SóProvas


ID
5111872
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um médico do trabalho, ao vistoriar um posto de trabalho de um banco comercial, constatou o que segue:

● No setor de processamento eletrônico de dados, o número de toques exigidos sobre o teclado era de 10.000 por hora, sendo permitida, para os empregados, uma pausa de dez minutos a cada sessenta minutos trabalhados.

● O índice de temperatura efetiva oscilava entre 18ºC e 20ºC.

● A velocidade do ar oscilava entre 1 e 2 metros por segundo.

● O nível de pressão sonora oscilava entre 70 dB e 80 dB, conforme as curvas NC (Noise Criteria Curves) de avaliação do ruído.

● Os assentos apresentavam borda frontal arredondada e altura ajustável à estatura dos trabalhadores e à natureza da função exercida.

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 17, que trata de Ergonomia, o local vistoriado apresenta quantas não conformidades?

Alternativas
Comentários
  •  - O número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 8 (oito) mil por hora trabalhada, sendo considerado toque real, para efeito desta NR, cada movimento de pressão sobre o teclado;    - O tempo efetivo de trabalho de entrada de dados não deve exceder o limite máximo de 5 (cinco) horas, sendo que, no período de tempo restante da jornada, o trabalhador poderá exercer outras atividades, observado o disposto no art. 468 da Consolidação das Leis do Trabalho, desde que não exijam movimentos repetitivos, nem esforço visual;    - Nas atividades de entrada de dados deve haver, no mínimo, uma pausa de 10 (dez) minutos para cada 50 (cinquenta) minutos trabalhados, não deduzidos da jornada normal de trabalho;
  • Segundo a NR 17, tarefas que exijam solicitação intelectual:

    • nível ruído: ruído aceitável até 65 dB, sendo curva de avaliação ruído 60 dB;
    • temperatura efetiva: entre 20 e 23 °C
    • Velocidade ar: não superior a 0,75 m/s
    • umidade não inferior a 40%;

    Como a Géssica afirmou o número de digitação é no máximo 8000/hora. Sendo 50 minutos de trabalho e 10 de descanso (NR 17). Atenção que a CLT afirma a cada 90 minutos, 10 minutos de descanso