SóProvas


ID
5228377
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte excerto:  


Uma árvore bem gorjeada, com poucos segundos, passa a fazer parte dos pássaros que a gorjeiam.

(Manoel de Barros. “Seis ou treze coisas que eu aprendi sozinho”. In: O Guardados de Águas. 2003, p.41.)  


Os vocábulos sublinhados são classificados, respectivamente, como: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Essa questão voce consegue matá-la mais rapido e facil quando olhar para o A (Pronome)

  • A questão em pauta trata basicamente de morfologia, já que pedia ao candidato que informasse em qual das alternativas se encontram as classes correspondentes aos termos sublinhados no trecho presente no enunciado.

    Nesse sentido, em “ Uma árvore bem gorjeada", que funciona como sujeito da oração, a palavra “uma" está associada ao substantivo “árvore" (que é o núcleo do sujeito) indicando indefinição e mostrando que aquela não é, no contexto do discurso, uma árvore bem gorjeada específica na mente do poeta-autor, de modo que tal termo funciona como um artigo indefinido.

    Já em “os pássaros que a gorjeiam", “a" é um termo que remete e faz referência direta à “uma árvore bem gorjeada", servindo de elemento de coesão referencial e exercendo a função de objeto direto do verbo “gorjear", que significa exprimir pelo canto, pelo gorjeio. Em uma primeira visão, a construção pode parecer estranha, mas, na particular interpretação que o poeta faz da natureza, os pássaros cantam/gorjeiam a própria árvore que passa a fazer parte deles em poucos segundos. Voltando ao termo destacado “a", percebemos que ele funciona como objeto direto, sendo assim um pronome oblíquo.

     Logo, entende-se que a alternativa correta é a letra B.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Uma árvore bem gorjeada, com poucos segundos, passa a fazer parte dos pássaros que a gorjeiam. (Manoel de Barros. “Seis ou treze coisas que eu aprendi sozinho”.

    Artigo indefinido.

    Pronome retomando o termo árvore.