SóProvas


ID
5322700
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Relacione as colunas sobre verbos e marque a alternativa correta.


COLUNA I.

A- Verbos anômalos.

B- Verbos defectivos.

C- Verbos abundantes.

D- Verbos auxiliares.

E- Verbos pronominais.

F- Verbos impessoais.


COLUNA II.

(1) São os verbos que antecedem o verbo principal nas locuções verbais. Enquanto o verbo principal é apresentado em uma de suas formas nominais (particípio, gerúndio, infinitivo), o auxiliar é flexionado em tempo, modo, número e pessoa.

(2) São os verbos que possuem duas, ou mais formas equivalentes.

(3) São os verbos que não possuem sujeito em nenhuma pessoa do discurso e são conjugados em uma única forma: 3ª pessoa do singular.

(4) São os verbos que não possuem todas as formas de conjugação.

(5) São os verbos conjugados com pronome pessoal oblíquo átono. Esse pronome é parte intrínseca do verbo, ambos se referem à mesma pessoa do discurso.

(6) São os verbos que apresentam irregularidades profundas, como os verbos ir e ser.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    • Os verbos anômalos são verbos que mudam de radical ao longo da conjugação. Verbos anômalos e verbos irregulares não são sinônimos, pois, enquanto os irregulares sofrem alteração em um mesmo radical, os anômalos mudam de radical. Exemplos disso são os verbos “ser” e “ir”, entendidos como anômalos por excelência. No entanto, é preciso destacar que esse aspecto quanto à classificação dos verbos domina boas pautas de discussões entre os gramáticos, entre eles Maria Helena de Moura Neves, Celso Cunha e Napoleão Mendes de Almeida, havendo muitas divergências.
    • Verbos defectivos são aqueles que possuem conjugação incompleta, ou seja, não se conjugam em todos os modos, tempos e pessoas. Podem ser conjugados apenas nas formas arrizotônicas, ou melhor, nas formas cuja vogal tônica permanece fora do radical.
    • Verbos abundantes são verbos que apresentam particípio duplo, ou seja, duas formas equivalentes no particípio, uma regular e uma irregular.
    • Os verbos auxiliares são usados em locuções verbais, tempos compostos e voz passiva, juntamente com as formas nominais dos verbos (infinitivo, particípio e gerúndio), que atuam como verbo principal.
    • Verbos pronominais são acompanhados do pronome oblíquo, que indica que a ação do verbo é refletida no próprio sujeito que a executa ou, no caso de mais de um sujeito, que se trata de uma ação recíproca que reflete em todos os sujeitos do enunciado.
    • Os verbos impessoais são aqueles que não possuem sujeito. Ou seja, eles surgem em orações sem sujeito.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/verbos-anomalos.htm

    https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/verbos-defectivos.htm

    https://www.conjugacao.com.br/verbos-abundantes/

    https://www.conjugacao.com.br/verbos-auxiliares/

    https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/verbos-pronominais-tracos-peculiares.htm

    https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/verbos-impessoais.htm

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!
  • gab. A

    D- Verbos auxiliares. (1) São os verbos que antecedem o verbo principal nas locuções verbais. Enquanto o verbo principal é apresentado em uma de suas formas nominais (particípio, gerúndio, infinitivo), o auxiliar é flexionado em tempo, modo, número e pessoa.

    C- Verbos abundantes. (2) São os verbos que possuem duas, ou mais formas equivalentes.

    F- Verbos impessoais. (3) São os verbos que não possuem sujeito em nenhuma pessoa do discurso e são conjugados em uma única forma: 3ª pessoa do singular.

    B- Verbos defectivos. → (4) São os verbos que não possuem todas as formas de conjugação.

    E- Verbos pronominais. (5) São os verbos conjugados com pronome pessoal oblíquo átono. Esse pronome é parte intrínseca do verbo, ambos se referem à mesma pessoa do discurso.

    A- Verbos anômalos. → (6) São os verbos que apresentam irregularidades profundas, como os verbos ir e ser.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • Papinho de afiliado

  • Essa é uma questão sobre os diversos tipos de verbos que compõem a Língua Portuguesa e suas respectivas características. Nesse sentido, deve-se relacionar o tipo de verbo presente na coluna 1 ao seu devido esclarecimento na coluna 2. Tal formulação da questão é um facilitador, já que nos poupa o ônus de ser repetitivo, já que a conceituação é dada pela própria questão. Cabe a nós aqui somente fazer as ligações corretas entre as colunas e citar alguns exemplos como forma de ilustração.

    Começando, podemos afirmar que os verbos anômalos são aqueles que apresentam irregularidades profundas. Isso porque até mesmo seu radical pode ser modificado nas conjugações. Por exemplo, o verbo ir, na primeira pessoa do singular no presente no modo indicativo é “vou". Já na primeira pessoa do plural no futuro simples do indicativo é “fomos". Logo, podemos associar A a 6.

    Já os verbos defectivos são aqueles que não possuem todas as formas de conjugação. Por exemplo, os verbos “colorir" e “aturdir" não possuem conjugação na primeira pessoa do singular no presente do indicativo. Assim, temos a ligação de B com 4.

    Os verbos abundantes, por suas vezes, possuem duas ou mais formas aceitas em determinadas conjugações. Tais casos ocorrem no particípio passado. Por exemplo, são aceitas as formas “acendido" e “aceso", “concluído" e “concluso", “exprimido" ou “expresso", “imprimido" e “impresso" etc.

    Quanto aos verbos auxiliares, a definição da coluna 2 é tão completa que basta relê-la no número 1. Por exemplo, na locução verbal “eles foram saindo devagar", o verbo auxiliar “foram", além de anteceder o verbo principal, é quem está flexionado na primeira pessoa e no número plural, concordando com o sujeito “eles", enquanto o verbo principal “sair" está na forma nominal no gerúndio (saindo).

    Por fim, os verbos impessoais não se relacionam a nenhum sujeito e aparecem sempre na terceira pessoa do singular. Como exemplos, podemos citar o verbo haver (quando exprime sentido de existir), o verbo fazer (quando entrega a noção de tempo decorrido), além de verbos que indicam fenômenos naturais. A seguir, alguns exemplos: “Faz três anos que me divorciei" (e não “fazem três anos que me divorciei"); “Há muitos casos de assalto à mão armada no Rio de Janeiro"; “Amanheceu na Cidade do Sol".

     Recapitulando, temos as seguintes associações: A-6, B-4, C-2, D-1, E-5, F-3. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

    Gabarito do professor: Letra A.