SóProvas


ID
5324752
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

O MERCOSUL é uma prioridade da política externa brasileira. Desde a sua criação, o bloco contribuiu tanto para a integração entre os países sul-americanos quanto para o estreitamento das relações políticas e econômicas com países e blocos extrarregionais. Com base nessas informações, julgue (C ou E) o item a seguir.

Em 2019, o MERCOSUL e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) firmaram um acordo de livre comércio por meio do qual a segunda parte se comprometeu a eliminar todas as tarifas de importação dos setores industrial e pesqueiro.

Alternativas
Comentários
  • Item polêmico e foi alvo de muitos recursos no concurso. No gabarito provisório, veio como CORRETO, pois, de fato, o referido acordo prevê a eliminação das tarifas de importação em produtos industriais e em pescas por parte dos países do EFTA, assim que entrasse em vigor (https://www.gov.br/mre/pt-br/media/2019-09-03-acordo-mercosul-efta-2.pdf). Contudo, o acordo ainda não havia sido firmado quando a prova foi aplicada, pois ainda não havia sido ratificado pelas partes, nem mesmo por algum estado-membro do EFTA ou do MERCOSUL. Por essa razão, o gabarito foi alterado para ERRADO. A seguir, coloco a justificativa fornecida pela banca para a alteração do gabarito:

    O item foi alterado para "Errado", pois, apesar da conclusão das negociações do Acordo de Livre

    Comércio entre o MERCOSUL e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA, na sigla em inglês) em

    2019, o acordo não havia sido firmado pelas partes até a data da aplicação da prova.

  • O item foi alterado para "Errado", pois, apesar da conclusão das negociações do Acordo de Livre Comércio entre o MERCOSUL e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA, na sigla em inglês) em 2019, o acordo não havia sido firmado pelas partes até a data da aplicação da prova.

    https://www.iades.com.br/inscricao/upload/273/2021070211115426.pdf

  • O acordo ainda não foi assinado. As negociações foram concluídas em 2019, mas permanece em fase de revisão jurídica.