SóProvas


ID
5107381
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. É possível elaborar sequências com elementos coesivos que não constituem um texto, por faltar-lhes coerência. Tais como o exemplo a seguir: “O dia está bonito, pois ontem encontrei seu irmão no cinema. Não gosto de ir ao teatro porque lá há muitos filmes divertidos”.


II. A nominalização é o emprego de um verbo que remete a um substantivo enunciado anteriormente. Por exemplo: “Eles foram testemunhar sobre o caso. O juiz disse, porém, que tal testemunho não era válido por serem parentes do assassino”. Nesse exemplo, o advérbio “testemunho” remete o enunciador (“leitor”) para o substantivo “testemunhar”.


III. A hipérbole é uma figura de linguagem usada para se contar um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Ela é usada pelo autor para se referir a objetos do mundo real e costuma estar presente em notícias e textos jornalísticos. A hipérbole também é muito comum e bastante útil em poemas, canções e textos instrucionais.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Aqui, tem que entrar o comentário dos professores né!!! Cadê???

  • Banca confusa da poxa, viu

  • Gente, achei alguns erros:

    AFIRMATIVA II : Nesse exemplo, o advérbio “testemunho” remete o enunciador (“leitor”) para o substantivo “testemunhar”. (TESTEMUNHO É SUBSTANTIVO)

    AFIRMATIVA III : A DEFINIÇÃO DE HIPÉRBOLE ESTÁ ERRADA. Segue a definição correta:

    hipérbole é uma figura de linguagem muito comum utilizada para passar uma ideia de intensidade por meio de expressões exageradas intencionalmente. Ex: Eu estou congelando de frio! Fonte: português.com.br

    Espero que tenha ajudado um pouco, se mais alguém conseguir complementar !!

  • I - INCORRETA. A afirmativa fala que os elementos coesivos "não constituiriem um texto, por faltar-lhe coerência." Ora, sem dúvida há um texto, embora ele não tenha coerência. Isto é, a coerência não é a característica que define a existência de um texto.

    II - INCORRETA. Nominalização existe, também pode ser entendida como substantivação que é exatamente o que acontece com "testemunho".

    III - INCORRETA. Não se trata da definição de hipérbole.

    A questão é anulável.

  • Comentário de professores, por favor!