-
GABARITO LETRA-A.
O que é voz passiva? A voz passiva é a voz verbal que indica que o sujeito da oração sofre ou recebe determinada ação
-
Se não ler direito toma chumbo. É letra A. Veja que a questão fala "Voz passiva", ou seja, sujeito recebe uma ação.
-
E a B? Quem cerca é a polícia. Ela está agindo sobre o Sujeito.
-
Quem é que foi atacado?
- Eles!!
Eles foram atacados por várias abelhas enquanto caminhavam pela fazenda.
Várias abelhas atacaram eles enquanto caminhavam pela fazendo.
Letra A.
-
realmente muita atenção nessa hora.
-
ATENÇÃO!!! Acredito que e diferença da alternativa B para A, que deixa a B INCORRETA é porque a voz passiva precisar do VERBO SER+PARTICÍPIO, que acontece na alternativa A!!! Todas o sujeito pode praticar ou sofrer uma determinada ação.
-
CUIDADO!
Questão com dois gabaritos.
Inspecionemos os itens:
a) Eles foram atacados por várias abelhas enquanto caminhavam pela fazenda.
Correto. Há voz passiva analítica. Veja a constituição: verbo ser (foram) + particípio (atacados) + agente da passiva (por abelhas). É relevantíssimo constatar: na voz passiva, seu agente pode ser claro ou oculto. Ainda que não manifesto nesta voz, constar-se-á voz passiva. Ex.: Os homens foram mortos. Nesta frase, a despeito de inexistir agente da passiva, está-se diante de uma voz passiva analítica. Atente para isso;
b) Eles estão cercados pela polícia.
Aqui se aloja o problema da questão. Existem duas formas de analisar a estrutura:
1ª) Considerar o verbo "estar" auxiliar da locução verbal "estão cercados". Assim, forma-se voz passiva e a estrutura preposicionada (pela polícia) é seu agente;
2ª) Considerar a inexistência de voz passiva, porque verbo "estar" funciona tão somente como copulativo (ou de ligação) e atua como ponte entre o sujeito (eles) e o predicativo (cercados). Nesta análise, "pela polícia" é complemento nominal.
De análise dúbia, este item não deve ser considerado incorreto;
c) O Brasil tem de ser um país menos desigual.
Incorreto. A locução "tem de ser" não expressa ação passiva;
d) “Afinal, o homem teso rendeu o flexível, e passou a falar pausado, com superlativos.” (Machado de Assis)
Incorreto. A locução "passou a falar" não expressa ação passiva. O contrário: denota ação do homem.
Letras A e B
-
Faço das palavras contidas na boa análise do colega Sr. Shelking as minhas, mas acrescento minha visão sobre o item B.
"Eles estão cercados pela polícia"
Digo de antemão que, embora concorde plenamente em considerar a presente questão como anulável, eu, em minha concepção, e saliento a existência da dubiedade apontada, não considero a construção em comento como de voz passiva.
Vejo o verbo presente na oração, "estar", como um verbo copulativo, não formando locução, e sendo o termo posterior, bem como seus complementos, predicativo do sujeito. Tal fato, para o professor que aqui escreve, pode ser percebido pela semântica da construção.
"Eles estão cercados pela polícia" - O verbo nos traz uma ideia estática, circunstancial, estando o foco no estado do sujeito, e não na ação praticada. É mister perceber que na presente construção sequer podemos afirmar que existe um "agente da passiva", vez que não há elementos semânticos que afirmem que o termo preposicionado era agente da ação contida no suposto verbo.
"Eles foram cercados pela polícia" - O uso da forma verbal "ser" muda o foco da construção para a ação, aqui praticada, inequivocamente, pelo agente da passiva. É construção em voz passiva, sem margem para discussões.
Saliento novamente que esta é apenas uma análise entre outras possíveis, o que corrobora a afirmação do Sr. Shelking ao indicar a anulação da questão.
Gabaritos possíveis nas alternativas A e B