-
CERTO
Dois-pontos
· a) Discurso direto
· Ex.: Senhor Barriga exclamou: - Tinha que ser o Chaves!
· b) Citações
· Ex.: De acordo com Platão: ''A Democracia conduz à oligarquia.''
· c) Enumeração
· Ex.: Quero apenas duas coisas: que o aluno entenda essa matéria e que ele passe no concurso.
· d) Introduzir sentença comprobatória à anterior
· Ex.: Caos e revolta na cidade: cobrança de impostos abusiva faz o povo se rebelar.
DICA: Substitua os DOIS PONTOS pela conjunção explicativa POIS. Caso haja coerência, pode-se substituir tranquilamente.
Fonte: comentários qc
-
Gab. C
Basicamente, a questão disse que a substituição do ponto por dois pontos inicia um aposto explicativo, o que está correto!
REESCRITA SUGERIDA: No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere: mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas (...)
Uma forma de identificar o aposto explicativo é, fazendo os devidos ajustes, substituir o ponto por vírgula e inserir uma conjunção explicativa:
No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere, pois, mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas (...)
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
-
CERTO
Alguns usos básicos de dois pontos:
I) Introduzir uma explicação ou esclarecimento
Não é inteligente: é , apenas, esforçado.
II) Efetuar enumerações:
Os amigos são poucos: José, Tobias e Jeremias.
III) Introduzir citações:
Ex: Segundo zé pequeno : (.....)
IV) Introduzir um aposto explicativo
Amanda tinha conseguido finalmente realizar seu maior propósito: seduzir Pedro
-
É possível fazer as mudanças propostas, mas fica bem estranho.
Gab.: CERTO
-
Pelo amor de Deus Dizer que essa merd mantém o sentido?
-
marquei errado porque fazendo a troca sugerida, a frase ficaria imensa, o que tenho certeza que Cespe não gosta. vai entender...
-
gab c
No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere. Mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas e apontam saídas a partir de propostas de políticas públicas que garantam a atenção aos direitos humanos ou que apontem possibilidades reais de projetos de vida fora da prisão.
A parte anterior a isso estava dizendo que o livro mulheres na prisão fala sobre o ''gênero feminino na prisão''
A parte verde diz: ''Mas o livro não diz somente isso, e vai além da prisão''
DOIS PONTOS: para introduzir o período azul, que vai explicar ''o que mais o livro fala''
-
C
No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere.
Os termos posteriores indicam o além do limite.
-
Errado eu marco certo, certo eu marco errado. Até quando? ashuahsa
-
Somente eu ou mais alguém não conseguiu definir que não se trata de um período explicativo e que não manteria os sentidos do texto? Puts....!!!
-
Questões recentes e sem comentários dos professores.............
-
. No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere ; mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas e apontam saídas a partir de propostas de políticas públicas que garantam a atenção aos direitos humanos ou que apontem possibilidades reais de projetos de vida fora da prisão.
GABARITO : CERTO
Fazendo as seguintes alterações de pontuação o sentido se matem , visto que esta explicando uma DECLARAÇÃO JA FEITA ANTES.
#ESTUDA GUERREIRO
FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI !
-
TEXTO:
No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere. Mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem ...
RESCRITA:
No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere: mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem ...
As orações explicativas podem ser precedidas de vírgulas ou dois pontos
-
Esse novo modelo de cobrança do CESPE ta ferrando com geral!!
-
a questão do ''estes'' pode referir-se a substituição do ponto por dois ponto pelo fato de se referir ao que vai vir?
-
Gabarito: Certo
No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere: mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas e apontam saídas a partir de propostas de políticas públicas que garantam a atenção aos direitos humanos ou que apontem possibilidades reais de projetos de vida fora da prisão.
Bons estudos.
-
Dois-pontos
· a) Discurso direto
· Ex.: Senhor Barriga exclamou: - Tinha que ser o Chaves!
· b) Citações
· Ex.: De acordo com Platão: ''A Democracia conduz à oligarquia.''
· c) Enumeração
· Ex.: Quero apenas duas coisas: que o aluno entenda essa matéria e que ele passe no concurso.
· d) Introduzir sentença comprobatória à anterior
· Ex.: Caos e revolta na cidade: cobrança de impostos abusiva faz o povo se rebelar.
DICA: Substitua os DOIS PONTOS pela conjunção explicativa POIS. Caso haja coerência, pode-se substituir tranquilamente.
Fonte: comentários qc
-
A banca entregou nesta parte: "visto que o último período do texto explica a declaração feita no período que imediatamente o antecede." Se explica o período que imediatamente o antecede, então pode ser trocado por DOIS PONTOS. Simples assim. ;)
-
Atualmente as questões do CESPE estão muito subjetivas mdsss
-
EXATO!
"No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere, pois, {mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino}, as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas e apontam saídas a partir de propostas de políticas públicas que garantam a atenção aos direitos humanos ou que apontem possibilidades reais de projetos de vida fora da prisão."
-
Gab. Certo
Basicamente, a questão disse que a substituição do ponto por dois pontos inicia um aposto explicativo, o que está correto!
-
Gab: CERTO
Os dois pontos (:) fazem parte dos sinais de pontuação usados na língua portuguesa. Durante a construção dos textos, servem para indicar uma pequena pausa no ritmo ou entonação de uma frase que ainda não foi concluída. Geralmente são empregados antes de:
- Citações,
- Enumerações,
- Exemplos,
- Explicações ou
- Esclarecimentos.
Erros, mandem mensagem :)
-
reparem que o trecho fala que o livro não se limita a essa experiência, e em seguida, explica o porquê de não se limitar:
- direitos humanos
- propostas políticas
- etc
Por conseguinte, é a aplicação da norma quanto à substituição.
AVANTE
-
Pq diachos essa banca nao fala logo a linha , ''o primeiro periodo'' no ''antepenultimo periodo do antepenultimo paragrafo'' que saco !
-
Tudo o que vem depois dos dois-pontos explica ou desenvolve melhor algum termo anterior. Usa-se os dois-pontos para: marcar citação, dar início a uma sequência que explica, discrimina ou desenvolve melhor uma noção anterior. (Livro português descomplicado - profa. Flávia Rita).
-
ERREI ESTA BODEGA!
-
Gab. Certo
Questão autoexplicativa, pois, basicamente, a questão disse que a substituição do ponto por dois pontos inicia um aposto explicativo, o que está correto!
Sigam @policiasfederaisbr dicas de estudo, conteúdos motivacionais, questões comentadas etc.
-
DICA: Substitua os DOIS PONTOS pela conjunção explicativa POIS. Caso haja coerência, pode-se substituir tranquilamente.
Fonte: comentários qc
-
'' visto que o último período do texto explica a declaração feita no período que imediatamente o antecede.''
eu dizendo pra mim: ai, eu não senti que tem uma explicação ai.
A lingua portuguesa e o cespe me respondendo: português não é pra sentir não, filha...Tem que ser na base da razão mesmo. Deixa pra ter sentimento pelo crush, ou melhooooooooooor, em vê seu nome no DOU.
-
CORRETO!
"Feitos os devidos ajustes de letras maiúsculas e minúsculas, o ponto-final empregado logo após “cárcere”, poderia ser substituído pelo sinal de dois-pontos sem prejuízo da correção e dos sentidos do texto, visto que o último período do texto explica a declaração feita no período que imediatamente o antecede."
No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere: (pois) Mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas e apontam saídas a partir de propostas de políticas públicas que garantam a atenção aos direitos humanos ou que apontem possibilidades reais de projetos de vida fora da prisão.
Difícil?? Faça um diálogo.
- Não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere.
- Mas por quê diz isso??
- Dois pontos = Pois, Mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem um estudo.
-
Gab.: CERTO
Perfeitamente! O sinal de dois-pontos serve, entre outros, para introduzir um termo explicativo – nesse caso em específico, uma oração coordenada assindética explicativa em relação à anterior. Por fim, também é verdade que o período que inicia após o termo “cárcere” explica melhor/ detalha a abordagem tratada na obra que é mencionada no período anterior.
FONTE: Projetos Caveira
Olha, acho que eu consigo errar essa questão mais umas dez vezes.
-
No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere. Mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, VISTO QUE as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas e apontam saídas a partir de propostas de políticas públicas que garantam a atenção aos direitos humanos ou que apontem possibilidades reais de projetos de vida fora da prisão.
RETIRA A PARTE EM NEGRITO E COLOCA UM VISTO QUE..... ENXERGOU AGORA A EXPLICAÇÃO
-
Errei, mas está explicando o período anterior sim:
A parte vermelha é a limitação, a parte azul o que transborda:
No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere: mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas e apontam saídas a partir de propostas de políticas públicas que garantam a atenção aos direitos humanos ou que apontem possibilidades reais de projetos de vida fora da prisão.
Gab. C
-
Um período acaba falando em ampliar, TRANSBORDAR, e o outro inicia MAIS DO QUE..., coesão e coerência afinados, também achei que caberia um dois pontos.
-
Aqui no QC tudo fica fácil, com gabarito na mão , mas na hora da prova essa é uma questão muito dificil.. provavelmete eu a deixaria em branco
-
-
GABARITO: CERTO
Substitua os DOIS PONTOS pela conjunção explicativa POIS. Caso haja coerência, pode-se substituir tranquilamente.
-
Fala concurseiro!
Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
-
Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando por:
- Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
- LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
- Questões do QC
ESPERO TER AJUDADO!!!
- Seja constante essa é a única formula do sucesso.
-
Minha contribuição: troquem o ponto final pelo ou seja e vejam que a ideia funciona como uma explicação.
CERTO
-
Dois-pontos
· a) Discurso direto
· Ex.: Senhor Barriga exclamou: - Tinha que ser o Chaves!
· b) Citações
· Ex.: De acordo com Platão: ''A Democracia conduz à oligarquia.''
· c) Enumeração
· Ex.: Quero apenas duas coisas: que o aluno entenda essa matéria e que ele passe no concurso.
· d) Introduzir sentença comprobatória à anterior - Explicando...
· Ex.: Caos e revolta na cidade: cobrança de impostos abusiva faz o povo se rebelar.
DICA: Substitua os DOIS PONTOS pela conjunção explicativa POIS. Caso haja coerência, pode-se substituir tranquilamente.
-
EAI CONCURSEIRO!!!
Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.
Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R
-
não se isto está gramaticalmente correto mas me ajudou, foi uma dica que vi de alguém por aqui.. em questões deste tipo coloque o POIS no inicio da frase, se fizer sentido quer dizer que pode trocar o ponto final por 2 pontos.
-
Basicamente, a questão disse que a substituição do ponto por dois pontos inicia um aposto explicativo, o que está correto!
REESCRITA SUGERIDA: No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere: mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas (...)
Uma forma de identificar o aposto explicativo é, fazendo os devidos ajustes, substituir o ponto por vírgula e inserir uma conjunção explicativa:
No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere, pois, mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas (...)
-
QUE CONVERSA É ESSA QUE A ÚLTIMA ORAÇÃO EXPLICA A ORAÇÃO ANTECEDENTE? NÃO CONSIGO VER ESSA EXPLICAÇÃO.
-
Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando também por:
Mapas Mentais para concurso da polícia: https://ev.braip.com/ref?pv=prorvx3x&af=afixvqpz9
Guia do POLICIAL APROVADO: https://ev.braip.com/ref?pv=propgmn4&af=afi5x1jg9
DICA: ESTUDAR 10 MAPAS MENTAIS + 30 Questões do QConcurso POR DIA!!
ESPERO TER AJUDADO!!!
Seja constante essa é a única formula do sucesso.