SóProvas


ID
5292955
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Sapé - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Feita a leitura dos fragmentos textuais (I) e (II) abaixo expostos, extraídos da reportagem “CORTAR, CORTAR E CORTAR (Veja, 18/09/19), responda à questão, respectivamente.


Fragmento I


“O descalabro das contas públicas, devido a uma máquina inchada e cara, que falha em entregar serviços adequados para a população em áreas cruciais, exige que o país faça com urgência uma reforma administrativa. E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal, que consomem mais de 13% do PIB anualmente e custará cerca de 325 bilhões de reais neste ano. Torna-se urgente modificar as regras do funcionalismo, a fim de impedir que o colapso fiscal mantenha a escalada de crescimento.

Essa pauta incontornável está na mira do congresso. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já diagnosticou que, sem a mudança das regras para o funcionalismo, de nada adiantará se empenhar numa reforma que mexe nos tributos. Sem diminuir o tamanho do Estado, acredita Maia, não se reduz a carga tributária. No momento, a equipe econômica trabalha nos bastidores em uma proposta [...]” 


Fragmento II


“Para chegar a um modelo eficaz, o Executivo estuda sistemas adotados em países desenvolvidos, como o da Holanda, onde o servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado, ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos frequentes. Além de experiências estrangeiras, o governo avalia estudos do setor privado e de organizações civis que têm se mobilizado para combater os gastos, que crescem acima da inflação, e a escalada de contratações”.

Analise as estruturas em destaque em (1) e (2) abaixo, e responda ao que se pede:


1. “.... sistemas como o da Holanda, onde o servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado,...”

2. “....ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos frequentes.”


Assinale a alternativa que apresenta, na sequência, a classificação CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Oração adjetiva explicativa / Aposto. gabarito D
  • Questão com gabarito péssimo! Se pediu que classificasse a primeira oração como oração subordinada, da mesma maneira devia ter feito com a segunda, em que se trata de oração subordinada substantiva apositiva, e não somente aposto.

  • má formulada

  • Gabarito na alternativa D

    A banca, de fato, poderia ter adotado critério mais coerente nas assertivas, mas optou por misturar inadvertidamente classificações sintáticas. Tal posição, no entanto, não obsta que se chegue ao gabarito.

    1. “.... sistemas como o da Holanda, onde o servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado,...”

    Temos oração subordinada adjetiva explicativa, a função é de aposto explicativo.

    Advirto para erro comum e amplamente cometido, que é a tentativa de classificar a oração adjetiva explicativa, quanto a sua função, como adjunto adnominal. Inexiste possibilidade de adjunto adnominal virgulado, devendo a oração adjetiva explicativa ser classificada como aposto do termo ao qual faz referência.

    2. “....ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos frequentes.”

    Temos oração subordinada substantiva apositiva, a função do termo é de aposto explicativo.

    A)Oração adverbial de lugar/ Oração adjetiva explicativa.

    Incorreto. Não há correspondência das classificações.

    B)Oração adjetiva restritiva/ Oração adjetiva restritiva.

    Incorreto. Não há correspondência das classificações.

    C)Oração adjetiva explicativa/ Oração adjetiva explicativa.

    Incorreto. Apenas a primeira oração está corretamente classificada.

    D)Oração adjetiva explicativa / Aposto.

    Correto.

    E)Oração adverbial de lugar/ Aposto.

    Incorreto. Apenas a segunda oração está corretamente classificada.

  • Péssima formulação de gabarito, visto que aposto não tem verbo!

  • APOSTO NÃO TEM VERBO

    Questão muito mal formulada. Cabe recurso

  • No enunciado, a banca não especifica se é ou oração, ou conjunção, ou termo ou pronome relativo. Como podemos considerar aposto, sem sabermos qual seria o termo? Seria função de aposto? Então, não coloque uma oração com o mesmo sentido! O segundo fragmento temos uma oração (com verbo). Seria oração substantiva apositiva, com um "que" como conjunção subordinativa integrante? Então, coloque essas opções e deixe claro quais termos devem ser anlisados.

  • Fiz por eliminação . A primeira era adjetiva explicativa a segunda não era porque não tem vírgula sabendo isso só restava ser aposto. Mal formulada talvez mas sabendo essas características era somente essa é a possibilidade de ser a certa. Letra D

  • 1. “.... sistemas como o da Holanda, onde o servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado,...”

    O SERVIDOR PODE SER DEMITIDO NA HOLANDA. Portanto o (ONDE) é PR – retoma (a Holanda). E a estrutura que tem o (ONDE), o verbo pede a preposição (EM). Quem é demitido, é demitido (EM).

    Portanto passa pelo filtro – PEDE PREPOSIÇÃO (EM) E RETOMA LUGAR.

    2. “....ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos frequentes.”

    A FRASE: país que pune afastamentos médicos.. está se referindo à Inglaterra, que é um substantivo. Portanto só poderá ser uma ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA. 

  • Questão tão ruim que nem os Monitores não tem capacidade de rebater a questão . GRANCONCURSOS ESTÁ MELHOR.