SóProvas


ID
5272708
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A linguagem usada nos documentos oficiais deve estar de acordo com a norma culta da língua. Nesse sentido, marque a alternativa em que a concordância verbal esteja DE ACORDO com a norma culta vigente na Língua Portuguesa e recomendada pelo Manual de Redação da Presidência da República (2018).

Alternativas
Comentários
  • CORREÇÕES EM VERMELHO.

    A) Antigamente, havia inúmeras árvores seculares nestas florestas.

    B) Precisa-se de profissionais da área da saúde para enfrentar a pandemia.

    C) Nos debates, discutiam-se os problemas do desmatamento no Brasil e no mundo.

    D) A polícia deteve dois rapazes que participaram das manifestações.

    E) Já faz seis meses que o primeiro caso de COVID19 aconteceu no Brasil.

    gab letra B

  • no caso da alternativa B o "se" é um índice de indeterminação do sujeito, mantendo, portanto, o verbo na terceira pessoa do singular.

    gab; B

    erros só avisar

  • GAB: B

    *Só para explicar detalhadamente os erros da questão. Dividi o comentário em duas partes, pois não estava conseguindo publicar inteiro.

    PARTE 1:

    a) Antigamente, havia inúmeras árvores seculares nestas florestas.

    RESPOSTA: ERRADA

    Justificativa: O verbo 'haver' é impessoal, portanto não possui sujeito, devendo ficar na terceira pessoa do singular.

    b) Precisa-se de profissionais da área da saúde para enfrentar a pandemia.

    RESPOSTA: CERTA

    Justificativa: Trata-se de PIS (Partícula/Pronome Indeterminador(a) de Sujeito), mais conhecido como Índice de Indeterminação do Sujeito. Se o verbo concorda com seu sujeito e não temos um sujeito, o verbo deverá ficar na terceira pessoa do singular, independentemente da flexão do complemento (singular ou plural).

    DICA DA BOA: SEMPRE que houver partícula 'se' (independentemente da função) seguida de preposição (qualquer que seja) o verbo será invariável, DEVENDO ficar na terceira pessoa do singular. Isso acontece porque se há preposição após o 'se', isso significa que o verbo que antecede tal partícula será ou um Índice de Indeterminação do Sujeito - como no caso da questão - ou será PIV (Parte Integrante do Verbo), como é o caso do 'Trata-se de' que usei na minha justificativa. Em ambos os casos o verbo vai ficar na terceira pessoa do singular, pois atendendo as tais regras 'VERBO + SE + PREPOSIÇÃO' são as duas únicas possibilidades possíveis.

  • PARTE 2: *Dividi o comentário em dois, pois não estava dando conta de publicar ele inteiro.

    c) Nos debates, discutia-se os problemas do desmatamento no Brasil e no mundo.

    RESPOSTA: ERRADA

    Justificativa: 'VTD + SE = PA (Partícula Apassivadora)', sendo uma Partícula Apassivadora o que parece ser um complemento (Objeto Direito) é, na verdade, o Sujeito (paciente) da estrutura (Voz Passiva Sintética). Sendo o sujeito o verbo DEVE concordar com ele, portanto a estrutura correta seria "Nos debates, discutiam-se os problemas...", no plural.

     

    d) A polícia deteve dois rapazes que participou das manifestações.

    RESPOSTA: ERRADA

    Justificativa: Na questão temos o termo 'Apolícia', certamente é um erro de digitação do próprio QC não presente na assertiva original, por isso corrigi e desconsiderei (é muito comum ver isso aqui). Contudo, a questão continua errada, uma vez que erra a concordância entre o verbo 'participar' (parte de uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva iniciada pelo Pronome Relativo 'que') e o seu antecedente 'dois rapazes' (complemento direto do verbo 'deter') da Oração Principal. Sentença correta: "A polícia deteve dois rapazes que participaram/participavam...".

     

    e) fazem seis meses que o primeiro caso de COVID19 aconteceu no Brasil.

    RESPOSTA: ERRADA

    Justificativa: O verbo 'fazer' quando indica tempo decorrido é verbo impessoal, assim sendo, não possui um sujeito, DEVENDO ficar na terceira pessoa do singular.

     

    Espero ter ajudado, fiquem na paz! (:

     

  • Gabarito B

    A. Antigamente, haviam inúmeras árvores seculares nestas florestas. → "haver" no sentido de tempo transcorrido, existir ou ocorrer é impessoal (sem sujeito e o verbo irá ficar na 3ª pessoa do singular)

    B. Precisa-se de profissionais da área da saúde para enfrentar a pandemia. → verbo + "se" + preposição = impessoal (sem sujeito e o verbo irá ficar na 3ª pessoa do singular).

    E. fazem seis meses que o primeiro caso de COVID19 aconteceu no Brasil. → "fazer" no sentido de tempo transcorrido é impessoal (sem sujeito e verbo irá ficar na 3ª pessoa do singular).

  • Índice de indeterminação do sujeito não flexiona, sempre na terceira pessoa do singular

  • Um complemento sobre a letra D:

    Caso a frase estivesse escrita dessa forma: A polícia deteve o grupo de rapazes que participou das manifestações; o verbo poderia estar tanto no plural, concordando com rapazes, ou no singular, concordando com grupo.

  • O candidato, para responder esta questão, precisa ter conhecimento acerca da concordância verbal estabelecida pela norma culta vigente na Língua Portuguesa e que também é recomendada pelo Manual de Redação da Presidência da República.


    a) De acordo com a regra, o verbo “haver" nos sentidos de “existir", “acontecer", “ocorrer", como é o caso nessa frase, é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal. Assim, o correto é Antigamente, havia inúmeras árvores seculares nestas florestas.
    b) Quando a partícula SE exerce a função de índice de indeterminação do sujeito, ela acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, como é o caso do verbo "precisar", que é transitivo indireto. Nesse caso, o verbo deve obrigatoriamente ser conjugado na terceira pessoa do singular. Dessa forma, verificamos que a concordância verbal apresentada na frase está correta.
    c) Quando pronome apassivador, o "se" acompanha verbos transitivos diretos e transitivos diretos e indiretos na formação da voz passiva sintética. Nesse caso, o verbo deve concordar com o sujeito da oração. Dessa forma, tendo em vista que o sujeito da oração está no plural (problemas), a construção correta da frase é Nos debates, discutiam-se os problemas do desmatamento no Brasil e no mundo.
    d) O sujeito do verbo participar, que está na 2ª oração, é "dois rapazes", que é simples, mas está no plural. Nesse sentido, para que haja a correta concordância verbal, é preciso flexionar o verbo no plural. Sendo assim, a construção correta é A polícia deteve dois rapazes que participaram das manifestações.
    e) Conforme estabelece a regra da gramática normativa, o verbo fazer, quando indica tempo decorrido ou fenômeno natural, que é como foi apresentado nesta frase, é impessoal. Assim, não possui sujeito e, por isso, deve ser empregado na terceira pessoa do singular. Desse modo, a construção correta é Já faz seis meses que o primeiro caso de COVID19 aconteceu no Brasil.

    Gabarito do Professor: Letra B.