SóProvas


ID
5255896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Joana, de 25 anos de idade, praticou o crime de roubo mediante ameaça com uma arma branca; no decorrer da ação penal, restou comprovado que a autora era portadora de doença mental. Nessa situação, caso entenda pela inimputabilidade de Joana, o juiz do feito terá reconhecido que a autora era,

Alternativas
Comentários
  • Doença mental = Isenção da Pena

    Perturbação de saúde mental = Pena reduzida de 1/3 a 2/3

  • Gab E

    No tempo da ação ela não sabia o que estava fazendo, logo, ela é iniputavel.

  • O bizu para acerta a questão é o tempo da AÇÃO .

    NO TEMPO DA AÇÃO inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito de sua conduta 

  • GABARITO - E

    Art. 26 - É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou r.t.d , era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.             

    CUIDADO!

    Parágrafo único - A pena pode ser reduzida de um a dois terços, se o agente, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou r.t.d não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. 

  • Gabarito: E

    Quando a questão fala que o juiz entenderá pela inimputabilidade de Joana pode-se afirmar que no momento da ação, devido a sua doença mental, ela era inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determina-se de acordo com esse entendimento. Nesse caso, segundo o art. 26, CP ela será isenta da pena.

  • "Nessa situação, caso entenda pela inimputabilidade de Joana, o juiz do feito terá reconhecido que a autora era,"

    Ele quer saber que se o juiz disser que ela é inimputável,o que ele levou em consideração para fundamentar isso.

    Trabalharemos com base no art.26 do CP

    Art. 26 - É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou r.t.d , era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. 

    Com esse artigo,matamos todas as questões.

    A

    ao tempo da ação, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito de sua conduta, mas capaz de determinar-se de acordo com esse entendimento.

    B

    ao tempo da sentença, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito de sua conduta ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

    C

    ao tempo da sentença, plenamente capaz de entender o caráter ilícito da conduta, mas inteiramente incapaz de determinar-se de acordo com esse entendimento.

    D

    ao tempo da ação, parcialmente incapaz de entender o caráter ilícito de sua conduta e de autodeterminação.

    E

    ao tempo da ação, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito de sua conduta ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

    GAB)E

  • Errei pela falta de atenção

  • A questão cobrou conhecimentos acerca da imputabilidade.

    De acordo com a teoria tripartite, adotada pela maioria da doutrina brasileira, o conceito analítico de crime consiste em fato típico, ilícito e culpável.

    No fato típico estão inseridos a conduta humana, o resultado (nos crimes materiais) o nexo de causalidade e a tipicidade.

    Antijuridicidade consiste em o fato não está amparado por nenhuma das causas excludentes de ilicitude (legitima defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento do dever legal e exercício regular de direito).

    Na culpabilidade estão presentes a imputabilidade, a potencial consciência da ilicitude e exigibilidade de conduta diversa.

    A imputabilidade penal é a capacidade do indivíduo, ao tempo do crime (ação ou omissão), entender o caráter ilícito de sua conduta e de determinar-se de acordo com esse entendimento. 

    De modo inverso, a inimputabilidade penal é a incapacidade do indivíduo, ao tempo do crime (ação ou omissão), entender o caráter ilícito de sua conduta e de determinar-se de acordo com esse entendimento.

    Assim, o gabarito é a letra E.


  • A banca trocou somente a conjunção. Caraca!

  • Ao tempo da ação, INteiramente INcapaz = Inimputável

  • GABARITO - E

    Art. 26 - É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou r.t.d , era, ao tempo da ação ou da omissão, INTEIRAMENTE incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.             

    ATENÇÃO!!!!!!!!!!

    REDUÇÃO DE PENA

    Parágrafo único - A pena pode ser reduzida de um a dois terços, se o agente, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou r.t.d NÃO ERA INTEIRAMENTE (PARCIALMENTE) capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

    @PMMINAS

  • Essa questão trata de inimputabilidade, pq ta em lei penal no tempo??????

  • @PMMINAS

  • Doença mental = Isenção da Pena