SóProvas


ID
5329498
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Bagé - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às normas brasileiras e internacionais de descrição arquivística, analise as afirmações abaixo:

1. De acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivísica (NOBRADE), todos os elementos de descrição apresentam título, autor, resumo, data, temporalidade e procedimentos.
2. Dentre os 28 elementos de descrição disponíveis na NOBRADE, cinco deles são obrigatórios: código de referência, autor, resumo, data, dimensão e suporte.
3. A ISAD(G) dá diretrizes para a preparação de registros de autoridade arquivística.
4. A norma internacional para descrição de funções, a ISDF, fornece diretrizes para associar descrições de funções a registros de autoridade que descrevem produtores de documentos e/ou descrições de documentos arquivísticos.
5. A norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico, a ISDIAH, dá orientações acerca do relacionamento de informação sobre instituições com acervo arquivístico a descrições multinível, segundo a ISAD(G), e descrições de entidades coletivas, famílias e pessoas como produtoras de material arquivístico, conforme a ISAAR(CPF).

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

Alternativas
Comentários
  • ISAD (G): norma geral internacional de descrição arquivística

    Estabelece diretrizes gerais para descrição arquivística, devendo ser usada em conjunto com normas ou recomendações nacionais existentes em cada país.

  • A NOBRADE preconiza um sistema de descrição multinível, contendo 28 elementos de descrição, distribuídos entre oito areas, dentre as quais se destacam as três que contêm elementos obrigatórios de descrição:

    area de IDENTIFICAÇÃO, onde se inserem informações essenciais para registrar os dados da unidade de descrição à partir dos elementos obrigatórios código de referência, título, datas, nível de descriçãoe e dimensão; e suporte.

    area de CONTEXTUALIZAÇÃO, onde se registra informações sobre a proveniência e custódia da unidade de descrição (elemento obrigatório nome(s) do(s) produtor(es)

    area de CONDIÇÕES DE ACESSO e USO one se registra informações sovre o acesso à unidade de descrição (elemento obrigatório somente para os níveis 0 e 1 de cescrição de condições de acesso)

    UFSM - Arquivista - 2017

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/a75f2f31-94

  • Gabarito: B

    1. De acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivísica (NOBRADE), todos os elementos de descrição apresentam título, autor, resumo, data, temporalidade e procedimentos. (Errado)

    Os elementos de descrição apresentam:

    • título;
    • objetivo;
    • regra geral aplicável;
    • comentários;
    • procedimentos;
    • exemplos ilustrativos. (NOBRADE, p. 18)

    2. Dentre os 28 elementos de descrição disponíveis na NOBRADE, cinco deles são obrigatórios: código de referência, autor, resumo, data, dimensão e suporte. (Errado)

    São 8 áreas, 28 elementos e 7 obrigatórios

    • código de referência;
    • título;
    • data(s);
    • nível de descrição;
    • dimensão e suporte;
    • nome(s) do(s) produtor(es);
    • condições de acesso (somente ara descrições em níveis 0 e 1).

    3. A ISAD(G) dá diretrizes para a preparação de registros de autoridade arquivística. (Errado)

    Registro de autoridades usa a ISAAR CPF

    4. A norma internacional para descrição de funções, a ISDF, fornece diretrizes para associar descrições de funções a registros de autoridade que descrevem produtores de documentos e/ou descrições de documentos arquivísticos. (Certo)

    5. A norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico, a ISDIAH, dá orientações acerca do relacionamento de informação sobre instituições com acervo arquivístico a descrições multinível, segundo a ISAD(G), e descrições de entidades coletivas, famílias e pessoas como produtoras de material arquivístico, conforme a ISAAR(CPF). (Certo)

    Sigam no Instagram: @mundodaarquivologia