SóProvas


ID
5139280
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Diz-se que um verbo é irregular quando se apresenta de acordo com o modelo de sua conjugação: cantar, vender, partir. No verbo irregular também o radical não varia.


II. Do ponto de vista da gramática normativa, o enunciado seguinte, com o pronome oblíquo, não é aceitável: “É fácil, para mim, realizar este trabalho”.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Regulares: radical não altera. ex: eu bocejo, tu bocejas, ele boceja... / eu cresço, tu cresces, ele cresce...

    Irregulares: radical altera. ex: verbo fazer → eu faço, tu fazes, ele faz...

  • I - "PARA MIM" está entre vírgulas, é um termo deslocado, podendo estar tanto no final como no início do enunciado. A frase sem ele ainda faria sentido “É fácil, para mim, realizar este trabalho”.

  • I - Diz-se que um verbo é irregular quando se apresenta de acordo com o modelo de sua conjugação: cantar, vender, partir. No verbo irregular também o radical não varia. (Errado) Os verbos são formados por um radical mais uma terminação. As terminações são diferentes, conforme as flexões em número, pessoa, modo e tempo verbal que apresentam. Verbos Irregulares são todos os verbos que ao serem conjugados sofrem alterações em seu radical ou nas suas terminações(o que não acontece com os verbos em tela). Exemplos de verbos irregulares: Ser, Haver...

     

    II - Do ponto de vista da gramática normativa, o enunciado seguinte, com o pronome oblíquo, não é aceitável: “É fácil, para mim, realizar este trabalho”. (Errado) O pronome oblíquo usado logo após a preposição é o recomendado. “Para mim” está deslocado e, por isso, entre vírgulas, expressa a subjetividade de quem fala, podendo representar também uma opinião, como por exemplo: O modelo do seu vestido, para mim, é o mais elegante.