SóProvas


ID
5263912
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Síndrome do burnout, doença cada vez mais comum, caracteriza-se pelo desinteresse e desmotivação para o trabalho e pode acarretar forte impacto negativo na produtividade dos colaboradores de uma organização.
Analisando a Síndrome de burnout à luz da gestão por competências, percebe-se que essa doença afeta diretamente

Alternativas
Comentários
  • A questão fala em gestão por competências que é:

    CHA -> conhecimento (saber), habilidade ( saber fazer), atitude (querer fazer). Logo, desmotivação e desinteresse afetam o "querer fazer",

    GAB. E

  • LETRA E

    Como a colega bem disse: Competências são um conjunto de Conhecimentos, Habilidade e Atitudes.

    Segundo o site do Ministério da Saúde:

    • Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extremaestresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. 

    • A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.

    • Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior. 

    • Síndrome de Burnout também pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir.

    • Essa síndrome pode resultar em estado de  profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.

    Com base nessas informações, percebe-se que tal esgotamento profissional está diretamente relacionado com as ATITUDES (querer fazer) do sujeito afetado. Assim, a única opção que vai ao encontro desse pensamento é a letra E.

  • A síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional é um distúrbio psicológico causado pelo excesso de trabalho, podendo causar exaustão, esgotamento e estresse físico, dentre outros sintomas. Essa síndrome afeta diretamente a motivação do colaborador, ou seja, a vontade de querer fazer as atividades.

    Na gestão por competências, sabemos que na definição clássica (conhecimento, habilidade e atitude) o querer fazer corresponde as atitudes. A atitude representa a disposição, engajamento, determinação do profissional para realizar uma atividade. Portanto, a alternativa correta é a letra E.

    Gabarito: E

  • CHA -> conhecimento (saber), habilidade ( saber fazer), atitude (querer fazer). Logo, desmotivação e desinteresse afetam o "querer fazer",

    GAB E