Na frase do texto “Ela era a luz ardente do meio- -dia”, a expressão sublinhada é uma qualificação da mulata e tem a função de predicativo do sujeito.(certo )
Temos um verbo de ligação ( expressa estado e atribui qualidade ao sujeito )
Verbos de ligação : ser ,estar ,ficar ,continuar ,parecer ,permanecer ,andar ,tornar-se ,virar e viver .
A) Se a mulata era uma palmeira esquiva, ela era desconcertante para o narrador.
ERRADO: conforme aponta o trecho no texto " (...) era a palmeira virginal e esquiva que se não torce ( que não se desconcerta, não se desorienta) a nenhuma planta (...)".
B) A expressão “que se não torce” tem problemas de sintaxe, considerando a articulação frasal.
ERRADO: não tem problema de sintaxe, eis que se trata de uma oração subordinada adjetiva restritiva (que não precisa de vírgulas). Fora o fato de que, em se tratando de licença literária, as normas da gramática podem ser, ás vezes, desrespeitadas conforme a vontade do(a) autor(a).
C) O texto constitui-se em uma só frase que pode ser classificada com período composto por coordenação.
ERRADO: o texto está constituído de várias frases, como apontam os sinais de ponto e vírgula ao longo dele.
D) Considerando a expressão “o calor vermelho das sestas da fazenda”, infere-se que o personagem masculino presente no texto chegou em um dia quente, quando percebeu a mulata.
ERRADO: aqui o examinador quis extrapolar a intenção expressa no texto literário. Pela leitura do trecho em conjunto com todo o texto, não dá para deduzir-se o que está escrito na pergunta.
E) Na frase do texto “Ela era a luz ardente do meio- -dia”, a expressão sublinhada é uma qualificação da mulata e tem a função de predicativo do sujeito.
CORRETO: pois a palavra "Ela" retoma a palavra "mulata", e está seguida de um verbo de ligação (ou de estado) "era"; e ambos estão seguidos de um predicativo do sujeito "a luz ardente do meio-dia", que está qualificando o sujeito.