-
Deixaria em branco com certeza, há razões tanto para o gabarito certo quanto para o gabarito errado. Muita subjetividade!
-
No texto, a letra maiúscula é empregada em todos os substantivos que nomeiam aquilo que o autor personificava, seja quando criança, seja já adulto, para indicar tratar-se de nome próprio.
Veja o que diz o começo do texto:
Desde pequeno, tive tendência para personificar as coisas. Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!” Mas eu ouvia o mormaço com M maiúsculo.
Ora, o personagem que tinha a tendência de personificar as coisas e por isso usava a letra maiúscula para designá-las.
A assertiva diz que as usava para indicar tratar-se de nome próprio.
ERRADO
-
Ao meu ver, o item está incorreto por mostrar uma ideia de que todos substantivos, que estão com letra maiúscula, podem ter sido personificados pelo autor, o que não é verdade, como, por exemplo: Uruguaiana-Libres, Prefeitura, Brasil, Argentina.
-
Errei uma questão fácil dessa
-
Nem todos os substantivos que foram usados para nomear o que o autor personificava foram grafados com letra maiúscula porque classificam-se como substantivo próprio.
Vejam o significado de nome próprio (ou substantivo próprio):
Os substantivos podem designar a totalidade dos seres de uma espécie (designação genérica) ou um indivíduo de determinada espécie (designação específica).
Quando se aplica a todos os seres de uma espécie ou quando designa uma abstração, o substantivo é chamado comum.
Quando se aplica a determinado indivíduo da espécie, o substantivo é chamado próprio.
Assim, os substantivos homem, país e cidade são comuns, porque se empregam para nomear todos os seres e todas as coisas das respectivas classes. Pedro, Brasil e Lisboa, ao contrário, são substantivos próprios, porque se aplicam a um determinado homem, a um dado país e a uma certa cidade.
(CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 2019, p. 192)
Agora vejam o trecho abaixo:
E ainda hoje, quando leio que alguém se viu perseguido pelo clamor público, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Público, magro, arquejante, de preto, (...)
Notem que Sr. foi grafado com inicial maiúscula por se tratar de uma abreviatura de um pronome de tratamento, e não de um substantivo próprio. Clamor Público, por outro lado, foi grafado com iniciais maiúsculas por ser tratar de um substantivo próprio, já que foi personificado pelo autor.
Assim, a questão está incorreta. Ademais, temos o termo o sereno, no último período do texto. O que aconteceu? O autor viu um tipo de chiru (ou xiru), que é uma pessoa com traços de índio ou caboclo. Quando a pessoa disse que era o sereno, o autor imaginou logo que o homem fosse o sereno noturno em pessoa. Assim, a palavra deveria ter sido grafada com inicial maiúscula, pois foi um substantivo personificado pelo autor. Assim, nem todos os substantivos personificados pelo autor foram grafados com inicial maiúscula.
Observações
Sereno também significa um guarda, vigia noturno.
Sobre o termo Prefeitura, que foi grafado com maiúscula:
Eu concordo com a aluna que falou, no fórum, que o termo não foi personificado pelo autor e, ainda assim, foi grafado com inicial maiúscula. No entanto, o enunciado parece se restringir aos substantivos que foram personificados pelo autor. Logo, "Prefeitura", por não ter sido personificado, não entraria no nosso "campo de análise".
Sthefanny Alcântara - Tec Concursos
-
Ao meu ver está errado por esse trecho: sentei-me estremunhado e olhei atônito para um tipo de chiru, ali parado, de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos.
NÃO SÃO TODOS OS NOMES PERSONIFICADOS POR ELE QUE SÃO GRAFADOS COMO MAIÚSCULO
PRF/CFP2021
-
Eu não entendi por que tá errado, o que ele considera como pessoa tá em maiúsculo
-
Ele só usa maiúscula quando ele vai descrever, mas o mormaço e clamor público, apesar dele personificar, foram escritos com letras minúsculas.
-
Desde pequeno, tive tendência para personificar as coisas. Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!” Mas eu ouvia o mormaço com M maiúsculo.
Nem todos os substantivos que nomeiam aquilo que o autor personificava está em maiúsculo.
Foi minha interpretação pelo menos. Deixaria em branco com certeza!
-
Bora clicar e pedir comentário de Professor. Eu acertei, porém ainda estou na dúvida. kkkk
-
usou-se letra maiúscula em outras 'palavras' além das que ele tinha "mania" de personificar. Ex: nos nomes próprios, Justo e Getúlio.
-
Nomes próprios: Pessoas, cidades, estados, entidades, órgãos, etc...
Personificação: Designação atribuída aos seres inanimados, abstratos, de ações, qualidades e sentimentos próprios do homem; animismo, prosopopeia.
Vejam que são coisas diferentes.
-
Essa banca, quando na pergunta ela te induz a coloca a resposta que ela quer, vai contra a pergunta que é sempre CORRETA!
ATÉ PERTENCER .......
-
O autor personifica Mormaço e Clamor Público, colocando em letras maiúsculas, porém no final do texto ele também personifica o sereno mas desta vez sem a letra maiúscula.
-
Sereno está com letra minúscula.
-
Não TODOS.
A maioria? Sim... Todos, não!
-
Não eram todos, percebi que sereno não estava, logo, se só sereno não está, não são todos. Mas confesso, tem q ser mt corajoso pra marcar, eu cogitei ir olhar o pdf da prova, pra verificar se "sereno" no original não estava em maiúscula.
Mas qnd for CESPE, atente-se mais, as palavras que ela utiliza na questão são propositais...
-
Ah, Cespe. Não sei se já lhe falei isso hoje, mas vai tomar no teu...
-
Mano, aí seria uma questão de coesão. Isso que a questão quer do aluno. Se ele pode realmente interpretar o que lê.
-
Ah Cespe! Desse jeito você mata um
-
Não foi o caso do sereno.
-
O autor personifica maciço e clamor enquanto criança e por isso as letras em maiúsculas, mas quando adulto, não, por isso a letra em minúscula
-
Questão sensacional, eheheh. Acredito que PRF e PF estarão neste nível.
-
È triste.
-
Aos não assinantes, gabarito ERRADO.
Minha interpretação:
O que torna o gabarito da assertiva errado é a expressão “E já estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos”. O texto não diz que o autor é adulto.
Aproveito e lhes convido a conhecer o GRUPO DE APOIO AO CONCURSEIRO (GAC). O GAC é um projeto novo totalmente independente que visa ajudar o concurseiro nessa jornada, quase sempre exaustiva, que é passar num concurso público. O GAC, por meio de plataformas online, buscará fornecer ao concurseiro dicas, conteúdos e informações relevantes relacionados aos concursos públicos, principalmente voltados às CARREIRAS POLICIAIS. Também serão fornecidos conteúdos ligados, diretamente, as atividades policiais.
O principal objetivo do GAC é, de forma TOTALMENTE GRATUITA, disseminar conhecimento.
O projeto sempre contará com o "feedback" de quem o acompanha, estando aberto a sugestões, elogios e críticas.
Siga o GAC no Instagram: @grupodeapoioaoconcurseiro
-
QUESTAO BIZUNHETA MZRL KKKKKKK
-
Algumas palavras do texto com letra MAIÚSCULA: Tia Tula, Mormaço, Clamor Público, Justo, Getúlio, Brasil e Argentina.
A letra maiúscula NÃO é empregada em todos os substantivos que nomeiam aquilo que o autor personificava. O texto não diz que ele personifica Brasil, Getúlio, Tia Tula por exemplo.
-
Não sei se é por isso, mas usei esse trecho pra dizer que estava ERRADO
[...] e olhei atônito para um tipo de chiru, ali parado, de bigodes caídos, ...
Nem sei oq é chiru, mas sla ne kk
-
Sei lá.... Cespe tem jeito diferente de me ferrar.
-
— Pois é! Não vê que eu sou o sereno...
Artigo substantivando o sereno.
-
No texto, a letra maiúscula é empregada em todos os substantivos que nomeiam aquilo que o autor personificava, seja quando criança, seja já adulto, para indicar tratar-se de nome próprio.
O autor se personifica sim nas duas ocasiões que o pessoal ta comentando porque Desde pequeno, ele tinha tendência para personificar as coisas., porém a parte do SERENO
não é o autor que está personificando ele mesmo, e sim é o tipo de chiru de bigodes caídos, pala pendente e chapéu que diz ser o SERENO
.
sentei-me estremunhado e olhei atônito para um tipo de chiru, ali parado, de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos. Diante da minha muda interrogação, ele resolveu explicar-se, com a devida calma:
— Pois é! Não vê que eu sou o sereno...
entendeu? é o chiru que está se personificando e não o autor como o pessoal diz ai nos comentários
-
cara, quando uma questão do cespe usar o termo todo , desconfie. Até mesmo para português.
-
Não entendi a polêmica. O termo "sereno", grafado com letra minúscula, torna com certeza a questão errada.
-
Dei essa questão direta como errada, não precisei nem pensar muito.
personificação é uma figura de linguagem que consiste em dar a seres inanimados características de seres humanos.
Ex: as cortinas dançavam com o vento.
Com relação à palavra Mormaço= o autor usa letra maiúscula por achar que se tratava de uma pessoa, de um nome próprio, diferente de personificação
-
Mormaço, por exemplo, inicia o período, razão pela qual está com letra maiúscula. E estaria de qualquer forma, mesmo não sendo um "nome próprio" das ideias malucas do personagem.
Marquei "errado" e fui feliz.
Força nos estudos, colegas!
-
O "chiru" no final do texto coloca erro no item.
-
Só vejo as pessoas tentando moldar a resposta delas no gabarito, em outras palavras, passando pano pra banca, uma forma de chegar a resposta através do resultado.
-
Esse narrador é esquizofrênico.
-
Respondi Certo pq ele disse "E até hoje. .."
-
Não são em todos! No ultimo período do texto:
— Pois é! Não vê que eu sou o sereno...
O substantivo "o sereno" não está com letra maiúscula.
Obviamente não é uma regra, mas atenção redobrada com questões que trazem em seu comando, termos generalizantes. Ex: Todas, nenhum, nunca, sempre...
Espero ter ajudado.
#pertenceremos
-
Se eu dissesse que estava errado, estaria certo kkkkk Cespe
dançamos conforme a sua música.
-
GABARITO: ERRADO.
No texto, a letra maiúscula é empregada em todos os substantivos que nomeiam aquilo que o autor personificava, seja quando criança, seja já adulto, para indicar tratar-se de nome próprio. → Errado. Dá para notar esta distinção neste trecho: "Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!”
.
→ A palavra "Tia Tula" foi empregada com letra maiúscula, porém ela não nomeia o que o autor personificava, ela, pelo contrário, existe; é um substantivo próprio.
-
Que di-a-cho é "chiru"?
-
No ultimo período do texto, uma personificação do mesmo é chamado de "o sereno"
logo, não são todas!
-
Questão : No texto, a letra maiúscula é empregada em todos os substantivos(erro não são em todos) que nomeiam aquilo que o autor personificava, seja quando criança, seja já adulto, para indicar tratar-se de nome próprio.
Obs: as vezes a questão contém mais de 1 erro, mas não precisa achar todos, basta achar 1 e marcar errado. Ou se a questão pedir cada erro, então tem que procurar...
-
Acho que a questão não está errada por ter eventualmente esquecido de um ou outro substantivo, como apontaram para o caso de "sereno". Ela está errada por que a letra maiúscula não indica nomes próprios, ela é utilizada como um recurso para reforçar que o autor acreditava que se tratava de pessoas, e não por essas palavras se tratarem, de fato, de nome próprio.
Resumindo: a questão erra ao afirmar "para indicar tratar-se de nome próprio". Não, a intenção do autor não era dizer que se tratam de nomes próprios, mas utilizar a letra maiúscula como um recurso para brincar com o fato de que ele acreditava serem pessoas.
-
(L.5) "E ainda hoje, quando leio que alguém se viu perseguido pelo clamor público, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Público...."
Observem, no texto a primeira ocorrência da personificação, quando adulto, pelo personagem foi marcada pelo Sr. Clamor Público, com a primeira letra C em maiúscula.
Errei a questão porque a Cespe considerou aqui a literalidade de (...a letra maiúscula é empregada em TODOS...), mas cuidado meus amigos, há questões em que a cespe vai muito além, e não precisamos irmos longe para termos um exemplo, basta voltar na questão Nº 13 desta prova e ficará "surpreso" com a subjetividade que ela escolhe na questão.
-
Mormaço está iniciando o período. Não está empregado em maiúsculo no texto para nomear a personificação do autor.
-
O autor personifica mormaço. Sabendo disso, de fato o gabarito é errado, porque há o emprego da palavra mormaço com a letra minúscula também no trecho: Mas eu ouvia o mormaço com M maiúsculo.
Dessa forma, nem todos os substantivos que foram personificados estão com letra maiúscula.
-
"Mas eu ouvia o mormaço com M maiúsculo. Mormaço, para mim, era um velho que pegava crianças! Ia pra dentro logo."
Mormaço está com letra maiúscula porque está iniciando o período e não para nomear a personificação do autor.
Marquei errado por causa desse trecho.
GABARITO: ERRADO
-
a questão fala que todos estão em maiúsculo. existe um que não está. mistério nenhum aqui.
-
Ele também descreve um "tipo de chiru" = caboclo, índio. E está com letra minúscula.
-
O fim do texto também mostra o amadurecimento do personagem: ele não mais personifica as coisas
Diante da minha muda interrogação, ele resolveu explicar-se, com a devida calma:
— Pois é! Não vê que eu sou o sereno...
-
PERSONIFICAÇÃO - é a figura de linguagem que atribui características humanas a seres não humanos (animais, objetos, fenômenos da natureza...)
Desde pequeno, tive tendência para personificar as coisas. Tia Tula, que [...]
Tia inicia uma frase, Tula é nome próprio, e personificar é da vida a seres inanimados ou faz lembrar coisa ABSTATRATA.
Ex.
- O dia acordou feliz.
- O gato sorriu pro dono
A personificação é utilizada para atribuir sensações, sentimentos, comportamentos, características e/ou qualidades essencialmente humanas (seres animados) aos objetos inanimados ou seres irracionais.
Qualquer erro, manda um pv.
-
ERRADO.
"olhei atônito para um tipo de chiru, ali parado, de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos."
CHIRU ~> é um animal de tamanho médio que tem 1,2 de altura.
NÃO usa letra maiúscula no substantivo "CHIRU"
-
No texto, a letra maiúscula é empregada em todos os substantivos que nomeiam aquilo que o autor personificava, seja quando criança, seja já adulto, para indicar tratar-se de nome próprio.
Ele só personificava quando era criança, depois de adulto ele parou...
No final do texto ele personifica o "sereno" sem letra maiúscula.
-
Calma.
O autor não emprega letra maiúscula em todas as personificações de coisas.
Vejam a pessoa de o sereno...não está com a letra maiúscula.
-
"Vou pro sereno" nunca pensei q Cespe gostava de pagode
rssrsrsrsrsr
-
Continuação do conto.
(...)
"E eis que, por um milésimo de segundo, ou talvez mais, julguei que se tratasse do silêncio noturno em pessoa. Coisas do sono? Além disso, o vulto, aquele penumbroso e todo em linhas descendentes, ajudava a ilusão. Mas por que desculpar-me? Quase imediatamente compreendi que o "sereno" era um vigia noturno, uma espécie de anjo da guarda crioulo e municipal.
Por que desculpar-me, se os poetas criaram os deuses e semideuses para personificar as coisas, visíveis e invisíveis... E o sereno da Fronteira deve andar mesmo de chapéu desabado, bigode, pala e pé no chão... sim, ele estava mesmo de pés descalços, decerto para não nos perturbar o sono mais ou menos inocente."
-
Já pode marcar Errada!!!
"E já estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos, quando me fui, com um grupo de colegas, a ver o lançamento da pedra fundamental da ponte Uruguaiana-Libres".
"...com os demais jornalistas do Brasil e Argentina..."
Fica claro nesses trechos, que ele se refere a lugares e não a pessoas.
-
MESMO O SERENO ESTANDO EM LETRA MINÚSCULA, DEVIDO O TRAVESSÃO NÃO SERIA UMA PERSONIFICAÇÃO DO AUTOR E SIM UMA FALA DO PRÓPRIO "SERENO". CESPE POR GOSTA MUITO DE INVETAR ACABA TENDO QUE ANULAR QUESTÕES DESSE TIPO (NÃO SEI SE É O CASO DESTA) MAS É BASTANTE CABÍVEL DE ANULAÇÃO.
-
a questão aborda que ele usa a letra maiúscula em todos os nomes que é nome próprio, mas se analisar o texto vemos a palavra Prefeitura em maiúsculo , na qual não se classifica no termos da questão
-
O "sereno" não foi empregado com letra maiúscula.
-
Gab.: ERRADO.
O substantivo "sereno" não foi empregado com a letra maiúscula. Essa foi para pegar os desatentos... misericórdia kkkkk
-
Todos é muito, menino também é substantivo
-
acho que caberia anulação.
quem mais acha ?
-
Vejam o trecho abaixo:
Notem que Sr. foi grafado com inicial maiúscula por se tratar de uma abreviatura de um pronome de tratamento, e não de um substantivo próprio. Clamor Público, por outro lado, foi grafado com iniciais maiúsculas por ser tratar de um substantivo próprio, já que foi personificado pelo autor.
Assim, a questão está incorreta. Ademais, temos o termo o sereno, no último período do texto. O que aconteceu? O autor viu um tipo de chiru (ou xiru), que é uma pessoa com traços de índio ou caboclo. Quando a pessoa disse que era o sereno, o autor imaginou logo que o homem fosse o sereno noturno em pessoa. Assim, a palavra deveria ter sido grafada com inicial maiúscula, pois foi um substantivo personificado pelo autor. Assim, nem todos os substantivos personificados pelo autor foram grafados com inicial maiúscula.
FONTE:
TEC CONCURSOS
-
Nem todos os substantivos personificados estão com maiúscula. Veja este trecho:
"um vulto junto à minha cama, sentei-me estremunhado e olhei atônito para um tipo de chiru, ali parado, de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos. Diante da minha muda interrogação, ele [o vulto] resolveu explicar-se, com a devida calma"
Gabarito ERRADO
-
Tia Tula não precisou ser personificada. Então não é toda letra maiúscula que personifica.
É preciso ter coragem para enfrentar o Cespe. Agora é que é a hora de errar.
-
Errei, pois a banca fez uma jogada maldosa no enunciado dizendo que todas estavam Maiúsculas kkkk
-
ERRADO
"Pois é! Não vê que eu sou o sereno"... O substantivo "sereno" o qual ele personificou, não foi escrito com letra maiúscula.
-
Gabarito: E.
O sereno não foi iniciado com letra maiúscula.
-
Acho que quando ele fala ''Mormaço, para mim, era um velho que pegava'', na linha 2, é pelo simples fato de estar iniciando um novo período. Então, à partir dessa possibilidade, marquei a questão como errada.
-
a LETRA MAIÚSCULA é empregada em todos os substantivos que nomeiam aquilo que o autor personificava, seja quando criança, seja já adulto, para indicar tratar-se de nome próprio.
Quais 02 ÚNICOS Substantivos são EXPLICITAMENTE personificados conscientemente pelo personagem?
R.: Mormaço (CRIANÇA) e Clamor Público (ADULTO)
Não está claro se o "sereno" se trata de um sonho ou delírio.
-
Marquei como ERRADA por conta de milhares de questões feitas de interpretação de texto e por conhecer a falta de competência deste examinador.
Para acertar esta questão você não pode seguir a interpretação que Mario Quintana quis dar ao substantivo "sereno". Pois, todos os substantivos que ele quis personificar, realmente, são com letra maiúscula, e "sereno" ele deixou de propósito com letra minúscula, não como personificação, pois, ele não personifica o "sereno" quando adulto. Quem leu o texto e, compreendeu, coisa que esse INCOMPETENTE não fez ao elaborar a questão, percebeu que Mario Quintana fez um final cômico, para mostrar que na infância ele chamaria (ou chamou) o "sereno" pensando ser uma pessoa.
-
Para quem esta achando que ele não personificou o sereno, esta equivocado. Pois independente se for sonho ou alucinação a descrição dada (de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos) veio da sua imaginação, ou seja, ele personificou, porém não sabia quem era.
Gabarito ERRADO, por não iniciar o nome sereno com letra maiúscula.
-
Mudaram o examinador do Cebraspe de português.
-
Não sou muito de comentar, mas sinto que a CESPE está guardando o ódio para a PF/PRF kkkkkkkkk...
-
"sereno" não está em maiúsculo.
-
ERRADO
Fala galera, vocês sabem que a REDAÇÃO REPROVA também né? Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar. Ele MUDOU O JOGO para mim: https://go.hotmart.com/A51989712I
-
-
olhei atônito para um tipo de chiru, ali parado, de bigodes caídos. Nem todas as personas del texto, eston en letras maiúsculas.
-
Todas que estão em maiúscula foram personificadas? Não. Brasil e Argentina são exemplos disso.
-
Quando o enunciado diz que mesmo quando adulto, tudo o que o personagem personificada deveria ficar com letra maiúscula vemos que está errado, pois na última frase o "sereno" afirmando que seria uma "pessoa", a qual o texto faz referência "ali parado, de bigodes caídos, pala pendente e chapéu descido sobre os olhos". Está escrito com inicial minúscula.
Questão enjoada, Deus me livre.
-
Essa questão deveria ter comentário de professor!
-
Também notei o sereno minúsculo, mas nesse caso é o sereno falando dele mesmo, e não o autor.
-
Gabarito Errado!
Pessoal, como se trata de um texto com características subjetivas, fica subtendido que as letras maiúsculas empregas no texto são para dar ênfase àquilo que o autor pensava ou como ele tinha como significado àquelas palavras no contexto.
Se parar para analisar, poderia até mesmo substituir as letras maiúsculas por "..." (aspas) que iria trazer o mesmo sentido, ou seja enfatizar.
Estou vendo pessoas falando aí que poderia estar certa porque tem outras palavras com letras maiúsculas. Entretanto, veja em que contexto ela se encontra, pois isso tem que ocorrer para respeitar as regras gramaticais, e o que o enunciado menciona é sobre a significação das maiúsculas em que o autor expressa!!!
No texto, a letra maiúscula é empregada em todos os substantivos que nomeiam aquilo que o autor personificava
Portanto, gabarito Errado
Espero ter ajudado!!!
-
Alguém pode me explicar por que todo mundo está comentando as letras maiúsculas como se o enunciado não estivesse RESTRINGINDO justamente aquelas que o autor personificava?
"a letra maiúscula é empregada em todos os substantivos que nomeiam aquilo que o autor personificava" Há nitidamente uma restrição, não faz sentido comentar sobre "Brasil" ou "Argentina". Até a professora do comentário caiu nessa.
Diante disso, ainda não entendi o erro da questão. Se alguém puder me explicar, agradeço.
-
Passei reto no sereno kkkkk
-
Bizu do antigão!
Generalismo de um txt da cespe denota grande incidência de erro, isso sem falar que ao ler parte do txt da para se observar divergência de informação com a pergunta.
-
O menino fumava, e eu que brisei :(
-
Errado. Tia Lula tem iniciais maiúsculas, e não aterrorizava o menino.
-
Resumo (complementando o comentário da Prof.):
Letra inicial maiúscula se utiliza para:
1) Nomes próprios: Getúlio;
2) Lugares: Uruguaiana-Libres (cidades do RS e da Argentina que fazem fronteira); e
3) Entidades de relevância: Mormaço.
No caso, as maiúsculas são utilizadas em alguns substantivos aos quais o autor do texto considera "entidades de relevância" (para ele, é claro). Logo, assertiva é ERRADA.
Quanto ao "sereno", que vi alguns colegas comentar e até a Prof., o texto parece ter sido escrito considerando questões culturais do RS.
No RS (não sei se em outros lugares é igual), "sereno" também é utilizado como sinônimo de vigia/sentinela/guarda.
Pelo contexto em que mencionado, o homem que o autor viu se tratava do vigia do local e se identificou como tanto, mas utilizando-se do termo "sereno" de acordo com o contexto cultural do RS.
Qualquer erro, avisem. Abraços.
-
chiru
adjetivo substantivo masculino
SUL DO BRASIL
- que ou quem é caboclo ou índio.
- que ou aquele que tem pele morena, traços acaboclados.
-
Mormaço não está com letra maiscula, o autor apenas informa que ouvia com M maisculo. portanto gabarito errado.
-
O que aconteceu? O autor viu um tipo de chiru (ou xiru), que é uma pessoa com traços de índio ou caboclo. Quando a pessoa disse que era o sereno, o autor imaginou logo que o homem fosse o sereno noturno em pessoa. Assim, a palavra deveria ter sido grafada com inicial maiúscula, pois foi um substantivo personificado pelo autor. Assim, nem todos os substantivos personificados pelo autor foram grafados com inicial maiúscula.
Observações
Sereno também significa um guarda, vigia noturno.
fonte:tec
-
Marquei certo, questão muito estranha.
-
Errei porém depois de analisar mais friamente notei a última palavra do texto 'sereno' minúscula o que deixa o item incorreto.
-
Desde pequeno, tive tendência para personificar as coisas. Tia Tula, que achava que mormaço fazia mal, sempre gritava: “Vem pra dentro, menino, olha o mormaço!” Mas eu ouvia o mormaço com M maiúsculo. Mormaço, para mim, era um velho que pegava crianças! Ia pra dentro logo. E ainda hoje, quando leio que alguém se viu perseguido pelo clamor público, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Público
Errei por ter feito a análise desse trecho destacado acima
-
Prosopopeia: é uma figura de pensamento;
- Prosopopeia (ou personificação) É a atribuição de características humanas a seres não-humanos. Exemplos:
- O prédio sorria perante os trabalhadores (sorrir é uma atitude humana atribuída a um imóvel, uma edificação).
- Depois que o sol me cumprimentou, dirigi-me à cozinha (cumprimentar é uma atitude humana atribuída a um astro).
Letra maiúscula e minúscula:
Ao escrevermos usamos letras maiúsculas e minúsculas, que variam de acordo com as palavras.
As letras maiúsculas são usadas no início das frases, que continuam a serem escritas com letras minúsculas.
- Se no meio da frase tiver algum nome próprio, nomes de pessoas ou animais, esse também deverá ser escrito com letra maiúscula. Exemplo:
- Fui passear na casa da tia Mariana e brinquei com sua gatinha Mimi.
- As letras maiúsculas também são usadas para escrever nomes de Países, Estados e Cidades, pois também são seus nomes próprios. Isso deve acontecer, mesmo que tais nomes apareçam no meio ou no final da frase. Exemplo:
- O único país pentacampeão em copas do mundo é o Brasil.
- Nomes de rios também devem ser escritos com letras maiúsculas. Exemplo:
- O rio Amazonas está localizado na região norte do Brasil.
- Para escrever nomes de coisas ou objetos, usamos letra minúscula. Eles são chamados de nomes comuns e por isso são escritos com letras minúsculas. Exemplo:
- Saí com minha prima para tomar sorvete.
- Depois passamos na banca e compramos gibis.
-
na visão do autor, não se trata, literalmente, de nome próprio, mas da ideia de os substantivos serem "animados", isto é com vida.
-
Gab: Errada
-
ERRADO.
E ainda hoje, quando leio que alguém se viu perseguido pelo clamor público, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Público, magro, arquejante, de preto, brandindo um guarda-chuva, com um gogó protuberante que se abaixa e levanta no excitamento da perseguição.
Adulto ele ainda continua personificando alguns nomes.
Porém veja que Brasil, Argentina , Uruguaiana e Prefeitura ele entende como locais. Pois em nenhum momento ele atribui características humanas a esses lugares.
Portanto, a letra maiúscula NÃO é empregada em todos os substantivos que nomeiam aquilo que o autor personificava
-
Marquei ERRADA pela seguinte lógica
- No texto, a letra maiúscula é empregada em todos os substantivos que nomeiam aquilo que o autor personificava, seja quando criança, seja já adulto, para indicar tratar-se de nome próprio.
E já estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos, quando me fui, com um grupo de colegas, a ver o lançamento da pedra fundamental da ponte Uruguaiana-Libres, ocasião de grandes solenidades, com os presidentes Justo e Getúlio, e gente muita, tanto assim que fomos alojados os do meu grupo num casarão que creio fosse a Prefeitura
Ele não personificou Prefeitura.
-
NO TEXTO !
-
Errado, porque muitos substantivos que foram empregados com letra maiúscula não eram personificados pelo autor, só alguns, como: Mormaço e Clamor Público, mas Brasil, Argentina e alguns outros não.
-
Gab.: Errado!
A letra maiúscula é empregada não somente pelo motivo que afirma a questão de todos os substantivos que nomeiam aquilo que o autor personificava, mas sim por serem palavras iniciadas após alguma pontuação, ou nome próprio, de modo que, obrigatoriamente, tem que iniciar com letra maiúscula.
Ao meu ver, este foi o erro da questão!
-
matei a questão por conta do todos
-
"Clamor Público" tá em maiúsculo e ele ainda hoje personifica
-
ir fazer português na cespe é separar e deixar no mínimo umas 5 questões em BRANCO. O cabra que quer marcar todas se atrapalha. Por mais que seja o Xman do português tem as questões ambíguas
-
O que me fez não responder com o gabarito: " E ainda hoje, quando leio que alguém se viu perseguido pelo clamor público, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Público, magro, arquejante, de preto, brandindo um guarda-chuva, com um gogó protuberante que se abaixa e levanta no excitamento da perseguição."
A assertiva pedia: "a letra maiúscula é empregada em todos os substantivos que nomeiam aquilo que o autor personificava, seja quando criança, seja já adulto, para indicar tratar-se de nome próprio."
-
Gab.:ERRADO
Meu entendimento: nem todos os substantivos personificados pelo autor são iniciados com letra maiúscula por causa disso, a exemplo deste: "... Mormaço, para mim,". Nesse caso, "Mormaço" está com letra maiúscula, porque está iniciando o período.
-
De fato que Mormaço e Clamor estão com letras iniciais maiúsculas, porém o trecho Não vê que eu sou o sereno... a palavra sereno está minúscula.
Nem todos os substantivos estão com letras maiuscúlas.
-
Nível de subjetividade absurdo. Se você resolver essa questão 1 vez por semana, vai entender diferente em cada leitura.
-
No trecho "Clamor Público", eu considerei que a palavra público se trata de um adjetivo e não de um substantivo. Por isso marquei como errada a questão.
-
Sereno, apesar de ter sido personificado, não está no maiúsculo.
-
GABARITO: ERRADO
-
Atentar para a palavra "todos" no enunciado!
-
Na verdade , a maioria dos substantivos estão em letras MINÚSCULAS .
-
ao meu ver, "sereno" não está em letra maiúscula, e esse tal sereno seria no texto um alguém, então deveria estar escrito "Sereno" pois é um nome próprio, logo nem todos estão grafado com letras maiúsculas.
perdoe-me se estiver errado ou confuso
-
Tia Tula no primeiro parágrafo não é personificada pelo protagonista
-
ERRADO, MOTIVO: "SERENO" no final do texto está em minúsculo.
------------------------------------------------------------------------
FELIZ 2022
-
EAI CONCURSEIRO!!!
Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.
Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R
-
Ele personifica o animal chiru, ao atribuir-lhe características humanas e linguagem humana. Por isso, a letra maiúscula NÃO é utilizada em todos os substantivos que nomeiam aquilo que o autor personificava, seja quando criança, seja já adulto. A palavra "chiru" é o substantivo que noia algo que o autor personificou quando adulta e está escrito com letra minúscula
-
Vocês estão interpretando a pergunta errada. A questão pergunta sobre os substantivos que ele personificava. Tia Tula, Uruguaiana, Vargas, etc, não entram nessa análise, pois não são substantivos que ele personificou.
O problema da afirmação é que ele personificou o sereno, mas não usou o "S"
-
sereno está com letra minúscula embora personificado no caso... para perceber teria que entender a história quando ele fala que as janelas ficavam abertas.
-
Acredito que quando adulto ele já sabe que não são pessoas e sim um simples substantivo com letra minúscula e quando pequeno sim com letra maiúscula pois acreditava que era pessoas e pessoas tem nome próprio e o nome próprio começa com letra maiúscula sempre / o erro está "seja como adulto " se essa parte não estivesse ali o Gabarito estaria correto , (apenas o meu ponto de vista )
-
cespe cespe.....
-
Nem todas as palavras que estão em maiúsculas são substantivos como , por exemplo, Vem que é um verbo.