SóProvas


ID
5090848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um curto-circuito provocou um princípio de incêndio em um quadro de distribuição de energia elétrica de determinada carpintaria. Na ocasião, o fogo se alastrou pelos condutores e atingiu pedaços de madeira nas proximidades do quadro. Os trabalhadores desligaram imediatamente a alimentação geral da energia e acionaram o corpo de bombeiros, que, ao chegarem ao local, extinguiram o incêndio com jatos de água.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta, respectivamente, o método de combate utilizado pelos bombeiros e a classe de incêndio predominante na situação.

Alternativas
Comentários
  • Com o desligamento da energia passa a ser um incêndio classe A.

  • Água (H₂O) É indicado para incêndios de classe A (materiais sólidos em geral) que queimam em profundidade e extensão, pois satura o material e não permite a reignição. Age por resfriamento, e dependendo do caso, também por abafamento;
  • Inicialmente o caso apresenta características de incêndio classe D.

    Porém, com a desligada da energia, o incêndio passou a ter característica de incêndio da classe A - materiais sólidos.

    Em incêndios da classe A são recomendados como agentes extintores:

    Água: age pelo resfriamento - retirando calor da reação química de combustão.

    Isolamento do material: retirada de material combustível.

    Espuma: age pelo abafamento - impedindo o comburente e o combustível de se ligarem.

    Pó ABC: age pela quebra da reação de cadeia da combustão- diminuí o poder de reação do comburente com o combustível. O pó também age por abafamento e resfriamento.

  • Classes de Incêndio

    Classe A: Incêndio que ocorre em materiais sólidos combustíveis, que deixam resíduos (cinzas), tais como: papel, madeira, tecido, algodão e borracha;

    Classe B: Incêndio que geralmente ocorre em superfícies, não deixa resíduos e acontece devido à queima de líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis, como gasolina, querosene, álcool e tintas;

    Classe C: Incêndio que ocorre em equipamentos elétricos energizados, tais como: máquinas, quadros de força, transformadores, geradores, computadores e qualquer outro equipamento em aplicações de energia elétrica;

    Classe D: Incêndio que se propaga através de uma reação em cadeia durante a combustão. Esta classe possui como principais combustíveis os metais pirofóricos: magnésio, selênio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio e urânio, que podem entrar em combustão quando se encontram na forma de partículas finas, sem que haja uma fonte clara de ignição.

    Classe K: Incêndio envolvendo meios utilizados para cozinhar, como óleo, gordura e banha, e que geralmente ocorre em equipamentos como fritadeiras, grelhas, assadeiras e frigideiras. Neste caso, os combustíveis (líquidos ou sólidos) contém um certo nível de gordura saturada, e devem ser combatidos com um agente extintor de base alcalina.

  • Acho que o colega errou quando disse que a principio era um incêndio de classe D e passou com o desligamento da rede de energia elétrica a ser de tipo A, pois a principio era um incêndio de Classe C, isto é, que ocorrem equipamentos elétricos energizados.