SóProvas


ID
522613
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Imprescritibilidade é o princípio pelo qual é assegurado ao Estado o direito sobre os arquivos públicos:

Alternativas
Comentários
  • Imprescritibilidade - Princípio pelo qual é assegurado ao Estado o direito sobre os arquivos públicos, sem limitação de tempo, por serem estes considerados bens públicos inalienáveis.

    Inalienabilidade - Princípio pelo qual é impedida a alienação de arquivos públicos a terceiros.

    Incorporação - Adição de documentos a um fundo ou coleção já sob custódia.

    Indexação - Processo pelo qual documentos ou informações são representados por termos, palavras-chave ou descritores, propiciando a recuperação da informação.

    Índice - Relação sistemática de nomes de pessoas, lugares, assuntos ou datas contidos em documentos ou em instrumentos de pesquisa, acompanhados das referências para sua localização.

    Informação - Elemento referencial, noção, idéia ou mensagem contidos num documento.

    Instrumento de Pesquisa - Meio de disseminação e recuperação da informação utilizado pelos arquivos. São instrumentos de pesquisa, entre outros, catálogos, guias, índices, inventários, repertórios, tabelas de equivalência.

    Inventário - Instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica que poderá refletir ou não a disposição física dos documentos.

    Inventário Topográfico - Instrumento de controle ou gestão de depósito destinado a indicar a localização física das unidades de arquivamento nos depósitos.

    Item Documental - Menor unidade documental, intelectualmente indivisível, integrante de dossiês ou processos. Unidade documental fisicamente indivisível.

    FONTE: http://www.ufrgs.br/saaufrgs/Glossario/I.htm
  • a)      Art. 10º - Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.

    Mesmo que não esteja claro para você o que significa imprescritibilidade, já dá para eliminarmos as alternativas “a”, “b” e “e”, pois os documentos são inalienáveis e não alienáveis/transferíveis como as alternativas afirmam.

    Ficamos entre a “b” e a “c”. Pois bem: a imprescritibilidade quer dizer que o direito não possui limitação de tempo, então ficamos com a letra c, pois os arquivos públicos são inalienáveis e imprescritíveis.