SóProvas


ID
5224369
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Maragogi - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Ainda no tocante à repartição das receitas tributárias do Imposto de Renda (IR), é incorreto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 157. Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal:

    I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem;

  • Eu não entendi foi nada dessa D e E...

    Redação abominável dessa banca...

    A totalidade da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, pelos Municípios deve ser repassada a eles. (...) Paga pro Municipio e repassa ao Municipio, é isso mesmo produção??????

    Se alguem puder explicar, agradeço!!!

  • Só eu achei ambígua a maioria das alternativas?!

    Que coisa hein

  • A questão denota o conhecimento da Competência Tributária, IRPF e IRPJ, Tributos Federais , Partilha e Tipologia (Repartição de Competência).

     

    A alternativa (A) está correta, de modo que o art. 157, I da CF ainda inclui as autarquias e fundações de tais entes: “o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem;". Mesmo assim, a afirmação está correta.

     

    A alternativa (B) está incorreta porque as sociedades de economia mista e empresas públicas não estão inclusas no art. 157, I da CF>

     

    A alternativa (C) está correta, nos presentes termos do art. 157, I da CF.

     

    A alternativa (D) está correta conforme art. 158 da CF, de fato pertencem aos municípios “o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem;".

     

    A alternativa (E) está correta nos mesmos termos do art. 158 da CF.

     

    Desta maneira, o gabarito do professor está na alternativa (B).

  • B

     

    DA REPARTIÇÃO DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS

    Estados:

    100% do IR das fontes dos seus servidores;(não entra as Empresas publicas e SEM)

    20% do II

    10% do IPI proporcionalmente ao valor das respectivas exportações de produtos industrializados.(25% para municípios)

    29% da contribuição de intervenção no domínio econômico (25% para municípios)

     

    Municípios:

    100% do IR das fontes dos seus servidores;(não entra as Empresas publicas e SEM)

    100%(se arrecadar) ou 50% do ITR

    50% do IPVA

    25% ICMS *(65% no mínimo, na proporção dos valores realizados em seus territórios; 35% dispuser lei estadual)*emenda de 2020

     

    Do IR e IPI

    49% (21,5% Estados e 22,5% Municipios +3% setor produtivo norte/nordeste/centro-oeste sendo 50% para semi-árido do Nordeste, +1% entregue no 1° decêndio do mês de julho e +1% em dezembro de cada ano)

    Ainda:

    O Plenário do Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ACO nº 571/SP-AgR, firmou o entendimento de que o produto da arrecadação do imposto de renda retido na fonte sobre rendimentos pagos pelo Estado, suas autarquias e fundações, pertence a esse ente federativo. A execução de serviços públicos por empresa pública ou sociedade de economia mista não transfigura a natureza jurídica delas para autarquias. O serviço público prestado por empresa pública ou sociedade de economia mista não possibilita a equiparação do tratamento dado à repartição de receitas tributárias com a abordagem realizada por esta Corte na análise de institutos jurídicos diversos como a imunidade tributária. 

     

  • Art. 157. Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal:

    I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem;