SóProvas


ID
5274955
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Campos Sales - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II
Inspire-se com os melhores

  Como classificar o sucesso de uma startup? Pela quantidade de investimento que recebeu, diriam alguns. Mas aí tem de ver de onde veio o aporte em questão. Pode, sim, ter partido de uma ideia original que conquistou e atraiu incubadoras, anjos ou grandes players do mercado. Porém, pode também ter vindo de algum familiar que simpatizou com o projeto. De repente, alguém deu a sorte de ter um tio rico e generoso e pronto. Tudo foi resolvido sem, necessariamente, ter mérito.
  Há quem sustente, então, que o número de funcionários da empresa é algo mais relevante para apontar eu desenvolvimento. Mas como comparar negócios? Alguns precisam de poucas pessoas para faturar milhões, enquanto outros necessitam de muitos braços para colher os mesmos frutos. Depende do setor, da plataforma, do serviço entregue e por aí vai.
  O faturamento, sem dúvida, seria uma boa métrica para apontar o sucesso de uma startup. É preciso considerar, no entanto, que há quem precise investir muito para receber mais ainda, enquanto outros empreendedores fazem de uma ninharia um volume razoável, com crescimento percentual igual ou até superior ao de quem precisou de muito mais tempo e dinheiro para chegar lá.
  Diante desse impasse, o movimento 100 Open startups, plataforma internacional que conecta startups a grandes empresas e tem como patrocinadores nomes a exemplo de Microsoft e Votorantim, chegou a uma solução. O grupo resolveu criar um ranking para eleger as startups mais influenciadoras do Brasil com base em critérios como reputação, validação do mercado, capacidade de gerar negócios, análise de investidores, parcerias, contratos realizados e muito mais.
  Cinquenta entre as melhores colocadas nessa seleção ilustram esta edição. São empresas de diversos setores, do Brasil todo, que apostaram em planos de negócios robustos e ideias criativas para se tornar atraentes. Conhecer um pouco de suas histórias é contagiante e pode despertar algo a mais aí dentro para que siga o mesmo caminho.
  O universo empreendedor é amplo e está aberto para todos. Inclusive para você. Cases de sucesso não faltam. Inspirese para que sua ideia também desponte entre as melhores.

Luis Carlos dos Anjos

No período “Alguns precisam de poucas pessoas para faturar milhões, enquanto outros necessitam de muitos braços para colher os mesmos frutos”, temos orações coordenadas:

Alternativas
Comentários
  • não entendi por que ela é adversativa.
  • Gabarito na alternativa D

    A banca solicita classificação das orações coordenadas que compõem o período transcrito abaixo:

    “Alguns precisam de poucas pessoas para faturar milhões, enquanto outros necessitam de muitos braços para colher os mesmos frutos.”

    De antemão já alerto para a presença de duas orações subordinadas adverbiais finais reduzidas de infinitivo que se fazem presentes na construção, respectivamente "...para faturar milhões,..." e "...para colher os mesmos frutos”.

    Desconsiderando-se o relapso da banca ao não citar respectivas construções subordinadas, ater-me-ei ao questionamento a mim enviado sobre a classificação do conjuncional "enquanto".

    --------

    Embora normalmente classificada como conjunção subordinativa temporal, pode assumir a função de unir, de forma coordenada, orações ou termos com sentido oposto ou em distanciamento, atuando como legitima conjunção coordenativa adversativa.

    Não é preciso muita procura para encontrar gramáticos, como Napoleão Mendes de Almeida e Domingos Paschoal Cegalla, que chancelam tal informação.

    Deste modo, é exemplo de construção adversativa:

    "Pedro é dedicado, enquanto Maria não é."

    Inexistente nexo temporal na passagem, e presentes termos opostos, evidenciando situação de adversão, correta a classificação da banca.

  • Decore conjunções e falhe miseravelmente!!!

  • ENQUANTO = conjunção subordinada adverbial temporal. Não entendi pq adversativa.

  • Adversativa tem ideia de oposição. Enquanto algumas pessoas precisam de pouco, outros precisam de mais.

  • oração: porque existe um verbo na frase

    coordenada: não depende da outra para existir

    sindética adversativa: porque existe uma conjunção de sentido oposto na frase

  • Troquem por qualquer adversativa. Troquei pelo MAS e deu certo.