SóProvas


ID
5247175
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Pedrão - BA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

A ÁRVORE QUE PENSAVA BASTANTE

(1o§) Houve uma árvore que pensava e ficou conhecida porque pensava muito. E não parava de pensar. Um dia transpuseram-na para a praça no centro da cidade. (2o§) Fez-lhe bem a deferência e ela ficou satisfeita. Ela se entusiasmou, cresceu, agigantou-se.

(3o§) Aí vieram os homens e podaram seus galhos. A árvore estranhou o fato e corrigiu seu crescimento, pensando estar na direção de seus galhos a causa da insatisfação dos homens.

(4o§) Mas quando ela novamente se agigantou, os homens voltaram e novamente amputaram seus galhos. E continuaram destruindo a árvore que não fazia mal a ninguém.

(5o§) A árvore queria satisfazer os homens por julgá-los seus benfeitores, e parou de crescer. E como ela não crescesse mais, os homens a arrancaram da praça e plantaram outra em seu lugar.

(Oswaldo França Júnior. As laranjas iguais. Rio de janeiro. Nova Fronteira.)

(https://brainly.com.br/tarefa/367413630)

https://brainly.com.br/tarefa/367413630

Sobre os componentes do texto, marque a alternativa com afirmação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO

    A questão não possui gabarito

    A) A frase: "E não parava de pensar", enuncia ideia negativa.

    Correta. Embora subjetivo afirmar que "enuncia ideia negativa", o fato de a construção estar munida do adverbio "não" dá lastro à afirmação.

    B) A árvore que pensava pedia orientações aos homens que cuidavam dela.

    Incorreta. Não há qualquer passagem no texto que suporte tal afirmação.

    C) O período: "Aí vieram os homens e podaram seus galhos", é composto por coordenação aditiva, a palavra "aí" é advérbio de lugar dissílabo oxítono.

    Incorreta. Embora o período seja composto por orações coordenadas aditivas, a banca erra de forma grosseira ao afirmar que o termo "ai" é adverbio de lugar, estamos diante de adverbio de tempo, substituível por "então". Não há qualquer nexo locativo na construção.

    D) O (2o§) inicia com verbo no pretérito perfeito do modo indicativo, enunciando ideia concluída no passado.

    Correta. A indicação da banca quando da conjugação do verbo está correta.

    Gabarito da banca na alternativa B

    Gabarito correto ausente

  • Apenas desconsidere essa questão e vá para a próxima.

  • Acertei, mas marquei porque senti falta das vírgulas. No geral, essa questão não tem gabarito.
  • Minha nossa! Onde que "aí" é advérbio de lugar dissílabo oxítono? Pensava eu que esta alternativa seria a incorreta...

  • Relaxa! Você não errou por não saber, apenas não tem gabarito para a questão.

    Segue o baile!

  • Itens B e C estão errados.

    B) Em nenhum momento ela pediu orientação.

    C) Aí não é advérbio de lugar.

    O item C tem um erro mais gritante. Então fui nele.

  • Aí vieram -> "Nesse momento" vieram. Achei que seria adv de tempo e não de lugar...

  • A questão mobiliza conhecimentos de diferentes temas da gramática normativa como classe de palavras, flexão verbal e interpretação textual.

    A) A frase: "E não parava de pensar", enuncia ideia negativa.
    Errado. A frase expressa uma ideia associada à negação. Por estar correta, essa alternativa pode ser descartada, já que a resposta é uma afirmação incorreta.

    B) A árvore que pensava pedia orientações aos homens que cuidavam dela.
    Correta. Não há nenhum elemento que indique no texto especificamente a questão das orientações sugeridas na alternativa. Como não há respaldo no texto, essa alternativa está incorreta e, portanto, é a resposta da questão.

    C) O período: "Aí vieram os homens e podaram seus galhos", é composto por coordenação aditiva, a palavra "aí" é advérbio de lugar dissílabo oxítono.
    Errado. No período, é possível destacar a presença da conjunção coordenativa "e" ligando duas orações. Além disso, o advérbio utilizado “a-í" é um dissílabo com a sílaba tônica na última sílaba. De acordo com a gramática normativa, o advérbio "aí" expressa uma ideia de localidade (aqui, cá, ali e lá são outros exemplos). Informalmente, contudo, o termo é empregado como elemento de ligação, mas esse é um registro coloquial. Como o advérbio por si só pode ser considerado um advérbio de lugar, a proposição está correta e a alternativa pode ser descartada.

    D) O (2o§) inicia com verbo no pretérito perfeito do modo indicativo, enunciando ideia concluída no passado.
    Errado. O segundo parágrafo começa com a forma verbal “fez-lhe", no pretérito perfeito. Esse tempo verbal é empregado para falar de ações que ocorreram no passado e estão concluídas. Sendo assim, a prerrogativa está correta. Como a questão pede a identificação da alternativa incorreta, ela pode ser descartada.

    Gabarito do Professora: Letra B.