SóProvas


ID
5320177
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O “homem organizacional” reflete uma personalidade cooperativa e coletivista, que parece destoar de algumas das características da ética protestante e tem as seguintes características: flexibilidade, tolerância às frustrações e capacidade de adiar as recompensas e poder compensar o trabalho rotineiro dentro da organização.

O homem organizacional foi proposto pela abordagem

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos da visão sobre o homem segundo as diversas teorias administrativas. Neste caso, deve ser marcada a opção que apresenta a Teoria que propôs a ideia de homem organizacional.

    A - incorreta. Teoria dos Sistemas defende que tudo depende de tudo e que qualquer situação em inúmeras causas e pode produzir os mais inúmeros efeitos. O foco está no ambiente e sua visão sobre o homem é de que ele é funcional, visto que desempenha um papel específico, inter-relacionado com o ambiente.

    B - incorreta. Para a abordagem clássica (baseada nos estudos de Taylor e Fayol), a organização é vista como um sistema fechado, rígido e mecânico, isento de conexão com o seu exterior. O que era válido para uma organização, era válido para as demais. Para a abordagem clássica, o homem é movido por recompensas financeiras, daí a ideia de homo economicus (homem econômico).

    C - incorreta. Teoria das relações humanas teve início com os estudos de Elton Mayo e seus colaboradores, no que ficou conhecido como o experimento de Hawthorne, na década de 1930. Nesse experimento, Mayo analisou a relação das condições de iluminação com a produtividade, constatando a influência do fator humano, sentimentos e percepções. 

    Nos estudos da Teoria das Relações Humanas, vemos a figura do homem social: aquele que é motivado por recompensas sociais e simbólicas.

    D - incorreta. Teoria da Contingência apresenta a ideia de que nada é absoluto e de que o ambiente e a tecnologia são fatores determinantes para o direcionamento dinâmico da organização. Não existe forma melhor de administrar, tudo depende do ambiente e da tecnologia. Nota-se que o foco é o ambiente e as pessoas; já a sua visão sobre o homem é de que este é complexo, é dotado de distintos valores e percepções.

    E - correta. Teoria Estruturalista é um desdobramento da Burocracia, considera o homem organizacional, como um ser flexível, político, com participação em vários sistemas sociais. A sua ênfase está na estrutura, nas pessoas e no ambiente.

    Após verificar as alternativas, concluímos que a letra "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fonte:

    MOREIRA. E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • Teoria Estruturalista: Homem Organizacional

    Teoria Comportamental: Homem Administrativo

    Teoria da Contingência: Homem Complexo

    • Abordagem clássica: Homo economicus
    • Teoria das Relações Humanas: Homem social
    • Teoria Neoclássica: Homem Organizacional e Administrativo
    • Teoria da Burocracia: Homem Organizacional
    • Teoria Estruturalista: Homem Organizacional
    • Teoria Comportamental: Homem Administrativo
    • Abordagem Sistêmica: Homem Funcional e Digital
    • Teoria da Contingência: Homem complexo