SóProvas


ID
5192698
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso acerca do Serviço Social e o enfrentamento das expressões contemporâneas da questão social:

(__)A profissão do assistente social passa a existir da manifestação da questão social e das expressões decorrentes da desigualdade social e da combinação positiva entre capital e trabalho.

(__)Os assistentes sociais surgiram para auxiliar o Estado no enfrentamento da questão social. A institucionalização e a legitimação da profissão tiveram origem nas estratégias de intervenção do Estado para administrar os conflitos entre a classe trabalhadora e a classe empresarial.

(__)A incorporação da ciência e das novas tecnologias resultou em um aumento da produtividade do trabalho e em uma diminuição de trabalho vivo, ou seja, de trabalhadores. Tal realidade aumenta o número de miseráveis e o crescimento da pobreza, enquanto se observa a acumulação do capital. Por isso, afirma-se que a questão social é indissociável da sociedade capitalista e que no capitalismo financeiro ela se aprofunda.

(__)Com o passar de algumas décadas, o serviço social adquiriu novas estruturas e se dotou de um arsenal teórico metodológico, técnico operativo e ético-político, tornando-se uma profissão de caráter cauteloso e reservado para garantir o acesso da população aos direitos sociais.

(__)O serviço social tem um caráter extremamente sociopolítico e interventivo, no qual o profissional atua diretamente nas expressões da questão social: desemprego, miséria, falta de acesso aos serviços públicos, como saúde e habitação, atuando em seu enfrentamento, por meio do setor público, privado, Organizações Não Governamentais, e até mesmo em movimentos sociais, como os sindicatos.

Após análise, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em dúvida com relação ao capitalismo financeiro, mas lembrei que o capitalismo monopolista também pode ser chamado de financeiro.

  • Não entendi a terceira alternativa. A questão social" não desenvolve-se no capitalismo monopolista?

  • Questão Social surge no capitalismo no estágio monopolista (final do séc XIX) e suas expressões se intensificam/aprofunda no atual estágio: capitalismo financeiro.

  • Com o passar de algumas décadas, o serviço social adquiriu novas estruturas e se dotou de um arsenal teórico metodológico, técnico operativo e ético-político, tornando-se uma profissão de caráter cauteloso e reservado para garantir o acesso da população aos direitos sociais. onde esta o erro dessa questão alguem pode me ajudar

  • Qual o erro da afirmativa I ?

  • Vamos analisar as alternativas:

    (F) A profissão do assistente social passa a existir da manifestação da questão social e das expressões decorrentes da desigualdade social e da combinação positiva entre capital e trabalho.

    (V) Os assistentes sociais surgiram para auxiliar o Estado no enfrentamento da questão social. A institucionalização e a legitimação da profissão tiveram origem nas estratégias de intervenção do Estado para administrar os conflitos entre a classe trabalhadora e a classe empresarial.

    (V) A incorporação da ciência e das novas tecnologias resultou em um aumento da produtividade do trabalho e em uma diminuição de trabalho vivo, ou seja, de trabalhadores. Tal realidade aumenta o número de miseráveis e o crescimento da pobreza, enquanto se observa a acumulação do capital. Por isso, afirma-se que a questão social é indissociável da sociedade capitalista e que no capitalismo financeiro ela se aprofunda.

    (F) Com o passar de algumas décadas, o serviço social adquiriu novas estruturas e se dotou de um arsenal teórico metodológico, técnico operativo e ético-político, tornando-se uma profissão de caráter cauteloso e reservado para garantir o acesso da população aos direitos sociais.

    (V) O serviço social tem um caráter extremamente sociopolítico e interventivo, no qual o profissional atua diretamente nas expressões da questão social: desemprego, miséria, falta de acesso aos serviços públicos, como saúde e habitação, atuando em seu enfrentamento, por meio do setor público, privado, Organizações Não Governamentais, e até mesmo em movimentos sociais, como os sindicatos.

    Não existe combinação positiva quando se trata da relação capital-trabalho. Uma relação de exploração e subordinação, em que uma classe dominante se beneficia, em detrimento da classe trabalhadora, que tem o fruto do seu trabalho apropriado de forma privada.

    Ao analisar as alternativas, temos:

    C – Correta.  F, V, V, F, V.

    A, B e D – Incorretas.

    Gabarito: C

  • (F)A profissão do assistente social passa a existir da manifestação da questão social e das expressões decorrentes da desigualdade social e da combinação positiva entre capital e trabalho.

    (V)Os assistentes sociais surgiram para auxiliar o Estado no enfrentamento da questão social. A institucionalização e a legitimação da profissão tiveram origem nas estratégias de intervenção do Estado para administrar os conflitos entre a classe trabalhadora e a classe empresarial.

    (V)A incorporação da ciência e das novas tecnologias resultou em um aumento da produtividade do trabalho e em uma diminuição de trabalho vivo, ou seja, de trabalhadores. Tal realidade aumenta o número de miseráveis e o crescimento da pobreza, enquanto se observa a acumulação do capital. Por isso, afirma-se que a questão social é indissociável da sociedade capitalista e que no capitalismo financeiro ela se aprofunda.

    (F)Com o passar de algumas décadas, o serviço social adquiriu novas estruturas e se dotou de um arsenal teórico metodológico, técnico operativo e ético-político, tornando-se uma profissão de caráter cauteloso e reservado para garantir o acesso da população aos direitos sociais.

    (V)O serviço social tem um caráter extremamente sociopolítico e interventivo, no qual o profissional atua diretamente nas expressões da questão social: desemprego, miséria, falta de acesso aos serviços públicos, como saúde e habitação, atuando em seu enfrentamento, por meio do setor público, privado, Organizações Não Governamentais, e até mesmo em movimentos sociais, como os sindicatos.