SóProvas


ID
5100466
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cabedelo - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1


Álcool gel é eficaz na prevenção ao Coronavírus, afirma conselho


O uso de álcool gel para higiene das mãos como prevenção ao coronavírus é eficaz. Em nota, o Conselho Federal de Química (CFQ) criticou a disseminação de fake news por meio de um vídeo, com informações equivocadas e incorretas a respeito do emprego do álcool gel, divulgado por um “químico autodidata”.


Assinada pelo presidente da entidade, José de Ribamar Oliveira Filho, a nota do conselho esclarece que o álcool etílico (etanol) é um eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico de pele. “Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo.”


Segundo a entidade, o etanol age rapidamente sobre bactérias vegetativas (inclusive microbactérias), vírus e fungos, sendo a higienização equivalente e até superior à lavagem de mãos com sabão comum ou alguns tipos de antissépticos.


O conselho lembra que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatória a disponibilização de preparação alcoólica (ou sua versão em gel) para fricção antisséptica das mãos pelos serviços de saúde do país.


A entidade lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu uma orientação sobre a eficácia da utilização de álcool gel como medida preventiva e mitigatória ao Covid-19, tanto nos setores da saúde quanto para a comunidade em geral. 


“Tão importante quanto proteger a população no que diz respeito ao contágio do novo vírus é evitar o alarmismo e a viralização de conteúdos sem a devida verificação”, afirmou o presidente do CFQ, apelando para que a sociedade busque informações válidas e de fontes confiáveis, em especial, as emitidas pelas autoridades de Saúde.

Disponível em: https://portalcorreio.com.br. Acesso em 11/03/2020.

Analise os fragmentos:


I. “[...] a nota do conselho esclarece que o álcool etílico (etanol) é um eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico de pele.”

II. “Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas [...].”


Sobre a palavra destacada “que”, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Trocando o "que" por isso = Conjunção integrante - Introduz uma oração substantivas

    Trocando o " que" por qual (ais) = Pronome relativo - Introduz orações adjetivas

  • Letra E. O "que" na segunda ocorrência é pronome relativo e faz referência a um termo anterior.

  • Deiticos

    adjetivo, nome masculino

    LINGUÍSTICA que ou elemento linguístico que não tem sentido por si só, pelo que a sua função é fazer referência, num enunciado, à situação, ao momento de enunciação ou aos interlocutores; deítico.

    O que são os Deiticos?

    Os dêiticos também são definidos como os elementos linguísticos que indicam o lugar ou o tempo em que determinado enunciado é produzido, além de indicar os participantes de uma situação enunciativa.

  • Correta, E

    II. “Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas [...].”

    O que, no trecho supra, figura-se como Pronome Relativo, podendo ser substituído por " a qual ", referindo-se ao termo antecedente "condição".

    A luta continua !

  • Não conhecia a expressão diêticos, mas após as eliminações só restou a letra E.

  • ( E )

    Os dêiticos são instrumentos linguísticos responsáveis pela coesão.

    também são definidos como os elementos linguísticos que indicam o lugar ou o tempo em que determinado enunciado é produzido, além de indicar os participantes de uma situação enunciativa.

    Exemplo: “Eu quero que você esteja aqui hoje”.

    o indivíduo representado pela palavra “eu”, o local representado por “aqui”, e o dia representado por “hoje” são exemplos de dêixis. Observe que o termo “hoje” perde o sentido, caso não se tenha a referência da data em que o recado foi enviado.

    ___________________

    Trocando o que por isso = conjunção integrante

    Trocando o que por qual (ais ) = Pronome relativo

    https://www.estudopratico.com.br/deixis-referencia-deitica-o-que-e-e-para-que-serve/

  • Nunca nem vi

  • Eu não vejo alternativa correta, pois o que na segunda ocorrência é endofórico e não dêitico.

    Esperar comentário do "teacher"...