O benchmarking é conhecido como uma das ferramentas mais importantes para a criação de sistemas empresariais eficientes e fundamentais para aumentar a competitividade das empresas.
Concorrente Direto: É aquele que vende a mesma linha de produtos para um mesmo público alvo, com uma mesma faixa de preço em um mesmo ponto de venda ou em ponto de venda diferentes, como os magazines, por exemplo.
Concorrente Indireto: é aquele que não vende a mesma linha de produtos, mas que atinge seu público alvo com uma estratégia clara de substituição de produto.
Fonte: https://portal.unisepe.com.br/asmec/wp-content/uploads/sites/10006/2018/10/PROCESSOS-GERENCIAIS-11.pdf
Então, como planejar as ações de mercado sem saber quem é o concorrente? Vamos dar algumas dicas de identificação:
- Concorrente direto 1: é aquele que vende a mesma linha de produtos para um mesmo público alvo, com uma mesma faixa de preço em um mesmo tipo de PDV.
- Concorrente direto 2: é aquele que vende a mesma linha de produtos para um mesmo público alvo, com uma mesma faixa de preço, em tipos de PDV diferentes, como os magazines, por exemplo.
- Concorrente indireto: é aquele que não vende a mesma linha de produtos, mas que atinge seu público alvo com uma estratégia clara de substituição de produto. Um exemplo: o crédito de até 72 meses para financiamento de veículos pode fazer com que o cliente troque a compra de um móvel, que já estava planejada, pela oportunidade ter um carro. Nesse caso, o concorrente foi outro PDV, com outro tipo de produto, mas com uma estratégia de venda diferenciada e agressiva. Ou seja, a concessão de crédito de longo prazo para provocar a substituição de um produto por outro.
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI219840-17161,00-COMO+POSSO+IDENTIFICAR+MEUS+CONCORRENTES+COM+EFICIENCIA.html
Do que se trata o benchmarking?
Benchmark é um termo comum no marketing,
O Benchmark é um padrão de referência do mercado utilizado para avaliar o desempenho de uma estratégia nos negócios, seja no marketing ou até mesmo nos investimentos.
Sem a existência de um benchmark não é possível fazer uma avaliação justa de como está o desempenho da sua estratégia. Da mesma forma, não é possível entender se uma aplicação vale a pena, pois ela não oferece informações baseadas no mercado.
A função do benchmark é servir como referência para avaliar um desempenho.
Uma das formas de planejar as ações de mercado é saber/conhecer quem é o seu concorrente.
fonte: site Riconnet