Resposta: Letra C
ERRO DAS DEMAIS ALTERNATIVAS:
A) Quando o assunto é saneamento básico, um dos focos das investigações científicas é melhorar o desempenho do sistema microbiológico. Ou seja, é importante otimizar o consumo de matéria orgânica e nutrientes (como nitrogênio e fósforo) pelas bactérias na ausência de oxigênio, por meio do menor gasto de energia possível.
Quando o assunto é saneamento básico, um dos focos das investigações científicas é melhorar o desempenho do sistema microbiológico. Ou seja, é importante otimizar o consumo de matéria orgânica e nutrientes (como nitrogênio e fósforo) pelas bactérias na presença de oxigênio, por meio do menor gasto de energia possível.
B) O processo de biomassa aeróbica granular foi desenvolvido na Holanda e recebeu o nome de Nereda. Nessa metodologia, em vez da biomassa encarregada pelo tratamento do esgoto se estruturar em grânulos (como em processos convencionais), ela se organiza em flocos, cuja velocidade de sedimentação é significativamente superior, sem necessidade de adição de produtos químicos e dispensando a instalação de unidades de decantação.
O processo de biomassa aeróbica granular foi desenvolvido na Holanda, pela Universidade de Tecnologia de Delft. A tecnologia foi patenteada pela empresa Royal HaskoningDHV e recebeu o nome de Nereda.
Nessa metodologia revolucionária, em vez da biomassa encarregada pelo tratamento do esgoto se estruturar em flocos (como em processos convencionais), na tecnologia Nereda ela se organiza em grânulos, cuja velocidade de sedimentação é significativamente superior, sem necessidade de adição de produtos químicos e dispensando a instalação de unidades de decantação.
D) A etapa de filtração tem sido objeto de estudo de diversas pesquisas importantes. Antigamente, era comum que essa fase do tratamento de água fosse realizada com grandes filtros de areia. Hoje, observa-se um movimento para a operação com membranas. Apesar de ainda apresentar um baixo custo de implantação, esse tipo de tecnologia aumenta de maneira considerável a área ocupada pelas Estações de Tratamento de Água (ETAs).
A etapa de filtração tem sido objeto de estudo de diversas pesquisas importantes. Antigamente, era comum que essa fase do tratamento de água fosse realizada com grandes filtros de areia. Hoje, observa-se um movimento para a operação com membranas.
Apesar de ainda apresentar um alto custo de implantação, esse tipo de tecnologia reduz de maneira considerável a área ocupada pelas Estações de Tratamento de Água (ETAs).
Fonte: https://blog.brkambiental.com.br/saneamento-no-brasil/