento, as ideias do texto ficam mais firmes e enfáticas.

    ...

    Passar em concurso é duro, eu sou uma pessoa dura, mas também os obstáculos são duros.

    Passar em concurso e eu, assim como os obstáculos são duros.

    ...

    O nível de vida e os salários, assim como os custos de manutenção da vida, são mais altos.

    “O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos”

  • A conjunção "mas também" é aditiva.

  • Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém os sentidos do texto, ela se refere aos sentidos originais do texto, ou seja, quer saber se esse sentido foi ou não alterado com a reescrita proposta.

    Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a coerência no texto“, ela se refere à lógica das ideias, ou seja, quer saber se faz sentido ou não aquela reescrita proposta.

    Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a correção gramatical“, ela está unicamente interessada em

    saber se as regras gramaticais – de ortografia, pontuação, concordância, etc. – são obedecidas.

    Atente-se para o COMANDO das questões!

    Fonte: Amigo QC

  • Sem prejuízo da correção gramatical do texto e das ideias nele expressas <- não seria o sentido do texto?

  • Sem prejuízo da correção gramatical do texto e das ideias nele expressas <- não seria o sentido do texto?

  • Sem prejuízo da correção gramatical do texto e das ideias nele expressas <- não seria o sentido do texto?

  • Pessoal, o CESPE quer saber exatamente o que quando ele fala "ideias nele expressas?"

  • A assinatura desse site não está valendo de nada! 1% das questões tem explicação de professores. Deveriam ter vergonha de colocar isso como vantagem da assinatura!!

  • o MAS aí tem sentido de adição

  • Assim como, bem como, como também, senão também = valor aditivo

  • Errei por achar que não poderia ter a vírgula antes de "são mais altos." Mas vi depois que está isolando a expressão "assim como os custos de manutenção da vida"

  • Sem prejuízo da correção gramatical do texto e das ideias nele expressa = COESÃO QUE É # DE COERÊNCIA.

  • O QUE COMPLICOU FOI O USO DA VIRGULA EM MINHA OPINIÃO..

  • O comentário mais curtido afirmando que o "assim como" utilizado na questão é aditivo. REDONDAMENTE ERRADO! Inclusive, a estrutura oracional do trecho é idêntica ao exemplo dado por Evanildo Bechara em sua gramática quando o autor explica as conjunções COMPARATIVAS.

    Minha opinião: melhor errar sabendo o porquê, do que acertar sem saber, ou pior, pelo motivo errado!

    O ponto nevrálgico da questão está na manutenção da coerência pela nova estrutura proposta na assertiva, e não na preservação do sentido, que foi obviamente alterado.

  • CONJUNÇÕES ADITIVAS

    E

    NEM

    MAS TAMBÉM

    COMO TABÉM

    BEM ASSIM

    ASSIM COMO

    BEM COMO

    ALÉM DE

  • CERTA

    O nível de vida e os salários, assim como os custos de manutenção da vida, são mais altos.

    Ordem direta pra ficar mais claro:

    O nível de vida e os salários são mais altos, assim como os custos de vida

    Sujeito

    Oração subordinada adverbial de comparação (reparem que o verbo está em elipse; assim como são mais altos os custos de manutenção da vida).

    Verbo

    predicado do sujeito

  • Eu acertei, mas é uma questãozinha bem fdp! O termo "mas também" é aditivo e o termo "assim como" é comparativo. Se a questão tivesse perguntando se manteria a semântica (significado) eu marcaria ERRADO sem peso na consciência. Mas a questão disse apenas se manteria as ideias - eu entendo que pergunta se manteria coerência -, por isso vejo como certo mesmo!

  • não entendi o uso da vírgula antes do verbo SER. Errei a questão por esse motivo.

    Alguém pode me ajudar ?

  • Galera, vamos se atentar ao julgamento pedido pela CESPE para não está fazendo comentários equivocados!!!

    Embora seja muito comum o uso da conjunção MAS TAMBÉM nas relações ADITIVAS, nesse contexto propriamente dito, ela exerce uma função adversativa:

    Vejamos:

    “O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também (Por outro lado, TODAVIA, ENTRETANTO) os custos de manutenção da vida são mais altos”.

    Percebam dentro do contexto aí!!!

    Assim, o que permite a questão está certa, é afirmação de que a REESCRITA não irá causar prejuízos no CONTEXTO!!!

    Portanto, gabarito CERTO por esse motivo acima supracitado

  • Troca de conjunções aditivas. Certo. Contagem regressiva pra sair de perto da sogra.
  • IDEIA NÃO É SENTIDO

    IDEIA NÃO É SENTIDO

    IDEIA NÃO É SENTIDO

    IDEIA NÃO É SENTIDO

    IDEIA NÃO É SENTIDO

  • Mas também = conjunção coordenada aditiva

    Assim como = conjunção subordinada comparativa

    >>> Houve prejuízo gramatical? Não!

    >>> O texto ficou INCOERENTE ou SEM LÓGICA? Creio que não, visto que, com a reescrita é plenamente possível de enxergar NEXO na escrita e na leitura.

    Agora:

    >>> Houve prejuízo semântico? Sim!

    > São conjunções diferentes: uma aditiva e outra comparativa

    => Esse foi meu entendimento, mas caso haja algum equívoco podem me corrigir.

  • Sem prejuízo da correção gramatical do texto e das ideias nele expressas, o período “O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos”, ao final do quinto parágrafo, poderia ser reescrito da seguinte forma: O nível de vida e os salários, assim como os custos de manutenção da vida, são mais altos. Resposta: Certo.

    Não houve erro gramatical porque o Sujeito, Verbo e Complemento (SVC) na oração reescrita não conflita em nada. Outro fator são as ideias do texto que não mudaram.

    Agora vamos analisar as conjunções "mas também" e "assim como" informadas na questão. Percebam que ambas estão adicionando e não fazem qualquer tipo de comparação ou conformidade.

    Conjunções Coordenativas Aditivas:  e, nem, também, que, não só...mas também, não só...como, tanto...como, assim como.

    Conjunções Subordinativas Conformativas: consoante, segundo, conforme, da mesma maneira que, assim como, como, com que.

  • Bizu p analisar a reescrita de frases CESPE:

    1- Concordância;

    2- Regência;

    3- Tempos verbais;

    4- Ortografia;

    5- Pleonasmo (CESPE adora!).

    Na maioria das vezes, dá para ganhar a questão apenas analisando a gramatica.

  • O que seria "prejuízo às ideias expressas no texto"?

    Eu entendi como mudança de sentido.

    Agora não sei se não houve alteração no sentido, ou se houve e a banca não considerou esse aspecto.

    Pra mim houve uma alteração sutil no sentido.

    No "mas também" há uma ênfase na ideia de contrapartida (os salários são altos, mas, em contrapartida, o custo de vida também é)

    No "assim como", só há a ideia de comparação.

  • Veja o comentário da Arsane Kane.

  • Sendo sincero, errei a questão por causa que julguei errada a colocação da vírgula. Achei que a vírgula ali estaria separando sujeito de predicado. Na frase do texto não há essa vírgula, já na proposta da banca há....

  • Você tem uma qualidade de vida melhor, mas o custo para se manter é maior, contudo o salario é maior

  • vamos fazer algumas ponderações da questão:

    >primeira delas, o termo, "assim como" , entre vírgulas está deslocado, ele deveria estar após altos, então não existe separação entre sujeito e verbo. (Pegadinha batida da CESPE)

    >segunda coisa a se observar seria essa conjunção aditiva, "mas também", que poderia perfeitamente ser substituída por bem como, assim como, tal como, tal qual... sem qualquer incorreção gramatical ou mudança de sentido.

  • Não concordo com a vírgula após a adição ...
  • eu errei por que fixei na cabeça que o sujeito não pode ser separado do seu verbo: O nível de vida e os salários, assim como os custos de manutenção da vida, são mais altos.

  • Quem percebeu que o "mas" se tratava de uma conjunção aditiva acertou a questão.

  • galera, digamos que era restritiva, e passou a ser explicativa ?

    ajudem o aspirante.

    cabe salientar que acertei a questão.

    obg.

  • AGORA ACERTEI "SABAGAÇA"

  • eu acertei, mas minha explicação, foi pela separação das virgulas e porque pra mim, faziam muito sentido

  • O problema foi que eu entrei num embate filosófico se esse "mas também" era aditivo ou adversativo.

    Pois, para mim, houve uma quebra de expectativa financeira e uma ideia de oposição. Você ganha mais, PORÉM vai gastar mais também!

    Mas também há a interpretação de que "Você vai ganhar mais E gastar mais"

    A questão brincou com essas duas ideias e quem entendeu que era aditiva levou a melhor.

  • GABARITO CERTO

    A conjunção "assim como" apresenta significados variados. Tem de observar o contexto.

    STF 2013: A locução adverbial “Da mesma maneira que” (l.7) poderia ser substituída, sem prejuízo para as relações de coesão e coerência do texto, por Assim como. CERTO

    PRF 2019: Com o emprego da expressão “assim como” (ℓ.12), estabelece-se uma relação de comparação entre ideias expressas no período. CERTO

    STF 2013: A expressão “Assim como” (l.8) poderia ser substituída por Pelo fato de, sem acarretar mudanças semânticas no texto, caso fossem feitas as devidas alterações sintáticas. ERRADO

    SERPRO 2008: Por causa das ocorrências da conjunção "e" (L.15-16) no mesmo período sintático, o conectivo "assim como" (L.17) tem a dupla função de marcar a relação de adição entre as orações e deixar clara a hierarquia das relações semânticas. CERTO

    MPE-PI 2018: O trecho “assim como tesouros culturais únicos” (l.7) estabelece uma comparação com “antigos centros de culto” (l.6) e “paisagens em vias de extinção” (l. 6 e 7). ERRADO

    MPC-PA 2019: A correção gramatical e os sentidos do texto CG1A1-I seriam mantidos se a expressão “mas também” fosse substituída por "senão também". CERTO

  • Pessoal, "mas também" PODE SER conjunção aditiva, mas só em casos específicos.

    A ideia do texto é claramente colocar uma adversidade.

    Pense um pouco.

    nível de vida melhor + salário melhor + custos maiores.

    são 2 coisas boas, na teoria, mais uma coisa ruim.

    Eu IMAGINO que o gabarito certo seja CERTO porque ele não diz "mantém a ideia original do texto", apenas a ideia expressa.

    Não sei, só sei que esse mas também é adversativo.

  • Eu acredito, e foi o que me fez acertar a questão, que para esse "mas também" ter sentido adversativo (o que também me veio a dúvida), o "também" deveria está isolado por vírgulas, assim como isolaríamos qualquer outra expressão com valor adverbial, por exemplo: "Ele é muito rico, mas, também, infeliz", o mas aqui tá claramente adversativo.

    Caso fosse: "Ele é muito rico, mas também infeliz", aqui a ideia tá de adição.

    Pois a conjunção "mas também" junta é adição.

    Fui por essa lógica e acertei a questão rapidinho.

    Não vi ngm comentando isso, portanto, fica a dica.

  • Minha duvida foi porque colocou virgula antes de "são"

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Me diz uma coisa, esta fazendo só questões e esta esquecendo de treinar para a REDAÇÂO!?

    Por que não adianta de nada passar na prova objetiva e reprova na redação, se isso acontece contigo vai ser um trauma para o resto da vida.

    Pensando nisso deixo aqui minha indicação de um curso de redação que tem me ajudado muito na preparação, quem tiver interesse em melhorar na discursiva é uma boa opção.

    Link do site: https://go.hotmart.com/D49209586D

  • GAB.: CERTO

    Na redação original, houve uma ideia de adição entre as duas primeiras orações e uma ideia de adição e contraste entre elas e a terceira. 

    Na proposta de reescrita, houve uma ideia de adição entre as duas primeiras orações e uma ideia de adição e comparação entre elas e a terceira (que foi colocada intercalada).

    A correção gramatical foi mantida. Logo, na minha opinião, houve uma ligeira mudança de sentido o que implicaria errado como gabarito. No entanto, a banca parece só ter levando em consideração a ideia de adição. 

    Créditos: Sthefanny Alcântara - Tec Concursos

  • GABARITO: CERTO

    TRECHO ORIGINAL

    “O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos.

    REESCRITURA DO TRECHO

    O nível de vida e os salários, assim como os custos de manutenção da vida, são mais altos.

    Veja o PULO DO GATO

    O nível de vida e os salários ... são mais altos.( TANTO O NÍVEL DE VIDA COMO "OS SALÁRIOS" SÃO ALTOS)

    OBS: veja que no trecho temos o sentido de adição e afirma-se que todos, o nível de vida, os salários, os custos de manuntenção de vida, são todos caros/altos. Desse modom veja que tanto a correção como o sentido do texto não se altera, visto que o trecho continua com o sentido de adição.

    @MOURA_PRF

     

    #FÉ NA MISSÃO

     

    "DESCOBRI QUE EU ERA CAPAZ DE REALIZAR QUALQUER COISA, DESDE QUE ESTIVESSE DISPOSTO A PAGAR O PREÇO". 

  • Orações coordenadas aditivas:" Não só, mas também, tão pouco, tanto quanto". Cuidado, pois o examinador, nesta questão, queria saber se o candidato sabia diferençar as aditivas das adversativas. Tem de tá com os conectivos na ponta da língua.

  • Conjunções Coordenativas

    São aquelas que ligam orações de sentido completo e independente ou termos da oração que têm a mesma função gramatical. Subdividem-se em:

    1) Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.

    Por exemplo:

    • A sua pesquisa é clara e objetiva.
    • Ela não só dirigiu a pesquisa como também/mas também escreveu o relatório.

    Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf85.php

  • Gabarito C

    Acentuação - ok

    Pontuação - ok

    Sentido - ok

  • O fato de o examinador colocar um artigo definido antes de vida ( da vida) não altera o sentido?

  • Ótimo comentário do Jocélio!!

    Complementando, vou tentar expor de forma clara como pensei:

    -> Original: O nível de vida é mais alto (O1), os salários são mais altos(O2), mas também os custos de manutenção da vida são mais altos (O3)

    Obs: Todas as orações são coordenadas entre si -> sentido completo e independente -> SENTIDO DE ADIÇÃO DE IDEIAS -> Já que " o nível de vida", "os salários" e "os custos de manutenção" todos são altos!!! Não tem como ser adversidade ao meu ver.

    ->Reescrita: O nível de vida e os salários, assim como os custos de manutenção da vida, são mais altos.

    Obs 1: Manutenção do sentido aditivo, porém como forma de clareza textual utilizou a "união da O1 e O2 em uma só"

    O nível de vida e os salários são mais altos

    Obs 2: Como a ordem direta não foi preservada -> a segunda vírgula é OBRIGATÓRIA.

    O nível de vida e os salários, INTERCALADO (O3), são mais altos

    Obs 3: Mas também ... bem como... assim como.. no contexto -> são empregados como conjunções COORDENADAS aditivas. Logo aceita-se a substituição.

    Lembre-se que comparação é oração subordinada -> não é o caso!

    Espero ter ajudado, qualquer coisa só falar!!

  • Não tenho ainda proficiência no idioma cespiês e não posso apreciar o valor da decifração que alguns comentadores fazem do enunciado da questão. Mas, pensando em termos de português, temos que o ideias expressas no texto significa os conteúdos sem que se leve em consideração a concatenação entre eles.

    O que há, portanto, é uma distinção entre orações (ideias) e conjunções (elementos de coesão), para se dar importância somente às primeiras. No caso, como a alteração foi exclusivamente na concatenação, trocando-se uma adversativa por uma aditiva, não há prejuízo nas ideias expressas no texto.

    Poder-se-ia objetar: mas a conjunção não transmite uma ideia? A resposta que me parece conforme a essa questão é que não, a conjunção transmite uma relação entre ideias, não uma ideia.

    É notável que a outra explicação para o gabarito da questão não faz sentido. Dizer que, não tendo valor fixo, o mas também pode ser aditivo não se justifica. E a razão é muito simples. Se não há um valor fixo para as conjunções, elas são determinadas pelo contexto em que figuram. Ora, o contexto aqui é de oposição entre entrada e saída: entre o salário que entra e os custos que saem.

  • “Bem como”, “assim como” e apenas “como” são conjunções com sentido comparativo.

    Quando a intenção não for de dar ênfase ao primeiro agente(s), não se usa a vírgula e a concordância verbal deverá ser adequadamente estabelecida, pelo fato de não se tratar de uma intercalação.

    Ex.: Patrícia, assim como sua irmã, aprecia a leitura de bons clássicos.

    Patrícia assim com sua irmã apreciam a leitura de bons clássicos.

    Patrícia, como sua irmã, aprecia a leitura de bons clássicos.

    Patrícia como sua irmã apreciam a leitura de bons clássicos.

    ***No caso o verbo deve ficar no plural, pois se trata de um sujeito composto (nível de vida e os salários).

  • Essa vírgula separando o sujeito do verbo não interfere em nada?!

  • Isoladamente a expressão " mas também" indica adição de ideias .

    Porém, analisando o contexto da primeira construção , fica nítido que o "mas também" denota ressalva . Ao substituirmos por "assim como" , a ressalva é omitida .

    O enunciado deveria pedir apenas a correspondência gramatical , já que a ideia foi alterada , ainda que sutilmente .

  • Isoladamente a expressão " mas também" indica adição de ideias .

    Porém, analisando o contexto da primeira construção , fica nítido que o "mas também" denota ressalva . Ao substituirmos por "assim como" , a ressalva é omitida .

    O enunciado deveria pedir apenas a correspondência gramatical , já que a ideia foi alterada , ainda que sutilmente .

  • Depois de reler parece que faz algum sentido:

    "O nível de vida e os salários, assim como os custos de manutenção da vida, são mais altos."

    O que ficou entre vírgulas é uma oração adverbial de grande extensão, vírgula obrigatória por ser de grande extensão. Mas se a gente ler sem esse termo também faz sentido e não tem erro gramatical.

  • A vírgula antes do "são" fez eu errar!

  • 1º) Percebe-se facilmente que não há prejuízo gramatical.

    2º) A dificuldade da questão é sacar o que se quer dizer na oração coordenada adversativa.

    TEXTO: O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos

    g Apesar do “mas”, o sentido de contraposição da oração coordenada em destaque não é de negação, mas sim de comparação.

     

    ITEM: O nível de vida e os salários, assim como os custos de manutenção da vida, são mais altos.

    g  Oração Subordinada Adverbial Comparativa

    Portanto, a reescrita respeitaria tanto a correção gramatical quanto a ideia que se tenta expressar, que é a de comparação.

  • Sempre escorrego na noção de manutenção das ideias. Penso que devia ser manutenção do sentido, quando na verdade é apenas a manutenção da coesão textual :(

  • Trata-se de sujeito composto anteposto ao verbo. Regra geral o verbo vai para o plural

    Ao fazer a mudança, retira-se o paralelismo de ideias, sendo elas agregadas sem mudança de sentido

  • Sentido Foi alterado!!!!

  • Errei, fui direto na reescrita e a vírgula me confundiu " ,são mais altos."

  • Sem prejuízo da correção gramatical do texto e das ideias nele expressas, o período...

    QUANDO O COMANDO DE UMA QUESTÃO VIER DESSE JETINHO ( O SENTIDO NÃO INTERESSA ) !!!!!!!

  • GAB CERTO

    Acho que a única coisa que muda nessa questão é o sentido: "Mas também" é aditiva e "assim como" é comparativa.

    No caso dessa questão quando a banca fala em "ideias" ela deve tá se referindo à coesão textual da oração, que continua coesa.

  • Como assim??? separou sujeito composto do verbo com essa vírgula,logo,está errada. Não entendi

  • Como assim!!! Mudou a idéia sim!! “O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, MAS também os custos de manutenção da vida são mais altos” "É tudo muito bom, MAS tem esse problema."

  • Se você errou e ficou triste, chateado, calma. Conhecimento leva tempo para fixar na mente.

    Quando vier a vontade de desistir, pare por alguns minutes, feche os olhos e diga: Deus, meu salvador, o Senhor disse que renovava as forças do cansado. Por isso, peço-te não deixe eu desistir, não deixe eu fraquejar. Ai respire e diga, Amém.

    Não esqueça, Deus não colocar um desejo no teu coração se não fosse para realizar. Confia e lute. Amém.

    Café e questões.

  • GABARITO: CERTO

    Bom dia pessoal, como estão? Frio do krl no RS já..

    Analisemos a assertiva:

    Sem prejuízo da correção gramatical do texto e das ideias nele expressas, o período “O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos”, ao final do quinto parágrafo, poderia ser reescrito da seguinte forma: O nível de vida e os salários, assim como os custos de manutenção da vida, são mais altos.

    O que o primeiro período nos diz? Resumidamente ele nos diz que o nível de vida, os salários e os custos de manutenção de vida são mais altos.

    O que o segundo período nos diz? Exatamente a mesma coisa: que o nível de vida, os salários e os custos de manutenção de vida são mais altos.

    Obs.: o termo "mas também" é uma adição, ou seja, pode ser substituído por qualquer outro termo que passe a ideia de adição, tais como: assim como, bem como, e, nem, como também, mais ainda, tanto quanto, etc.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • mas também... assim como... conjunções aditivas.
  • CERTA

    TROCOU OS CONECTIVOS E DEU CERTO!

  • COERÊNCIA é diferente de SENTIDO

    COERÊNCIA é diferente de SENTIDO

    COERÊNCIA é diferente de SENTIDO

    COERÊNCIA é diferente de SENTIDO

    COERÊNCIA é diferente de SENTIDO

    COERÊNCIA é diferente de SENTIDO

    COERÊNCIA é diferente de SENTIDO

    COERÊNCIA é diferente de SENTIDO

    COERÊNCIA é diferente de SENTIDO

    COERÊNCIA é diferente de SENTIDO

    COERÊNCIA é diferente de SENTIDO

  • O bizu desta questão está no detalhe do más também que é conjunção aditiva, não podemos confundi-lo com o mas adversativo.

    O assim como é claramente aditivo.

  • Errei ao enxergar que o verbo "são" não deveria vir precedido de virgula, não separando o sujeito do verbo.

  • PAIPICA

  • COERÊNCIA = VALOR LÓGICO

    CORREÇÃO GRAMATICAL = NORMA CULTA

    SENTIDO = SENTIDO ORIGINAL

    FONTE : JOSÉ MARIA. DIREÇÃO CONCURSOS

  • Douglas Moronni me fez entender meu erro!!! Interpretei automaticamente "mas" como adversativa e marquei errado.

  • IDEIA DE PROPORÇÃO, NÃO HOUVE ALTERAÇÃO NA CORREÇÃO.

  • lembre-se não é porque uma frase está esquisita que esteja errada. lembrando disso na hora da prova já ajuda um pouco, concentre-se em ver se mantém o sentido.
  • A banca não está cobrando SENTIDO!!!

    Apenas GRAMÁTICA e COESÃO.

  • As "ideias" do texto não se restringem às relações semânticas das conjuções utilizadas, é algo mais abrangente.

  • Eu errei porque eu achei que deveria ter uma vírgula lopo após o "assim como", isolando-o por dupla virgula. Se não fica a sensação que esta separando o sujeito do verbo. Fazer o que né!

  • Temos assim dois sujeitos antepostos ao verbo, a regra é clara: sujeito composto anteposto ao verbo, não nem poderia, é dever colocar o verbo no plural!

    Os níveis de vida... 1º

    Os custos 2º

    regra clara, sujeitos antes do verbo: verbo deve ir para plural!

  • O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos,

    O nível de vida e os salários, assim como os custos de manutenção da vida, são mais altos.

    Ambas demonstram uma sequência aditiva

  • O nível de vida e os salários são mais altos.

    tirou o termo de dentro e a frase entrou gostosa, pode marcar certo.

    supletivo vencerá....

  • a ideia é a mesma

    Se ler as duas frases isoladas você compreende ser a mesma ideia.

    A ideia de que embora você tenha mais dinheiro, (em contra partida) você terá mais gastos.