SóProvas


ID
5213152
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Itajaí - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Utilize o texto abaixo para responder a questão.

Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que1 ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que2 o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que3 se não torce a nenhuma planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que4 o mel e era a castanha de caju, que5 abre feridas com seu azeite de fogo; ela era a cobra verde…

Aluísio Azevedo. O cortiço.

Considerando que um recurso coesivo no texto, representado pela palavra “que”, é usada cinco vezes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão é sobre a palavra "que" e quer que analisemos as alternativas abaixo. Vejamos:

     .

    A) Em (1), ela pode ser substituída por “as quais”.

    Certo. Em "a síntese das impressões que1 ele recebeu chegando aqui", "que" é pronome relativo, retoma "as impressões" e pode ser substituído por "as quais".

    Pronome relativo: introduz oração subordinada adjetiva. Exerce função sintática de sujeito, obj. direto, obj. indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito ou aposto. A palavra pode ser trocada por "o qual, a qual, os quais, as quais". São pronomes relativos: que, quem, onde, o qual (a qual, os quais, as quais), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cuja, cujos, cujas). Ex.: O livro que li era péssimo. (que = o qual)

     .

    B) Em (3), ela retoma a palavra “mulata”.

    Errado. Em "era a palmeira virginal e esquiva que3 se não torce a nenhuma planta", "que" é pronome relativo, retoma "a palmeira virginal e esquiva" e equivale a "a qual".

     .

    C) Em (4), ela conecta uma ideia adversativa.

    Errado. Em "era o sapoti mais doce que4 o mel", temos uma ideia comparativa e não adversativa. "Mais... que" é conjunção subordinativa comparativa.

     .

    D) Em (2) e (5), retoma apenas a palavra imediatamente anterior a ela e pode ser substituída por “a qual”.

    Errado. Em "era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que2 o atordoara nas matas brasileiras", "que" é pronome relativo, retoma "o aroma" e equivale a "o qual", ou seja, nesse caso, "que" não retoma a palavra imediatamente anterior. Já em "era a castanha de caju, que5  abre feridas com seu azeite de fogo", "que" retoma a palavra imediatamente anterior: "a castanha de caju". Nesse caso, "que" é pronome relativo e equivale a "a qual".

     .

    E) Em todas as vezes pode ser considerada um pronome relativo.

    Errado. No número 4 (alternativa C), temos um caso em que o "que" não é pronome relativo, mas, sim, conjunção subordinativa comparativa.

     .

    Gabarito: Letra A

  • a)correto, a síntese das impressões que...

    R: Pode ser substituído por "as quais", situação na qual passa a concordar com "das impressões". Como não mencionou solicitou a troca com a manutenção da semântica, então está correto.

    b)errada,  era a palmeira virginal e esquiva que3

    c)errada,  era o sapoti mais doce que4 o mel

    R: Tem noção comparativa.

    d)errada, era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que2 o atordoara nas matas brasileiras

    R: Basta pensar que "das baunilhas" não atordoa...

    e)errada, mais doce que4

    R: Trata-se de uma conjunção comparativa.