SóProvas


ID
5072332
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRA-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (2019) define que os Princípios Orçamentários visam estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Assim sendo, segundo o referido Manual, são princípios orçamentários cuja existência e aplicação derivam da Lei nº 4.320/1964:


I. Unidade ou totalidade.

II. Universalidade.

III. Anualidade ou periodicidade.

IV. Publicidade.


Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Lei 4.320/64:

    ● Art. 2º A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e da despesa, de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.

  • ✅Letra D.

    Art. 2° A lei de orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma e evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecido os princípios de UNIDADE, UNIVERSALIDADE e ANUALIDADE.

    Princípio da UNIDADE = O orçamento deve ser UNO para cada ente da federação.

    Princípio da UNIVERSALIDADE = O orçamento deve conter todas as receitas e despesas referente aos poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta.

    Princípio da ANUALIDADE = O orçamento deve ser elaborado e autorizado para um período de um ano.

    Resista no TREINO e DESCANSE para pegar IMPULSO!!!!

  • Questão de AFO na Aba Contabilidade geral !!
  • Trata-se dos Princípios Orçamentários.

    Segundo o MCASP 8ª, pág. 32, "Os Princípios Orçamentários visam estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Válidos para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todos os entes federativos – União, estados, Distrito Federal e municípios – são estabelecidos e disciplinados por normas constitucionais, infraconstitucionais e pela doutrina". 

    Resolução: segundo o Manual, são princípios orçamentários cuja existência e aplicação derivam da Lei nº 4.320/1964:

    I. Unidade ou totalidade.

    Correto- Segundo o MCASP 8ª, "Previsto, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei no 4.320/1964, determina existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, estados, Distrito Federal e municípios – com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política. Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada esfera federativa: a Lei Orçamentária Anual (LOA)".

    II. Universalidade.

    Correto- Segundo o MCASP 8ª, "Estabelecido, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei no 4.320/ 1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do art. 165 da Constituição Federal, determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público".

    III. Anualidade ou periodicidade.

    Correto- Segundo o MCASP 8ª, "Estipulado, de forma literal, pelo caput do art. 2º da Lei no 4.320/1964, delimita o exercício financeiro orçamentário: período de tempo ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na LOA irão se referir. Segundo o art. 34 da Lei nº 4.320/1964, o exercício financeiro coincidirá com o ano civil, ou seja, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano".

    IV. Publicidade.

    Incorreto. Não é derivado da Lei 4.320/64. Segundo o MCASP 8ª, refere-se a "Princípio básico da atividade da Administração Pública no regime democrático, está previsto no caput do art. 37 da Magna Carta de 1988. Justifica-se especialmente pelo fato de o orçamento ser fixado em lei, sendo esta a que autoriza aos Poderes a execução de suas despesas". 

    Por fim, estão corretos os itens I, II e III.

    Gabarito: Letra D.

  • Essa questão versa sobre Princípios Orçamentários.

    Vamos os itens:

    I) Esse item está certo, pois o MCASP, 8ª ed., pág. 29 dispõe que:

    "2.1. UNIDADE OU TOTALIDADE

    Previsto, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei n.º 4.320/1964, determina existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, estados, Distrito Federal e municípios – com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política."

    II) Esse item está certo, pois o MCASP, 8ª ed., pág. 29 dispõe que:

    "2.2. UNIVERSALIDADE

    Estabelecido, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei n.º 4.320/ 1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do art. 165 da Constituição Federal, determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público."

    III) Esse item está certo, pois o MCASP, 8ª ed., pág. 29 dispõe que:

    "2.3. ANUALIDADE OU PERIODICIDADE

    Estipulado, de forma literal, pelo caput do art. 2º da Lei n.º 4.320/1964, delimita o exercício financeiro orçamentário: período de tempo ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na LOA irão se referir.

    Segundo o art. 34 da Lei n.º 4.320/1964, o exercício financeiro coincidirá com o ano civil, ou seja, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano."

    IV) Esse item está errado, pois esse não é um princípio orçamentário previsto na Lei n.º 4.320/1964. De fato, o MCASP, 8ª ed., pág. 30 dispõe que:

    "2.7. PUBLICIDADE

    Princípio básico da atividade da Administração Pública no regime democrático, está previsto no caput do art. 37 da Magna Carta de 1988. Justifica-se especialmente pelo fato de o orçamento ser fixado em lei, sendo esta a que autoriza aos Poderes a execução de suas despesas."

    Assim, está correta a alternativa D.


    Gabarito do Professor: Letra D.