SóProvas


ID
5228050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1A18-I

    Nos Estados Unidos da América, no século XIX, a passagem da polícia do sistema de justiça para o de governo da cidade significou também a passagem da noção de caça aos criminosos para a prevenção dos crimes, em um deslocamento do ato para o ator. Como na Europa, a ênfase na prevenção teria representado nova atitude diante do controle social, com o desenvolvimento pela polícia de uma habilidade específica, a de explicar e prevenir o comportamento criminoso. Isso acabou redundando no foco nas “classes perigosas”, ou seja, em setores específicos da sociedade vistos como produtores de comportamento criminoso. Nesse processo, desenvolveram-se os vários campos de saber vinculados aos sistemas de justiça criminal, polícia e prisão, voltados para a identificação, para a explicação e para a prevenção do comportamento criminoso, agora visto como “desviante”, como a medicina legal, a psiquiatria e, especialmente, a criminologia.
     Na Europa ocidental, as novas instituições estatais de vigilância deveriam controlar o exercício da força em sociedades em que os níveis de violência física nas relações interpessoais e do Estado com a sociedade estavam em declínio. De acordo com a difundida teoria do processo civilizador, de Norbert Elias, no Ocidente moderno, a agressividade, assim como outras emoções e prazeres, foi domada, “refinada” e “civilizada”. O autor estabelece um contraste entre a violência “franca e desinibida” do período medieval, que não excluía ninguém da vida social e era socialmente permitida e até certo ponto necessária, e o autocontrole e a moderação das emoções que acabaram por se impor na modernidade. A conversão do controle que se exercia por terceiros no autocontrole é relacionada à organização e à estabilização de Estados modernos, nos quais a monopolização da força física em órgãos centrais permitiu a criação de espaços pacificados. Em tais espaços, os indivíduos passaram a ser submetidos a regras e leis mais rigorosas, mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida, na medida em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas.

C. Mauch. Considerações sobre a história da polícia. In: MÉTIS: história & cultura, v. 6, n.º 11, jan./jun. 2007, p. 107-19 (com adaptações).  

Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto 1A18-I, julgue o item que se segue.


A correção gramatical do último período do texto seria mantida, embora seu sentido original fosse prejudicado, se a locução “na medida em que” fosse substituída por à medida que e a vírgula empregada logo após “vida” fosse suprimida.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    A alteração da locução "na medida em que" (que tem valor causal, equivalendo a uma vez que e visto que) por "à medida que" (que tem valor proporcional, equivalendo à proporção que) não fere a gramática.

    Quanto à vírgula: quando uma oração subordinada está na sua posição direta — após a oração principal, como é o caso da questão —, a vírgula é facultativa. Assim, tanto faz inserir ou não vírgula após vida.

    (comentário atualizado)

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • CERTO

    Por mais que “na medida em que” (valor causal) e “à medida que” (valor proporcional) tenham sentidos diferentes, a correção gramatical será mantida se (i) a locução for substituída e (ii) a vírgula for suprimida. Como o enunciado traz que o sentido seria prejudicado, o item está certo.

  • GAB CERTO

    A primeira coisa que você deve se atentar é no comando da questão.

    A questão diz: A correção gramatical seria mantida, mas o sentido será prejudicado.

    • Na medida em que é uma é uma locução conjuntiva "causal"; (haverá noções de causa/consequência ou efeito)
    • À medida que é uma locução conjuntiva "proporcional". (Expressa ideia de proporção.)

    Trocar uma pela outra fará o SENTIDO MUDAR, mas a correção gramatical se mantém.

    • Lembrando = à medida "em" que=  não existe.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB 

    Sem prejuízo à correção gramatical e ao sentido original do texto, a expressão “na medida em que" poderia ser substituída por à medida que. (ERRADO)

    Ano: 2014 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SUFRAMA 

    Sem prejuízo do sentido original do texto, a expressão “na medida em que” poderia ser substituída por à medida que. (ERRADO)

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Mas e a vírgula?

    Observe que o trecho:

    “[...] mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida, na medida em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas. ”

    Apresenta uma oração adverbial causal na ordem direta= nesses casos a vírgula será facultativa.

    • Ordem direta = Sujeito + Verbo + Complemento + (Circunstância)

    Prof. Adriana Figueiredo

  • Gabarito: CERTO

    Por mais que “na medida em que” (valor causal) e “à medida que” (valor proporcional) tenham sentidos diferentes, a correção gramatical será mantida se:

    (i) A locução for substituída

    (ii) a vírgula for suprimida.

    Como o enunciado traz que o sentido seria prejudicado, o item está certo. 

  • De saída, cabe o registro: "à medida que" é locução conjuntiva proporcional, equivalente à locução "à proporção de", ao passo que "na medida em que" é causal e equivale às locuções "tendo em vista que", "visto que". Essa parte está correta. Agora inspecionemos o comentário acerca da vírgula. Eis o trecho em que aparece:

    "(...) os indivíduos passaram a ser submetidos a regras e leis mais rigorosas, mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida, na medida em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas."

    A oração subordinada adverbial causal introduzida pela locução conjuntiva "na medida em que" está em ordem direta, isto é, póstera à oração subordinante ou principal, de modo que pode, sim, a vírgula após "vida" ser extraída do excerto.

    Certo.

  • Gaba: CERTO

    Na medida em que ~> CAUSAL

    à medida que ~> PROPORCIONAL

    (está aí uma das importâncias de tbm decorar as conjunções e, mais importante, entedê-las)

    Além disso, é possível suprimir a vírgula após “vida”, haja vista que esta isola uma oração adverbial em final de período. A presença da vírgula, nessa situação, é facultativa.

    Isso posto, as alterações propostas não comprometem a correção, mas alteram o sentido original.

    (Fonte: Direção Concursos, correção pós prova)

    Bons estudos!!

  • Gab: Certo

    A QUESTÃO PEDE APENAS CORREÇÃO GRAMATICAL!

    É plenamente possível a troca de uma conjunção pela outra, porém, o sentido é alterado.. que é exatamente o que a questão afirma!

    Na medida em que - conjunção CAUSAL = uma vez que, já que, dado que

    À medida que - conjunção PROPORCIONAL = à proporção que, ao passo que

    Foco, força e fé! Desistir, jamais! Bons estudos!

  • GAB. (C)

    A locução “na medida em que” tem valor causal. Já “à medida que” possui valor proporcional. Já identificamos aí uma mudança de sentido, sem, contudo, prejudicar a correção gramatical.

    Além disso, é possível suprimir a vírgula após “vida”, haja vista que esta isola uma oração adverbial em final de período. A presença da vírgula, nessa situação, é facultativa.

    Isso posto, as alterações propostas não comprometem a correção, mas alteram o sentido original.

  • Minha contribuição.

    Conjunções / locuções conjuntivas subordinativas adverbiais causais: porque, já que, visto que, uma vez que, como, porquanto, na medida em que etc.

    Ex.: Transferimos o passeio, na medida em que está chovendo.

    Ex.: Como está chovendo, transferimos o passeio.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Conjunções / locuções conjuntivas subordinativas adverbiais proporcionais: à proporção que, à medida que, quanto menos/mais...(mais/menos) etc.

    Ex.: À medida que estudo, fico mais seguro.

    Ex.: Quanto mais estudo, mais fico seguro.

    Abraço!!!

  • altera-se o sentido, porém a correção gramatical não!

  • CERTA

    1. proporcionais - À medida que, À proporção que 
    2. causais - Na proporção em queNa medida em que = pode ser substituído por:  uma vez que, já que, dado que...
    3. ATENÇÃO: "À medida em que" não existe. 

    Questões que ajudam na resposta: 

    CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEED-PR - Professor - Língua Portuguesa-  A expressão “à medida que”, no último parágrafo do texto 5A1-III, tem o mesmo sentido de à proporção que. (C) AMBAS SÃO PROPORCIONAIS.

    CESPE - 2004 - Polícia Federal - Escrivão da Polícia Federal -A expressão “À medida que” (L.7) tem valor equivalente e por isso pode ser substituída, sem que se altere a correção gramatical do período, por qualquer uma das seguintes expressões: À proporção que, Na proporção em que, Na medida em que, À medida em que. (ERRADA)

    CESPE/2019 quanto mais se investir na capacitação das pessoas, mais produtiva e rica uma nação será” Assinale a opção em que a proposta de reescrita indicada mantém a correção gramatical e os sentidos:  

    uma nação será mais produtiva e rica à medida que houver mais investimento na capacitação das pessoas. (C) = AMBAS SÃO PROPORCIONAIS.

    CESPE - 2014 - SUFRAMA - Superior -- Sem prejuízo do sentido original do texto, a expressão “na medida em que” (l.3) poderia ser substituída por à medida que. (ERRADA)

    CESPE - 2016 - TRE-PI -A substituição da expressão “na medida em que" (l.2) por uma vez que manteria o sentido e a correção gramatical do texto. (C) IDEIA DE CAUSA

    *CESPE AMA ESSAS CONJUNÇÕES.

  • Discordo do gabarito. para mim o gabarito deveria ser ERRADO! Basta troca a conjunção que já prejudicaria o sentido COM OU SEM VÍRGULA. a questão deu a entender que seria necessário suprimir a vírgula.
  • gab c

     ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida, na medida em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas (or adverbial causal)

    causais: porque, já que, uma vez que, visto que, pois que, como, posto que, na medida em que.

     ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida a medida que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas (or. adverbial proporcional)

    proporcionais: à proporção que, à medida que, ao passo que, tanto mais, tanto menos, quanto mais, quanto menos

    QUANTO A VÍRGULA. Nada muda. As orações subordinadas adverbiais, em sua ordem direta, tem essa vírgula facultativa.

  • Primeiramente, trocou uma conjunção surbordinada adverbial CAUSAL (na medida em que) por uma conjunção surbordinada adverbial PROPORCIONAL (à medida que), isso garante a mudança de sentido.

    Adiante, quanto à vírgula, temos: "mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida" (ORAÇÃO PRINCIPAL) PRIMEIRO e "na medida em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas." (ORAÇÃO SUBORDINADA) APÓS a oração adverbial a que se refere.

    Sabe-se que oração subordinada adverbial fechando o período/posposta à principal a vírgula separando elas é FACULTATIVA, ou seja, PODE SER RETIRADA SEM PREJUÍZOS GRAMATICAIS.

  • Gabarito: CERTO.

    Na medida em que  Conjunção Subordinativa CAUSAL, pode ser substituída por: uma vez que, visto que, tendo em vista (tem cunho explicativo). 

    Dica best@ que talvez ajude a lembrar: "Só Jesus NA CAUSA" (quando começa com “na” é causal).

    À medida que  Conjunção Subordinativa PROPORCIONAL, pode ser substituída por: à proporção que.

    As duas expressões são corretas, mas têm significados diferentes.

    OUTRA QUESTÃO Cespe: (Q405881): Sem prejuízo do sentido original do texto, a expressão “na medida em que” (l.3) poderia ser substituída por à medida que – ERRADO 

    Reforçando: "Na medida em que" causa. "À medida que" Proporção.

    Obs.: à medida EM que não existe.

    Sobre a vírgula:

    Quando o adjunto adverbial fecha o período (que é o caso da questão), ele está na posição normal, logo a vírgula antes dele é facultativa.

     

    Bons estudos!

  • Passar em concurso requer muita dedicação e insistência, se você não passou ainda, tenha calma.

    DEUS está preparando você, em breve tua benção vem. .

  • NA MEDIDA QUE = ´`A MEDIDA QUE

  • Deleita-te no Senhor e o desejo do seu coração será estabelecido. salmos 37:4.

  • Gab: Certo

    A QUESTÃO PEDE APENAS CORREÇÃO GRAMATICAL!

    É plenamente possível a troca de uma conjunção pela outra, porém, o sentido é alterado.. que é exatamente o que a questão afirma!

    Na medida em que - conjunção CAUSAL = uma vez que, já que, dado que

    À medida que - conjunção PROPORCIONAL = à proporção que, ao passo que

    Aprovada PRF 2021!! Foco, força e fé! Desistir, jamais! Bons estudos!

  • A correção gramatical é mantida, mas o sentido não.

    Gab: CORRETO

  • meu bizu:

    Na medida em que: CAUSAL... "Só Jesus na CAUSA..."

    À medida que: PROPORÇÃO

  • SO QUERIA SABER DE ONDE SAIU A PREPOSIÇÃO (A) PRA TER ESSA CRASE EM à MEDIDA QUE...

  • VEJAMOS;

    A locução “na medida em quetem valor causal. Já “à medida quepossui valor proporcional. Já identificamos aí uma mudança de sentido, sem, contudo, prejudicar a correção gramatical.

    Além disso, é possível suprimir a vírgula após “vida”, haja vista que esta isola uma oração adverbial em final de período. A presença da vírgula, nessa situação, é facultativa.

    Isso posto, as alterações propostas não comprometem a correção, mas alteram o sentido original.

    CERTO

  • '4. Considerando o que se diz em Mateus et al. (2003, p. 559)2, podemos apontar um aspecto distintivo formal, pelo menos: porque é causal se puder co-ocorrer com outra conjunção:

    a) «O bolo não subiu porque puseste pouco fermento e porque não deixaste aquecer bem o forno.»

    b) «Vamos embora, porque aqui não resolvemos nada.»

    1 CUNHA, Celso; CINTRA 1984 – Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições Sá da Costa.

    2 MATEUS, M. H. M. et al. 2003 – Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho.'

    in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-conjuncao-causal-e-a-explicativa/22843# [consultado em 05-06-2021]

  • Acertei 9 das 12 questões de Língua Portuguesa dessa prova SEM LER INTEGRALMENTE O TEXTO. Agora vou revisar as 3 questões que errei. Sinceramente, o texto não é tão complexo assim, se você se envolver com ele, deixar fluir, não é, claro que ele dá margem a muita interpretação, o que é exatamente o que o CESPE busca, textos que permitam sutis e aprofundadas interpretações. Eu resolvi as questões de forma acelerada e displicente, depois que vi o quão importante eram, prova recente da PRF.

  • "à medida em que" - oração subordinada adverbial proporcional

    "na medida em que" - oração coordenada causal.

    Como a oração subordinada/coordenada está em sua posição original a vírgula é facultativa.

    Gabarito:correto

  • Errei por causa da virgula. Pensei que a virgula fosse obrigatória, mas os colegas explicaram bem a retirada da virgula.

  • Na prova deixei em branco por conta da vírgula, eu sabia que era facultativa, porém, não sabia se o sentido seria alterado(o que a questão pergunta tb).

    Pq nem sempre a virgulação de advérbios(locuções ou orações) alteram o sentido.

  • À medida que tem o sentido de à proporção que.

    ex: À medida que a renda diminui, o brasileiro reduz gastos em lazer e cultura.

    Na medida em que indica ideia de causa, significa uma vez quevisto quetendo em vista.

    ex: Para ele, preservar essas áreas, além de aumentar a qualidade de vida, traz mais renda para a população, na medida em que melhora a qualidade dos empregos e das moradias.

    Cuidado para não misturar as duas expressões!!

    -Estão erradas as formas na medida que à medida em que.

  • Agora estou com dúvidas sobre a real resposta, pois essa questão está errada no gabarito oficial.

  • prejudica seu sentido sim, á proporção que, à medida que: proporcionalidade e na medida em que: causal. se não se liga confunde.

  • REDAÇÃO TAMBÉM REPROVA!! Se você está DESESPERADO e PERDIDO, então você PRECISA DO PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar. Ele MUDOU O JOGO para mim: https://go.hotmart.com/Q55134590U

    Tem mais, além de APRENDER a fazer redações de um jeito rápido e prático, você ainda pode GANHAR DINHEIRO indicando. Então se você tem interesse em uma dessas coisas não perca tempo:

    https://go.hotmart.com/Q55134590U

  • ''mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida, na medida em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas.''

    ''mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida á medida que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas.''

    na medida em que >>>>> CAUSAL

    á medida que>>>>PROPORCIONAL

    A correção permanece visto que não tem nenhum erro gramatical , porém o sentido é alterado pois está trocando um concetivo causal por um proporcional

  • Complementando o ótimo comentário do Pedro.

    Em tais espaços, os indivíduos passaram a ser submetidos a regras e leis mais rigorosas, mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida, na medida em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas.

    Proposta sem a vírgula:

    Em tais espaços, os indivíduos passaram a ser submetidos a regras e leis mais rigorosas, mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida à medida que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas.

    a oração em vermelho aparenta ser uma adversativa deslocada, contrariando a ideia anteposta e sendo isolada por vírgulas; contudo, acredito que seja aditiva, pois não apresenta sentido de oposição, o que tornaria a vírgula facultativa e não uma oração deslocada; por conseguinte, o trecho seria composto por uma or adverbial coordenada sindética e outra assindética marcada pelo ''mas'' com sentido de adição, e em seguida uma or sub causal ou proporcional se for pela assertiva, logo, a vírgula é facultativa.

    Reescritura optativa

    Em tais espaços, os indivíduos passaram a ser submetidos a regras e leis mais rigorosas e (os indivíduos) ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida na medida em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas.

    adendo:

    os indivíduos foram submetidos antes, depois que as ameaças físicas começaram a ficar despersonalizadas (na medida em que);

    na mesma proporção em que os indivíduos iam sendo submetidos, as ameaças físicas iam se tornando despersonalizadas (à medida que)

    irrupção

    1. entrada impetuosa e súbita num local;
    2. invasão súbita.

    fonte: Dicio

    AVANTE

  • Errei por causa da supressão da vírgula sem atentar-me do Adverbio Causal (na medida que) que está na ordem direta, tornando-se a vírgula facultativa.

    na medida que: Causa

    à medida que: Proporção

    Quanto ao sentido, não há dúvidas que é alterado.

  • Alô guerreiros, questão moderadamente fácil , toda Via requer muita interpretação para saber o que realmente o comando da questão pede

    #estuda guerreiro

    fé no pai que sua aprovação sai

  • O verbo converter, com o sentido de «transformar uma coisa noutra», usa-se com a preposição em. Então quem converte, converte uma coisa em outra.

  • Na medida em que ≠ à medida que.

    "Na medida" tem valor de causa para uma consequência/efeito. Pode ser substituída pelas equivalentes “uma vez que”, “porque”, “visto que”, “já que” e “tendo em vista que”.

    "À medida" tem valor de proporcionalidade/ à proporção que. Uma oração que contenha “à medida que” é subordinada à principal e mantém uma comparação de igualdade, de aumento ou diminuição.

  • Na medida em que é uma proporção de os indivíduos passaram a ser submetidos a regras e leis mais rigorosas.

    Á medida que é uma proporção de protegidos da irrupção.

    Logo, tem prejuízo para o sentido do sentido, porém a correção gramatical permanece correta.

    Gabarito: C.

  • Na medida em que ≠ à medida que.

    "Na medida" tem valor de causa para uma consequência/efeito. Pode ser substituída pelas equivalentes “uma vez que”, “porque”, “visto que”, “já que” e “tendo em vista que”.

    "À medida" tem valor de proporcionalidade/ à proporção que. Uma oração que contenha “à medida que” é subordinada à principal e mantém uma comparação de igualdade, de aumento ou diminuição

  • Na medida em que é uma é uma locução conjuntiva "causal"; (haverá noções de causa/consequência ou efeito)

    À medida que é uma locução conjuntiva "proporcional". (Expressa ideia de proporção.)

    Trocar uma pela outra fará o SENTIDO MUDAR, mas a correção gramatical se mantém.

     

    • à medida "em" que, não existe.

  • Bizú- retirar ou colocar vírgula- muda o sentido.

    Porém, permanece a correção gramatical.

    Força guerreiros, vamos vencer.

  • Galera uma dica, ao ler a questão respirem fundo e com pausa umas 5 repetições, isso ajuda a vc raciocinar melhor

    ps: Funciona muito comigo

  • Qual o motivo da crase?

  • Essa prova n foi de deus

  • Uso facultativo de virgula.

    a troca da locução acarretaria prejuízo no sentido, de fato, mas não era o que a questão queria.

  • Correção da prova

    https://www.youtube.com/watch?v=ojUfx3eTduA

  • Pesquisei e a forma do texto "a medida em que" está errado, talvez propositalmente, mas fica a dica.

    "à medida que" dá a ideia de proporção como o texto quer.

    e sobre a vígula, suprimindo ou incluindo sempre mudará o sentido.

  • Haverá vírgula obrigatória diante das conjunções adversativas, conclusivas e explicativas.

  • Conjunções coordenadas - explicativa, conclusiva e adversativa - vírgula obrigatória

    Conjunções adverbiais - iniciando período, obrigatório.

    Ex: Quando ele chegar, haverá mudanças.

    -fechando o período, facultativo

    eX; Haverá mudanças, quando ele chegar.

    Fonte: prof.Alexandre Soares

  • OP + Adverbial= vírgula facultativa

    Adverbial + OP= vírgula obrigatória.

  • A alteração da locução "na medida em que" (que tem valor causal) por "à medida que" (que tem valor proporcional) não fere a gramática.

    Quanto à vírgula: quando uma oração subordinada está na sua posição direta — após a oração principal, como é o caso da questão —, a vírgula é facultativa. Assim, tanto faz inserir ou não vírgula após vida.

    Correto

  • Pessoal, e essa crase aí? Alguém pode me explicar, por gentileza, o motivo de ela está correta?

  • na medida em que = porque - CAUSAL

    à medida que = quanto mais - PROPORCIONAL

    Adjunto Adverbial no final do período = "," FACULTATIVA

    Mantém CORREÇÃO, altera o SENTIDO

  • iniciando período, obrigatório.

    Ex: Quando ele chegar, haverá mudanças.

    -fechando o período, facultativo

    eX; Haverá mudanças, quando ele chegar.

    Fonte: prof.Alexandre Soares

  • NA MEDIDA QUE - CAUSAL

    À MEDIDA QUE - PROPORCINAL

  • na medida em que = porque - CAUSAL

    à medida que = quanto mais - PROPORCIONAL

  • Gabarito C.

    Gramaticalmente correto, alterando apenas o sentido.

    • à medida que: conjunção proporcional
    • na medida em que: conjunção causal
  • esquisitão “mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida, à medida que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas”.

  • As locuções "à medida que" e "na medida em que" têm significados diferentes.

    Vejamos:

    "À medida que" indica proporção e equivale a "à proporção que", "ao passo que", "conforme". 

    Exemplos:

    A opinião popular muda à medida que se aproxima a eleição. 

    O réu se acalmava à medida que a audiência se desenvolvia.

    À medida que a multidão saía, as ruas iam ficando desertas.

    "Na medida em que" denota causa e significa "uma vez que", "porque", "porquanto", "pelo fato de que". 

    Exemplos:

    Seremos respeitados na medida em que somos honestos e autênticos.

    Ele se acalmou na medida em que o médico lhe explicou o ocorrido.

    A requisição e a desapropriação se distinguem na medida em que somente a União pode requisitar a desapropriação, entre vários outros fatores.

    Fonte:

    https://www.tjsc.jus.br/web/servidor/dicas-de-portugues/-/asset_publisher/0rjJEBzj2Oes/content/a-medida-que-ou-na-medida-em-que?inheritRedirect=false

  • Já vi essa cair várias vezes

    NA MEDIDA EM QUE = CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA CAUSAL

    À MEDIDA QUE = CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA PROPORCIONAL

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    OUTRA QUESTÃO PARA TREINAR:

    Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: IBGE Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - IBGE - Agente de Pesquisas por Telefone

    ''No trecho “A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade, na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos à natureza, à sociedade e ao semelhante” (primeiro período do último parágrafo do texto 1A2-I), a expressão “na medida em que” poderia ser substituída, sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto, por:

    a) à proporção que.

    b) à medida que.

    c) uma vez que. (também é causal)

    d) mesmo que.

    e) quando.''

  • A alteração da locução "na medida em que" (que tem valor causal, equivalendo a uma vez que e visto que) por "à medida que" (que tem valor proporcional, equivalendo à proporção que) não fere a gramática.

    Quanto à vírgula: quando uma oração subordinada está na sua posição direta — após a oração principal, como é o caso da questão —, a vírgula é facultativa. Assim, tanto faz inserir ou não vírgula após vida.

    Gab. Certo

    Bons estudos!!

  • Clássica:

    Na medida em que => CAUSA

    À medida que => PROPORÇÃO

  • ''Na medida que'' é caNusal

    ''à medida que'' é proporção

  • Lembrando que a crase de " à medida que" faz parte a locução conjuntiva.

    Sem a , a expressão “a medida que” deixa de ser uma locução para unir ideias, torna-se objeto ou sujeito de uma oração, e passa a aceitar o “em que”.

    Exemplos:

    A medida que gerou sua queda foi o aumento das mensalidades.

    Investimento na formação dos professores é a medida em que acredito.

  • OBS. Nas orações adverbiais é facultativo o uso das vírgulas, porém nas orações subordinadas substantivas não pode ter vírgulas separando-as.

  • Pão Pão Queijo Queijo

    Na medida em que "causa"

    A medida que "proporcional"

    A medida em que "não existe"

  • Mas, e a crase? Que palavra pede antecessora pede "à"?

  • Alguém pode esclarecer o uso desta crase???

  • , mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida à medida que em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas

    • Na medida em que é uma é uma locução conjuntiva "causal"; (haverá noções de causa/consequência ou efeito)
    • À medida que é uma locução conjuntiva "proporcional". (Expressa ideia de proporção.)

  • Gabarito: Certo

    Principais Regras de Crase (à) com base nas questões que já respondi:

    Obrigatório: Verbo (pedindo a preposição “a) + a (à) + Palavra Feminina no Singular; Horas especificadas (substituir por ao meio dia e ver se tem sentido); Locuções adverbiais femininas (às vezes, à direita, à esquerda etc); Mudança de sentido ao colocar a crase, criando uma circunstância.

    Facultativo (Só tem 3 casos, mas esse é o que mais cai): Pronome Possessivo Feminino no Singular na oração (Minha, sua, nossa, tua, vossa) na oração.

    Proibitivo: Palavras masculinos; Uso de verbos; Diante de Pronomes (que, a ela, a ele, nosso, alguém, nenhum etc); Palavras repetidas (Ex: dia-a-dia); Verbo (pedindo a preposição “a”) + a + Palavra Feminina no Plural.  

    DICA DE PARALELISMO: tia DEA não usa crase (Ex: De 8:00 as 10:00) e tio DAAn usa crase (Ex: Das 8:00 às 10:00).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Correto, pois é o SENTIDO que MUDA!

  • NEM LI O TEXTO FUI NO MACETE DE UM PROFESSOR USADO QUANDO SE TRATA DE LUGARES

    EX: FUI À PARAÍBA (COM CRASE )

    FUI A ISRAEL (SEM CRASE) MACETE : SE ESTOU (NA) USA CRASE

    SE ESTOU (EM) NÃO USA CRASE

    ESTOU NA PARAÍBA

    ESTOU EM ISRAEL;

    OBSERVEI NA QUESTÃO E TROQUEI O ( NA) PELO ( À)

    NADA CIENTIFICO APENAS FOI A FORMA QUE AVALIEI PARA CHUTAR POIS NÃO SABIA A RESPOSTA ;

    MAS O MACETE PARA LUGARES É NOTA 10

  • GABARITO: CORRETO

    Gramaticalmente correto, alterando apenas o sentido.

    • à medida que: conjunção proporcional
    • na medida em que: conjunção causal

  • 1 - "ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida, na medida em que (CAUSAL) em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas"

    2 - "ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida à medida que (PROPORCIONAL) em que as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas."

    3 - A vírgula pode ser suprimida, pois a oração está na ordem direta.

    Ordem direta - vírgula facultativa.

    Ordem indireta - vírgula obrigatória.

    • Manteve a correção gramatical.
    • Alterou o sentido original.
    • Manteve a coerência.

  • Questão deveria ser anulada, pois há muitos gramáticos que dizem ser obrigatória a vírgula na separação de orações adverbiais, ainda que na ordem direta. Mas é isso: cada um diz o que quer e enquanto a ABL não tomar partido e unificar as regras será esse inferno. Por que a Cespe, uma banca tão séria, não para de trabalhar com questões polêmicas?

  • QUestão comentada: https://www.youtube.com/watch?v=Kx08C3eT0Q8&t=2s

  • Nem o periodo a banca faz o favor de por kk

  • A cespe rouba em tudo...rss

  • E esse acento indicativo de crase? Errei por isso.

  • meu Deus, Cespe!

  • o "na" é a preposição em + o artigo feminino a, por isso vai crase :)

  • Gab: CERTO

    Sempre ocorre a crase:

    • Locuções conjuntivas (existem apenas duas locuções desse tipo): À medida que o tempo passa, o casal fica mais apaixonado; À proporção que os dias passavam, o medo crescia.

  • à medida que - crase / vírgula

  •  Em tais espaços, os indivíduos passaram a ser submetidos a regras e leis mais rigorosas, mas ficaram mais protegidos da irrupção da violência na sua vida, na medida em que (a medida que) as ameaças físicas tornaram-se despersonalizadas e monopolizadas por especialistas.

    1) A vírgula após vida pode ser removida sem prejudicar a correção gramatical, porque a oração adverbial está na ordem direta e não deslocada.

    2) "A correção gramatical do último período do texto seria mantida", por isso, a troca das conjunções e a remoção da vírgula não acarretariam prejuízo à correção gramatical.

    Gabarito - Correto