SóProvas


ID
5154031
Banca
Unoesc
Órgão
Prefeitura de Maravilha - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicanalista Erik Erikson acreditava que a principal tarefa enfrentada pelo adolescente o desenvolvimento de um senso de identidade para encontrar respostas para as perguntas “Quem eu sou?” e “Aonde estou indo?”. Embora Erikson tenha cunhado o termo crise de identidade para se referir ao processo ativo de autodefinição, ele acreditava que isso u a parte integrante do desenvolvimento psicossocial saudável. Em relação à adolescência, algumas considerações mostram-se necessárias:

I. A adolescência deve ser um período de experimentação das regras para que o jovem explore vários comportamentos, interesses e ideologias. Muitas crenças, funções e modos de comportamento podem ser experimentados, modificados ou descartados na tentativa de formular o conceito integrado do self.

II. Até que a crise de identidade este a resolvida, o indivíduo não possui u senso consistente do self ou um conjunto de normas internas para avaliar o seu valor nas principais áreas da vida. Erikson chamava esse resultado malsucedido de falha identidade.

III. À medida que o adolescente amadurece cognitivamente, desenvolve caracterizações mais abstratas de si mesmo. Ele começa a se ver mais em termos das crenças e normas pessoais e menos de acordo com as comparações sociais

IV. O autoconceito do adolescente varia nas diferentes situações e, portanto, ele se enxerga diferente quando está com os pais e com os amigos. Com frequência, envolve-se em comporta mentos que não representam como ele se vê realmente, principalmente entre os amigos ou e relações românticas.

V. Na adolescência e no início da maturidade, as comparações sociais tornam -se fundamentais para a autoestima. Os jovens se preocupam demais com a comparação que fazem em relação aos outros e com o que os outros pensam deles. Essas comparações e avaliações sociais podem causar efeitos profundos na compreensão positiva de si mesmo

Sobre a adolescência, está correto o previsto nas assertivas:

Alternativas
Comentários
  • A questão solicita conhecimentos acerca da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erik Erikson


    Erik Erikson foi um psicanalista pós freudiano que procurou se desvencilhar do determinismo da sexualidade infantil da psicanálise tradicional e acreditava que o desenvolvimento humano era fruto de crises psicossociais em cada estágio da vida, incluindo adolescência, fase adulta e velhice. Para essa teoria, a crise egóica ocorrida em um determinado estágio, acontecia em todos os outros, porém com menor intensidade. Tais crises geram consequências para os estágios subsequentes que podem ser positivas (ritualização) ou negativas (ritualismo). Da solução positiva da crise, surge um ego mais rico e forte; da solução negativa, um ego mais fragilizado.

    São 08 fases de desenvolvimento e a adolescência corresponde a5ª fase denominada Identidade X Confusão de Identidade.


    I - VERDADEIRO


    Neste estágio, busca-se grupos com os quais irá se identificar, planos para o futuro e o  papel social que irá desempenhar na sociedade. Isso tudo pode gerar uma confusão de identidade, pois o adolescente está bastante preocupado com a opinião dos outros, o que faz com que ele mude o tempo todo suas atitudes e personalidade na busca por se adaptar ao meio


    II - FALSO


    Essa alternativa está um pouco mal-formulada pela banca. Mas acontece que, na adolescência, o sujeito experimentará diversas atitudes e comportamentos para que encontre seus ideais, mais condizentes com o seu self. Por isso, é necessário que ele tenha consciência de si mesmo. Através de normas já internalizadas pelo sujeito fruto de crises anteriores, é possível que ele faça escolhas mais adequadas a sua vida e consiga novos ideais, ideias e normatizações para os estágios posteriores. O oposto ocasiona uma perversão chamada totalismo, ou seja, a preocupação em excesso no que parece ser inquestionavelmente certo ou ideal.


    III VERDADEIRO


    O adolescente começa a progredir na busca de sua identidade. Da crise de confusão de papéis, ele passa a encontrar tudo aquilo que seja mais pertinente a si mesmo, deixando de copiar padrões vistos em seu ambiente social e cultural para comportamentos que passam a ser coerentes com a sua identidade recém conquistada.


    IV VERDADEIRO


    Na busca de si mesmo, o adolescente tende a repetir/imitar comportamentos sociais em busca de que esses grupos o aceitem. Nesse caso, grupos de amigos possuem posturas diferenciadas de grupos familiares, por exemplo. O adolescente agirá conforme as regras e comportamentos sociais de cada um desses diferentes grupos, em busca da aceitação e isso pode refletir comportamentos divergentes quanto ao seu próprio Eu.


    V VERDADEIRO


    Essa afirmativa justifica os comportamentos imitativos que foram discutidos na alternativa acima. A necessidade de aceitação do adolescente nesses grupos está relacionada com a preocupação inerente do que irão pensar dele. Comportamentos semelhantes vistos em grupos indicam essa preocupação de que as pessoas possam criticá-lo se agir de forma destoante do resto do grupo.


    Alternativas corretas: I, III, IV e V


    Gabarito da professora:  LETRA D.