SóProvas


ID
5099095
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Araçoiaba - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. As atividades de gestão estratégica compreendem, além do planejamento estratégico, a implementação, o monitoramento e a avaliação da estratégia para aprimorar o alcance da missão, o cumprimento das metas e a aprendizagem organizacional. A gestão estratégica usa os resultados das atividades de planejamento e orçamento como insumos para definir os produtos e serviços, melhorar os processos internos, aperfeiçoar as estruturas, desenvolver as competências e alocar os recursos necessários para alcançar os objetivos estratégicos da entidade.


II. A avaliação da cultura depende de pesquisas bem desenhadas, que devem distinguir claramente os valores básicos compartilhados pelos funcionários e suas percepções do sistema existente (clima). Os principais instrumentos utilizados para a avaliação da cultura organizacional são as matrizes de probabilidade e impacto, os gráficos de tornado e as análises patrimoniais.


III. No Balanced Scorecard, a perspectiva dos processos internos analisa o trabalho desenvolvido pelos servidores para criar e entregar a proposta de valor aos usuários dos serviços. Monitorar continuamente esses processos é uma forma de dificultar o alcance dos resultados da organização e distanciar-se dos objetivos determinados. A identificação e o diagnóstico desses processos, por outro lado, são fundamentais para definir as competências-chave das pessoas e determinar as necessidades de tecnologia, de informação e de recursos para executar as atividades da organização.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, devemos ter conhecimento sobre a gestão estratégica, processos de gestão estratégica e balance scorecard. Bem, tendo isso em mente, vamos às afirmativas, vejamos como podem ser julgadas.

    I. correto. As atividades de gestão estratégica compreendem, além do planejamento estratégico, a implementação, monitoramento e avaliação da estratégia para aprimorar o alcance da missão, o cumprimento dos mandatos e a aprendizagem organizacional. Ponto de intersecção de diversas funções, a gestão estratégica usa os resultados das atividades de planejamento e orçamento como insumos para definir os produtos e serviços, melhorar os processos internos, aperfeiçoar as estruturas, desenvolver as competências e alocar os recursos necessários para alcançar os objetivos estratégicos da organização.

    II. incorreto. A avaliação da cultura depende de pesquisas bem desenhadas, que devem distinguir claramente os valores básicos compartilhados pelos funcionários e suas percepções do sistema existente (clima). Alguns instrumentos, em que as pessoas ranqueiam declarações de acordo com a importância que atribuem a elas, descrevem a cultura organizacional com razoável grau de validade, permitindo identificar oportunidades de intervenção.

    Entre os instrumentos não se encontram os citados na redação original deste item. Não existe um gráfico de tornado, análises patrimoniais vão analisar patrimônios e matrizes de probabilidade e impacto são ferramentas de gerenciamento de riscos que permite de forma visual identificar quais são os riscos que devem receber mais atenção, não tem a ver com o assunto do item também.

    III. incorreto. Na verdade, a perspectiva dos processos identifica os processos internos críticos para criar e entregar a proposta de valor aos clientes, beneficiários e usuários dos produtos e serviços da organização. Esses processos devem ser monitorados continuamente para garantir o alcance dos resultados da organização. A identificação e diagnóstico desses processos é fundamental para definir as competências-chave das pessoas e determinar as necessidades de tecnologia, informação e recursos para executar as atividades da organização. Os processos internos críticos devem ser identificados entre os processos da cadeia de valor da organização. Assim, eles podem ser tanto processos finalísticos quanto processos de governança e gestão.

    Após verificar os itens, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte: Guia Técnico de Gestão Estratégica. v1.0; Brasília; ME; SEDGG; SEGES, 2019. Versão 1/2020.

  • Na minha opinião, creio que a correta seja alternativa A - nenhuma afirmativa está correta.

    I. As atividades de gestão estratégica compreendem, além do planejamento estratégico, a implementação, o monitoramento e a avaliação da estratégia para aprimorar o alcance da missão, o cumprimento das metas e a aprendizagem organizacional. A gestão estratégica usa os resultados das atividades de planejamento e orçamento como insumos para definir os produtos e serviços, melhorar os processos internos, aperfeiçoar as estruturas, desenvolver as competências e alocar os recursos necessários para alcançar os objetivos estratégicos da entidade.

    Creio que o que torna o item errado é falar em MISSÃO, pois a missão é a razão de ser da empresa é o que ela é. O que deve ser buscado é o alcance da VISÃO, do que se deseja ser no futuro.

  • Funções Administrativas:

    Planejamento: Objetivos, metas, missão, visão, valores...

    Organizar: alocar, responsabilidade, comunicação, departamentalização, distribuir recursos, autoridade, divisão do trabalho....

    Dirigir: coordenar, liderança, comunicar.

    Controle: medir, mensurar, avaliar desempenho....

    No planejamento estratégico, a MISSÃO proporciona o referencial para o qual devem convergir todas as ações da organização.

    A missão da organização deverá ser definida no planejamento estratégico.

    A missão é parte integrante da análise da situação estratégica, por meio da qual se estabelece o propósito ou a razão de ser da organização.

    A definição da missão da organização é o ponto principal para estabelecer macroestratégias e macropolíticas, bem como orientar o desenvolvimento da instituição.

  • I. As atividades de gestão estratégica compreendem, além do planejamento estratégico, a implementação, o monitoramento e a avaliação da estratégia para aprimorar o alcance da missão, o cumprimento das metas e a aprendizagem organizacional. A gestão estratégica usa os resultados das atividades de planejamento e orçamento como insumos para definir os produtos e serviços, melhorar os processos internos, aperfeiçoar as estruturas, desenvolver as competências e alocar os recursos necessários para alcançar os objetivos estratégicos da entidade. CORRETA

    II. A avaliação da cultura depende de pesquisas bem desenhadas, que devem distinguir claramente os valores básicos compartilhados pelos funcionários e suas percepções do sistema existente (clima). Os principais instrumentos utilizados para a avaliação da cultura organizacional são as matrizes de probabilidade e impacto, os gráficos de tornado e as análises patrimoniais. ERRADA

    III. No Balanced Scorecard, a perspectiva dos processos internos analisa o trabalho desenvolvido pelos servidores para criar e entregar a proposta de valor aos usuários dos serviços. Monitorar continuamente esses processos é uma forma de dificultar o alcance dos resultados da organização e distanciar-se dos objetivos determinados. A identificação e o diagnóstico desses processos, por outro lado, são fundamentais para definir as competências-chave das pessoas e determinar as necessidades de tecnologia, de informação e de recursos para executar as atividades da organização. ERRADA