SóProvas


ID
5062870
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Erupções de água: como os gêiseres se formam?

    Um gêiser é uma fonte termal que ________ água periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. Ele costuma aparecer em regiões próximas aos locais onde existem vulcões ativos ou onde há muito calor subterrâneo. O nome gêiser é derivado de Geysir, o nome de uma fonte localizada na Islândia. Em islandês, geysir significa jorrar.
    O gêiser surge quando a água da superfície (chuva ou neve derretida) penetra no subsolo e entra em contato com rochas vulcânicas muito quentes. Aí, a água vai aquecendo aos poucos. Quando atinge 100 graus Celsius, a pressão aumenta e parte da água é transformada rapidamente em vapor. No estado gasoso, a água ocupa um volume até 1.500 vezes maior – por isso, tende a escapar para fora dos reservatórios. Depois, a pressão alivia e o sistema subterrâneo volta a encher de água, que vaporiza e ganha força para uma nova erupção!
    As erupções da maioria dos gêiseres ocorrem com espaçamentos irregulares. As pausas podem durar minutos e até anos. O período de duração da erupção também é diferente: pode variar de segundos a horas. A altura da coluna ________ entre um metro e 100 metros, e a quantidade de água que é jorrada varia de poucos litros até dezenas de milhares de litros. Tudo isso depende da temperatura, da quantidade e da velocidade das correntes de água subterrânea e do tamanho do gêiser.
    O surgimento do gêiser depende de vários fatores naturais, como quantidade, temperatura, distribuição e movimento das águas infiltradas e das rochas que abrigam a água. Assim, o regime periódico de um gêiser só se mantém se as erupções não destruírem as condições para que as próximas ocorram. Poucos lugares reúnem as características necessárias.
    Em todo o planeta, existem menos de mil gêiseres. O Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming (Estados Unidos), abriga mais de 300 deles. A maioria dos gêiseres conhecidos está localizada na Nova Zelândia, Islândia, Japão, Chile, Rússia e Estados Unidos. Também há gêiseres no Peru, Açores, Quênia, Bolívia e México.

https://recreio.uol.com.br/natureza/... - adaptado

Sobre as classes gramaticais, no período “, a água vai aquecendo aos poucos.”, a palavra sublinhada é um:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    “Aí = Advérbio

    “Aí! = tbm interjeição

  • gaba A

    'Aqui' e '' têm o mesmo significado, são sinônimos, e designam «neste lugar; neste ponto», indicando uma proximidade da(s) pessoa(s) que fala(m), e pode ou não estar próximo da(s) pessoa(s) que ouve(m)». O advérbio aqui pode também ser uma voz interjectiva de chamamento, usual para chamar animais de estimação (ex.: «Bobi, aqui!»).

    Quanto aos advérbios ali e , também sinônimos, designam «naquele lugar», um lugar, distante da pessoa que fala e daquela com quem se fala. Ali indica, contudo, uma proximidade maior, ou mesmo um lugar distante que é visível, ao passo que lá indica um lugar fora do alcance da vista.

    Por fim, o advérbio aí designa «nesse lugar», distante da pessoa que fala, mas próximo da pessoa com quem se fala.'

    pertencelemos!

  • A questão é sobre morfologia e quer saber a classe gramatical da palavra sublinhada em , a água vai aquecendo aos poucos.”. Vejamos:

     . 

    A) Advérbio

    Certo. "Aí" é advérbio de lugar.

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

    Advérbios de lugar (ajudam a caracterizar o lugar): aqui, antes, dentro, ali, adiante, fora, acolá, atrás, além, lá, detrás, aquém, cá, acima, onde, perto, aí, abaixo, aonde, longe, debaixo, defronte, adentro, afora, alhures, embaixo...

     . 

    B) Adjetivo

    Errado.

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

     . 

    C) Pronome

    Errado.

    Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.

     . 

    D) Substantivo

    Errado.

    Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau.

     . 

    E) Artigo

    Errado.

    Artigo: é a palavra que se antepõe ao substantivo para determiná-lo, definindo ou indefinido o ser nomeado por esse substantivo.

    Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.

    Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem 

     . 

    Gabarito: Letra A

  • = Advérbio de lugar;

    Ex.: Aqui, acolá, aí, lá.

    Boa sorte e bons estudos!

  • Na verdade, não seria advérbio de lugar e sim advérbio de modo.

    ", a água vai aquecendo aos poucos"

    "Somente assim, a água vai aquecendo aos poucos"

    "Só dessa forma, a água vai aquecendo aos poucos"

    "Desse modo, a água vai aquecendo aos poucos"

    "Assim, a água vai aquecendo aos poucos"

    A expressão "aí", nessa frase, entra como um termo invariável que modifica o sentido do verbo, indicando uma circunstância de modo, portanto um Advérbio, porém de modo e não de lugar.

    Observe a diferença entre:

    "Fique parado aí!" (circunstância de lugar, se refere ao espaço geográfico)

    "Aí, a água vai aquecendo aos poucos." (circunstância de modo, retoma um processo que foi anteriormente descrito )

  • Não adianta saber o que são advérbios se não souber aplicar ao contexto. Não é advérbio de lugar.

  • Gabarito: A

    Interpretei a palavra como advérbio de tempo equivalendo a "a partir deste momento".

    "O gêiser surge quando a água da superfície (chuva ou neve derretida) penetra no subsolo e entra em contato com rochas vulcânicas muito quentes. (a partir deste momento), a água vai aquecendo aos poucos."

    Fonte: A Gramática para Concursos Públicos - Prof. Fernando Pestana.

  • Essa banca adora usar "ali" e "aí".