A redação da questão ficou mal formulada. Semanticamente, do jeito em que foi escrita, dá a entender que a internação será comunicada ao MPE desde que seja do interesse da família e que haja avaliação médica. Porém o que exige interesse da família e a avaliação médica é a internação involuntária, não a comunicação ao MPE. A redação da questão traria menos duplicidade se fosse da seguinte forma:
"Desde que seja do interesse familiar e tenha avaliação médica, caberá a internação psiquiátrica involuntária, que deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual."
LEI Nº 10.216/2001
Art. 6º - A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.
Art. 8º,§1º - A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta.
Gabarito: B