SóProvas


ID
5259109
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Pedrão - BA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01


O texto abaixo servirá de base para responder a questão.


SERENIDADE E DISCRIÇÃO NA CALMARIA DA ALMA


(1º§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Parei de falar quando percebi que ninguém estava disposto a me ouvir. Daí, então, passei a me sentir mais tranquilo, não somente pelo silêncio da voz, mas pelo silêncio interior. Juntei os dois para entender os outros na forma incrível de falação.

(2º§) Optei pelo silêncio, pois vejo a importância de recatar o que eu sou no que sinto e naquilo que faço. O falar é a prata das emoções, enquanto o calar representa o ouro no peso do seu quilate, logo, tem maior valor.

(3º§) Parei de me importar quando silenciei, pois percebi que milhares de bobagens são desprezíveis para quem se ocupa com o que há de maior valor para os humanos. Parei de dar meu máximo para quem não me dava nem o mínimo. Parei de verdade!

(4º§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Simplesmente parei de dar meu melhor para as pessoas que não mereciam nem parte disso. Parei de me importar com aqueles que demonstraram viver bem sem meu carinho. Escolhi parar. Acredite! Saiba que foi a melhor escolha que eu poderia ter feito.

(5º§) Parei de me importar quando silenciei. Não acumulei mágoas nem rancores vis, porque está longe de mim guardar sentimentos amargos, por isso parei. Pare com a ideia de que não pode parar.

(6º§) Ao parar de escolher quem na verdade nunca me escolheu, comecei a refletir mais e a ouvir a voz do meu coração. Pare e reflita! Busque edificar sua sabedoria!

(https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/) - (Acesso 13.05.2021) (Texto adaptado) - 


 https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/


Marque a alternativa com informação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • "Desprezíveis" é acentuada em razão de ser paroxítona terminada em ditongo. "Carinho" não é acentuada em virtude de não se acentuar paroxítonas terminadas em A, E, O, EM/ENS. OBS: Na realidade, existe uma regra mais complexa pras paroxítonas que é ensinada nos livros de gramática e apostilas de concurso, mas com a minha experiencia notei que a regra das paroxítonas é, grosso modo, o contrário das oxítonas. Espero ter ajudado. Maiores esclarecimentos ou críticas: só mandar MSG no privado.

  • Só em distinguir a classe gramatical DESPREZÍVEL(adjetivo) E CARINHO (substantivo) já acertava a questão

  • Esta questão aborda os conteúdos relacionados às regras de acentuação, à tonicidade das sílabas, à separação silábica, às flexões verbais, à ortografia e ao reconhecimento de figuras de linguagem. Trata-se de uma questão que pede para que o candidato identifique qual das alternativas abaixo traz uma afirmação incorreta. Analisemos uma por uma.

     

    A) As palavras: "desprezíveis" e "carinho" se identificam quanto à classe gramatical, quanto ao número de sílabas e quanto à tonicidade paroxítona. 

     

    Esta afirmação está incorreta. “Desprezíveis" e “carinho" não se identificam quanto à classe gramatical, já que a primeira é um adjetivo e a segunda um substantivo abstrato. As duas palavras também não possuem o mesmo número de sílabas, já que “desprezíveis" possui quatro sílabas (des – pre – zí – veis) e “carinho" possui três sílabas (ca = ri – nho). O único ponto em comum é que as duas palavras são paroxítonas, isto é, suas sílabas tônicas são as penúltimas. Nossa tarefa é apontar qual afirmação está incorreta, então, devemos marcar a letra A.

     

    B) O período: "Parei de dar meu máximo para quem não me dava nem o mínimo", está escrito com dois termos que se opõem pelo sentido, exemplificando antítese.

     

    Esta afirmação está correta. As palavras “máximo" e “mínimo" são antônimos (palavras diferentes e com sentidos diferentes) e, de fato, exemplificam uma antítese. Antítese é uma figura de linguagem que consiste na aproximação de palavras de sentidos opostos.

     

    C) No período: "Daí, então, passei a me sentir mais tranquilo", temos um dissílabo formado com hiato "daí", um dissílabo oxítono "então" sem acento gráfico que justifique a tonicidade, porque til serve para marcar a nasalização da vogal.

     

    Esta afirmação está correta. “Daí" é um dissílabo (palavra formada por duas sílabas – da – í) na qual temos a presença de um hiato. O hiato ocorre quando duas vogais aparecem juntas na palavra, mas se separam na hora da separação de sílabas. Já com relação ao vocábulo “então" também é formado por duas sílabas (en – tão) e é uma palavra oxítona (a sílaba tônica é a última). O til serve exatamente para marcar que se trata de uma vogal nasal.

     

    D) Os verbos: "pare", "reflita" e "busque" enunciam ordem ou conselho.

     

    Esta afirmação está correta. Os três verbos são do modo imperativo, isto é, um modo verbal pelo qual se expressa uma ordem, pedido, desejo, súplica, conselho, convite, sugestão, recomendação, solicitação, orientação, alerta ou aviso. Este modo pode ser afirmativo ou negativo. No modo imperativo negativo é necessário que se coloque uma palavra negativa precedendo o verbo.

     

    Gabarito do Professor: Letra A.