Alternativas
as demandas postas aos assistentes sociais pelos indivíduos referem-se às necessidades trazidas por sujeitos singulares e são compreendidas como problemas individuais, expressando a inadaptação dos indivíduos ao desenvolvimento social.
as demandas apresentadas pelos indivíduos para fins de estudo socioeconômico são necessidades humanas básicas a serem plenamente satisfeitas pelos serviços sociais viabilizados pelos assistentes sociais.
no estudo socioeconômico o assistente social aplica um “método de tratamento” que possa diminuir ou resolver o problema trazido pelos sujeitos sociais, buscando-se atingir as questões de personalidade e de adaptação dos indivíduos à sociedade.
os assistentes sociais aprimoraram os seus instrumentos e técnicas – tais como a entrevista, a observação, a visita domiciliar – buscando-se a burocratização dos procedimentos e a regulamentação para a condução dos estudos socioeconômicos.
os estudos socioeconômicos passam a ser entendidos como ações significativas no processo de efetivação, de garantia e de ampliação de direitos fundamentais e no enfrentamento das expressões da questão social.