SóProvas


ID
5193583
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

A MENSAGEM NO ATO DA COMUNICA HYPERLINK

(1º§) A mensagem é um elemento fundamental da comunicação e transmitida por algum meio. A análise de uma comunicação é complexa, uma vez que existe a participação de vários elementos: o emissor, o receptor, o canal, código, o contexto e a mensagem. Cada um desses elementos tem suas peculiaridades, funções e variáveis. Entretanto, o processo global é sintetizado e resumido em algo muito específico: a mensagem.

(2º§) A finalidade de uma mensagem é dar a oportunidade de conhecer algo. A forma e o fundo são fatores determinantes, pelas palavras empregadas, pela abordagem em função da intenção do emissor. Neste sentido, adaptar o tipo de mensagem ao contexto é provavelmente a chave para alcançar o objetivo na comunicação. (...)

(3º§) Compreender a mensagem, compreender-se na mensagem, compreender-se pela mensagem - eis aí os três propósitos fundamentais da leitura, que em muito ultrapassam quaisquer aspectos utilitários ou meramente "livrescos", da comunicação leitor-texto. Ler é, em última instância, não só uma ponte para a tomada de consciência, mas também um modo de existir no qual o indivíduo compreende e interpreta a expressão registrada pela escrita e passa a compreender-se no mundo.

(Silva (2002, p. 45) - (https://conceitos.com/mensagem/) 

Sobre a composição do (3º§), analise as assertivas:

I.No trecho: "Compreender a mensagem, compreender-se na mensagem, compreender-se pela mensagem" - temos duplo exemplo de próclise.

II.As contrações prepositivas usadas em: "compreender-se na¹ mensagem" e "compreender-se pela² mensagem" - sugerem ideias diferentes: (1) "Fazer parte da mensagem"; (2) "A compreensão ocorre ou então é propiciada através da mensagem".

III.A série numérica da frase nominal: "eis¹ aí² os três propósitos fundamentais da leitura³" - permite identificar: - em (1 e 3) ditongos decrescentes idênticos; em (2) um advérbio de lugar dissílabo oxítono.

IV.Na expressão: "propósitos fundamentais" - temos concordância nominal de polissílabos, sendo o substantivo proparoxítono e adjetivo oxítono.

V.Os monossílabos da série: "na"; "ler"; "mas"; "só"; "de" são todos invariáveis.

Estão corretas, APENAS:

Alternativas
Comentários
  • essa alternativa 4 estar correta? não acredito kkkk, O adjetivo que no caso é a palavra FUNDAMENTAIS é oxítono? acho que essa questão não estar correta

  • pior que é verdade, amigo kk. tb estranhei

    fun-da-men-tais

    • Quantas sílabas tem fundamentais? 4 sílabas
    • É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.

  • Alguém sabe pq a II e V estão erradas?

  • Mais uma vez, temos uma questão que não foca em um único assunto e em que temos que nos debruçar sobre as afirmações feitas para ver quais delas são verdadeiras e quais são falsas, a fim de descobrir a opção correta a ser marcada ao final.

    Em I, temos uma inverdade, já que a próclise se caracteriza pela colocação do pronome oblíquo antes do verbo, e o que temos no trecho destacado é um exemplo duplo de ênclise – situação na qual o pronome aparece depois do verbo – na repetição da forma verbal “compreende-se".

    Já em II, há coerência nas afirmações, feitas, pois “compreender-se na mensagem" é o mesmo que “compreender-se dentro da mensagem", ou seja, fazer parte dela, ao passo que a contração “pela" em “compreender-se pela mensagem" traz uma ideia de ponto através do qual se dá a compreensão, sendo esse ponto a mensagem.

    III também apresenta uma afirmativa correta, já que “eis" e “leitura" apresentam o mesmo ditongo decrescente (aquele em que primeiro surge a vogal – mais forte na entonação – e depois a semivogal – mais branda), sendo a vogal o “e" e a semivogal o “i" em ambos os casos. Já “aí", de fato, é um advérbio que indica lugar e é um dissílabo (a-í) oxítono, visto que a última sílaba (-í) é a tônica.

    Em IV, também há correção nas afirmativas feitas, já que o substantivo “propósitos" concorda em número com o adjetivo "fundamentais", sendo a sílaba tônica de “prositos" a antepenúltima, o que caracteriza tal palavra como proparoxítona, e a de “fundamentais" a última, o que faz desse vocábulo oxítono.

     Por fim, V está incorreta, já que o único monossílabo da série que é invariável é a conjunção “mas". “Na" pode aparecer nas formas “no", “nas" e “nos"; “ler", se estivermos tratando da forma pessoal do infinitivo, pode ser conjugado (ler eu, leres tu, ler ele, lermos nós, lerdes vós, lerem eles); “só" pode ir pro plural “sós"; e “de" pode aparecer como “do", “da", “dos" e “das".

    Assim, são corretos os enunciados presentes em II, III e IV, o que torna a alternativa C a opção correta.

    Gabarito do Professor: Letra C.