SóProvas


ID
5266861
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gente grande complica demais


Quatro crianças no parquinho.


- Outro dia eu perguntei pro meu pai: "De onde vêm os bebês?" Ele ficou roxo, perdeu a fala e começou a gaguejar algo sobre a natureza, as borboletas, o amor, os homens e as mulheres... Não era mais fácil ele dizer que eu vim da barriga da mamãe?

- A minha mãe vive se descabelando. Ontem ela disse bem séria: "O sapato da Aninha ficou pequeno de novo, assim não dá!" Pra ela ficar feliz eu sugeri: "Mãe, não fique brava. Por que você não espera o sapato crescer? Se ele ficou pequeno, ele vai crescer novamente."

- Minha avó vive avisando minha mãe: "Pão engorda!" Bobagem. Eu peguei um pão escondido e passei a semana toda observando o danado. Vigiei toda hora, sem parar. E quem disse que o pão engordou?!

- No domingo fiquei furioso com meu pai. Ele disse que a gente ia experimentar umas azeitonas deliciosas. Eu nunca havia comido azeitona e estava ansioso. Ele abriu o pote, pegou uma azeitona e se deliciou: "Hummm!" Era hummm pra cá e pra lá. Eu pegava uma e, argh, que gosto horroroso, muito azedo, credo! Ele pegava outra e achava a delícia dos deuses: "Hummm!" Eu pegava uma e argh! Não dava. Aí eu entendi o lance e comecei a chorar.

- Ué, que lance?

Meu pai tava pegando as mais gostosas, aposto!

 https://yamashitatereza.wordpress.com/contos-minicontos-infantojuvenis/


A partir da leitura do texto, analise os pronomes utilizados nele e assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão requer interpretação textual e noções sobre pronomes. É preciso assinalar a alternativa incorreta.

    A) Na frase: "Por que você não espera o sapato crescer?", o pronome pessoal refere-se à Aninha.
    Correto. Tradicionalmente, você é considerado um pronome de tratamento, no entanto, tem sido aceito em determinadas situações como pronome pessoal, como é o caso da frase em questão em que ele é utilizado antes da forma verbal. No entanto, o pronome não é utilizado para referir-se à Aninha, mas a sua mãe, como demonstra o vocativo no início da fala da Aninha: "Mãe, não fique brava. [...]"

    B) Na frase: "Ele pegava outra e achava a delícia dos deuses" o pronome pessoal refere-se ao pai do menino.
    Incorreto. De fato, o pronome pessoal ele refere-se ao pai do menino no momento em que ambos estavam comendo azeitonas. Como a proposição está correta, essa alternativa pode ser descartada.

    C) A última frase da terceira fala possui um pronome interrogativo.
    Incorreto. A análise está correta, já que a última frase da terceira frase apresenta o pronome interrogativo quem. Além de quem, são pronomes interrogativos que, qual, quanto e suas variações. Por estar correta, pode ser eliminada.

    D) As quatro primeiras falas das crianças começam com frases que utilizam pronomes possessivos.
    Incorreto. É possível destacar os pronomes possessivos em todas as frases: “meu pai", “minha mãe", “minha avó" e “meu pai". Como a proposição está certa e a questão pede a indicação da errada, essa alternativa também pode ser excluída.


    Gabarito da Professora: Letra A.