SóProvas


ID
5290741
Banca
OMNI
Órgão
Conderg - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Após ser rejeitado pelos irmãos, filhote de macaco passa dia com bichos de pelúcia em zoo e noite na casa de veterinária em SC


Bebê necessita de cuidados intensos 24 horas. Ações em ambientes reservados servem para simular cuidados maternos e garantir sobrevivência do animal.


Por Carolina Fernandes e Dagmara Spautz, G1 - SC e NSC

09/06/2021


Um filhote de macaco-caranguejeiro está sob os cuidados de uma veterinária na sua casa durante a noite após ser rejeitado pela família no zoológico de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense.

Já durante o dia, no zoológico, Iuri, como foi apelidado pelos cuidadores, é mantido reservado em local com bichos de pelúcia, cobertores, leite especial e mamadeiras.

Desde que nasceu, em fevereiro, Iuri não foi bem recebido pelos irmãos e a convivência familiar ficou perigosa.

Por isso, a equipe responsável optou por isolá-lo, mas em razão dos cuidados intensos necessários, o grupo decidiu que Iuri passaria um período na residência da veterinária, Samara de Oliveira Freitas.

Segundo a bióloga responsável pela equipe, Marcia Regina Gonçalves Achutti, ele vem se desenvolvendo com saúde. Enquanto isso, a veterinária Samara de Oliveira Freitas cuida dele em casa durante à noite.

(...)

A veterinária explica que o animal ainda mantém contato com os seus semelhantes e não fica totalmente isolado. Segundo ela, assim que o bebê se adaptar à alimentação sólida, a reaproximação com os pais e os irmãos será feita.

"Esse é um processo cheio de etapas e cuidados. Nos próximos meses será feita a adaptação de alimentação mais sólida e semelhante à dos adultos. A gente tem que fazer a reintrodução aos poucos para ele e para o grupo aceitar ele. Mas sempre avaliando os possíveis risco que ele possa sofrer", conclui Samara.

(...)


https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/06/09/apos-ser-rejeitado-pelos-irmaos-filhote-de-macaco-passa-dia-com-bichos-de-pelucias-em-zoo-e-noite-na-ca sa-de-veterinaria-em-sc.ghtml (Acesso em 09/06/2021 - Adaptado) 

Sobre o período "A veterinária explica que o animal ainda mantém contato com os seus semelhantes e não fica totalmente isolado", a oração destacada é classificada sintaticamente como:

Alternativas
Comentários
  •  "A veterinária explica que o animal ainda mantém contato com os seus semelhantes e não fica totalmente isolado"

    → O termo é uma oração subordinada substantiva objetiva direta, ou seja, toda a oração exerce função de objeto direto oracional referente ao verbo da oração principal (oração).

    GABARITO. A

  • GAB.: A

    Reconhecendo que se trata de uma oração subordinada substantiva: trocar por "isso"

    A veterinária explica isso → que o animal ainda mantém contato com os seus semelhantes

    Quem explica, explica algo → verbo transitivo direto.

    Não desista! Confia e mantém.

  • Fato que mataria a questão em segundos : Todas as orações subordinadas adjetivas, seja ela restritiva ou explicativa, são ligadas por PRONOMES RELATIVOS, e não por conjunção integrante que é o caso da oração da questão, sendo assim eliminei a B,C e D, sobrando assim apenas a A.

  • GABARITO - A

    Que quando substituível por " isso " = Conjunção Integrante;

    Introduz orações subordinadas substantivas

    Que quando substituível por " qual(Ais)" = Pronome relativo

    Introduz orações adjetivas

    sem vírgulas = restritiva;

    Com vírgulas = Explicativa

  • Gabarito A

    → O "que" para ser:

    1. Conjunção Integrante = pode ser trocado por "isso"; *Caso da questão, pois o "que" pode ser trocado por "isso" sendo uma Oração Subordinada Substantiva.
    2. Pronome Relativo = pode ser trocado por "o(s), a(s), qual(is)";
    3. Preposição = pode ser trocado por "de" ou é quando: verbo "ter" + que + infinitivo (R);
    4. Partícula Expletiva ou Realce = é quando: "é" + que.

    → Para ser:

    • Subjetiva = o sujeito não aparece antes do "que";
    • Objetiva Direta = o sujeito aparece antes do "que".

    → Logo: "A veterinária explica que o animal ainda mantém contato com os seus semelhantes e não fica totalmente isolado" = A veterinária explica ISSO = Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.