SóProvas


ID
5213167
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Itajaí - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 

Leia o texto para responder a questão.

Um dia, numa expedição na África, um cachorrinho começa a brincar de caçar mariposas e quando se dá conta já está muito longe do grupo do safari. Nisso vê bem perto uma pantera correndo em sua direção.

Ao perceber que a pantera vai devorá-lo pensa rápido no que fazer. Vê uns ossos de um animal morto e se coloca a mordê-los. Então, quando a pantera está a ponto de atacá-lo, o cachorrinho diz:

“Ah, que delícia esta pantera que acabo de comer!”

A pantera para bruscamente e sai apavorada correndo do cachorrinho, pensando:

“Que cachorro bravo! Por pouco não come a mim também!”

Um macaco que estava trepado em uma árvore perto e que havia visto a cena, sai correndo atrás da pantera para lhe contar como ela foi enganada pelo cachorro. O macaco alcança a pantera e lhe conta toda a história.
Então, a pantera furiosa diz:

“Cachorro maldito! Vai me pagar!
Agora vamos ver quem come quem!”

“Depressa!”, disse o macaco. “Vamos alcançá-lo”.

E saem correndo para buscar o cachorrinho.

O cachorrinho vê que a pantera vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas.

“Ah, macaco desgraçado! O que faço agora?”, pensa o cachorrinho.

Ao invés de sair correndo, o cachorrinho fica de costas como se não estivesse vendo nada e, quando a pantera está a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz:

“Maldito macaco preguiçoso! Faz meia hora que eu o mandei me trazer outra pantera e ele ainda não voltou!”

autor desconhecido

Analise as afirmativas abaixo em relação ao texto.


1. Em “Vê uns ossos de um animal morto”, as palavras sublinhadas exercem a mesma função sintática e possuem a mesma classificação morfológica.

2. A frase “Faz meia hora” tem como sujeito simples a expressão “meia hora”.

3. A frase sublinhada no texto completa o sentido do verbo “ver” e, como tal, é uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

4. Compare as frases: “A pantera furiosa diz: cachorro maldito!” e “Diz furiosa a pantera: maldito cachorro!”. A ordem das palavras foi alterada e, mesmo assim, as palavras sublinhadas continuam a exercer a mesma função sintática: complemento nominal das palavras a que se referem.

5. Em “A pantera para bruscamente e sai apavorada” os dois verbos são intransitivos e as palavras que a eles se referem são adjuntos adverbiais.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Em “A pantera para bruscamente e sai apavorada” os dois verbos são intransitivos e as palavras que a eles se referem são adjuntos adverbiais.

    Apavorada não seria predicativo do sujeito? apesar de acompanhar verbo intransitivo, "apavorada" pode ser flexionada em gênero e número.

    Alguém?

  • CUIDADO!

    Questão sem gabarito.

    Avaliemos item a item:

    1. Em “Vê uns ossos de um animal mort*”, as palavras sublinhadas exercem a mesma função sintática e possuem a mesma classificação morfológica.

    Correto. Ambas as palavras são artigos indefinidos e exercem a função de adjunto adnominal;

    2. A frase “Faz meia hora” tem como sujeito simples a expressão “meia hora”.

    Incorreto. O verbo "fazer", na indicação de tempo transcorrido, é impessoal, ou seja, não possui sujeito;

    3. A frase sublinhada no texto completa o sentido do verbo “ver” e, como tal, é uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

    Correto. Leiamos a frase citada: "O cachorrinh* vê que a pantera vem atrás dele de novo e desta vez traz o macac* montado em suas costas". O segmento em destaque é complemento verbal oracional do verbo "ver". A ele se dá o nome de oração subordinada substantiva objetiva direta;

    4. Compare as frases: “A pantera furiosa diz: cachorr* maldit*!” e “Diz furiosa a pantera: maldit* cachorr*!”. A ordem das palavras foi alterada e, mesmo assim, as palavras sublinhadas continuam a exercer a mesma função sintática: complemento nominal das palavras a que se referem.

    Incorreto. Na primeira frase, "furiosa" e "maldit*" são adjetivos exercendo a função sintática de adjunto adnominal; na segunda, "furiosa" é advérbio (veja que modifica diretamente o verbo "dizer" e equivale a "furiosamente") e "maldit*", adjunto adnominal;

    5. Em “A pantera para bruscamente e sai apavorada” os dois verbos são intransitivos e as palavras que a eles se referem são adjuntos adverbiais.

    Incorreto. O verbo "parar", na forma verbal "para", é mesmo intransitivo e a palavra "bruscamente", que a ele acresce uma circunstância, se classifica em adjunto adverbial de modo; não obstante, o mesmo não se dá com o conjunto "sai apavorada". O verbo "sair", de fato intransitivo, não é seguido de um adjunto adverbial, mas sim de um predicativo do sujeito. Ancoro meu comentário em Celso Pedro Luft, Dicionário Prático de Regência Verbal, p.472: o professor ensina que tal verbo, na acepção de "retirar-se", "afastar-se" é intransitivo e exige um predicativo.

  • Aproveitando a deixa do bom comentário:

    Vai servir para questões futuras

    Os adjetivos da morfologia exercem a função sintática de Adjuntos adnominais

    Trabalham como adjuntos adnominais :

    P.A.N.A.LA

    Pronome adjetivo

    Adjetivo

    Numeral adjetivo

    Artigo

    Locução adjetiva

    *Inclua também as orações adjetivas*

    -----------------------------------------------------------

    Bons estudos!

  • Matheus, Eu decorava como NAPALA os adjuntos adnominais

  • Vê que a 4 está incorreta e resolve a questão.