SóProvas


ID
5324749
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

O MERCOSUL é uma prioridade da política externa brasileira. Desde a sua criação, o bloco contribuiu tanto para a integração entre os países sul-americanos quanto para o estreitamento das relações políticas e econômicas com países e blocos extrarregionais. Com base nessas informações, julgue (C ou E) o item a seguir.

Em resposta aos protestos que aconteceram no Equador em outubro de 2019, os países do MERCOSUL emitiram uma nota conjunta para repudiar as situações de violência ocorridas em território equatoriano e para propor, em caráter provisório, a suspensão do país como membro associado do bloco.

Alternativas
Comentários
  • sem comentários complica.

  • Tanto MERCOSUL quanto o PROSUL divulgaram notas oficiais referentes aos protestos ocorridos no Equador. Nenhum, entretanto, propôs a suspenção deste de algum bloco. Na verdade, eles reiteraram o apoio ao presidente Lenin Moreno e condenaram os protestos no país.

  • A nota condenou os protestos e manifestou apoio ao governo equatoriano. Contexto de convergência de governos de direita sul-americanos ou onda azul ou conservadora após 2015 (Bolsonaro, Macri, Piñera, Cartez e Benítez, Moreno, Lasso).

    NOTA 260/2019 MRE

    1. Os governos de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, Estados Partes do MERCOSUL,

    2. Considerando o princípio fundamental do respeito à democracia e o Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no MERCOSUL,

    3. Deploram os atos de violência registrados nas últimas horas na república-irmã do Equador.

    4. Saúdam a disposição do governo do Equador e de setores representativos da sociedade equatoriana de iniciar diálogo com vistas à normalização da ordem no país.

    5. Os países do MERCOSUL reiteram seu apoio ao governo democraticamente constituído do Equador e ao Presidente Lenín Moreno, e esperam pela pronta restauração da paz no país.

    https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/2019/situacao-no-equador-nota-conjunta-do-mercosul