Esta questão mobiliza conhecimentos sobre classe de palavras e função sintática. Para determinar a classe gramatical, é preciso observar o seu contexto, visto que essas categorias não são necessariamente estanques.
Os artigos se dividem entre artigos definidos (o, a, os, as) e indefinidos (um, uma, uns, umas). Quando falamos de algo específico, conhecido do leitor ou mencionado anteriormente, usamos os artigos definidos. Quando falamos de algo geral ou quando é a primeira menção, utilizamos o artigo indefinido.
No texto, a árvore é mencionada pela primeira vez, razão pela qual o artigo indefinido uma foi utilizado. Ele não pode ser classificado como numeral, porque o seu sentido não foi empregado para indicar uma quantidade de árvores.
A partir dessa definição, podemos excluir as alternativas B e C.
Ao analisar o segundo vocábulo, vemos que ele retoma um antecedente bem definido - o substantivo árvore. Uma árvore bem gorjeada, com poucos segundos, passa a fazer parte dos pássaros que gorjeiam a árvore.
Para evitar a repetição do termo, um pronome oblíquo átono - a - foi mobilizado. Como o verbo gorjear é transitivo direto, a forma átona empregada é a (feminino singular retomando o substantivo uma árvore).
Os vocábulos são classificados, portanto, como artigo e pronome.
Gabarito da Professora: Letra A.