SóProvas


ID
5338558
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Jundiaí - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Vida média


    Continuamos a acreditar que vivemos numa época em que a tecnologia dá passos gigantes e diários, a perguntar onde vamos parar com a globalização, mas refletimos com menos frequência sobre o fato de que o aumento do tempo médio de vida é o maior avanço da humanidade – e neste campo a aceleração supera a de qualquer outra façanha. Na verdade, o troglodita que conseguiu produzir fogo artificialmente já havia compreendido obscuramente que o homem poderia dominar a natureza. Desde a invenção do vapor ficou claro que conseguiríamos multiplicar a velocidade dos deslocamentos, assim como já se podia supor que um dia chegaríamos à luz elétrica. Mas durante séculos os homens sonharam em vão com o elixir da longa vida e com a fonte da juventude eterna. Na Idade Média existiam ótimos moinhos de vento, mas existia também uma igreja que os peregrinos procuravam para obter o milagre de viver até os 40 anos.

    Fomos à Lua há muitos anos e ainda não conseguimos ir a Marte, mas na época do desembarque lunar uma pessoa de 70 anos já havia chegado ao fim da vida, enquanto hoje temos esperanças razoáveis de chegar aos 90. Em suma, o grande progresso ocorreu no campo da vida, não no campo dos computadores.

    Muitos dos problemas que devemos enfrentar hoje têm relação com o aumento do tempo médio de vida. E não estou falando apenas das aposentadorias. A imensa migração do Terceiro Mundo para os países ocidentais nasce certamente da esperança de milhares de pessoas de encontrar comida, trabalho e principalmente de chegar a um mundo onde se vive mais – ou, seja como for, fugir de um outro mundo onde se morre cedo demais. No entanto – embora não tenha as estatísticas à mão –, creio que a soma que gastamos em pesquisas gerontológicas e em medicina preventiva seja infinitamente menor do que o investimento em tecnologia bélica e em informática. Sabemos muito bem como destruir uma cidade ou como transportar informação a baixo custo, mas ainda não temos ideia de como conciliar bem-estar coletivo, futuro dos jovens, superpopulação mundial e aumento da expectativa de vida.

    Um jovem pode pensar que o progresso é aquilo que lhe permite enviar recadinhos pelo celular ou voar barato para Nova York, enquanto o fato surpreendente – e o problema não resolvido – é que, se tudo correr bem, ele só precisará se preparar para ser adulto aos 40 anos, enquanto seus antepassados tinham de fazê-lo aos 16.

    Certamente é preciso agradecer a Deus ou à sorte por vivermos mais, mas temos de enfrentar esse problema como um dos mais dramáticos de nosso tempo e não como um ponto pacífico.


(Eco, Humberto. Pape Satan Aleppe: crônicas de uma sociedade líquida. Rio de Janeiro: Record, 2017)

Em conformidade com a norma-padrão de pontuação, na frase “Mas durante séculos os homens sonharam em vão com o elixir da longa vida e com a fonte da juventude eterna.”, a seguinte expressão pode ser isolada com o uso de duas vírgulas:

Alternativas
Comentários
  • durante séculos - é ADJUNTO ADVERBIAL TEMPORAL

  • Assertiva A

    expressão pode ser isolada = durante séculos

  • GABARITO: A

    “Mas durante séculos os homens sonharam em vão com o elixir da longa vida e com a fonte da juventude eterna.”

    ➥ Pessoal, a única expressão que pode ser isolada por vírgulas é "durante séculos", que é um adjunto adverbial de tempo. Como ele é de curta extensão, é facultativa a vírgula.

    Veja que ele pode ser retirado da oração sem que isso afete o sentido: “Mas durante séculos os homens sonharam em vão com o elixir da longa vida...". Por este motivo, podemos isolar a expressão, colocando-a entre vírgulas.

    Observação: Segundo a ABL (Academia Brasileira de Letras), um adjunto adverbial com três ou mais palavras já não é de curta extensão e demanda obrigatoriamente a utilização de vírgula (4ª edição da Gramática do Pestana, pág. 678)

    Exemplo: "Eu,na Terra da Garoa, visitei muitos museus"

    Dica da professora Flávia Rita: facebook.com/ProfessoraFlaviaRita/photos/a.268380029928403/3063559147077130/?type=3

    ➥ A pergunta que deve ter ficado em sua cabeça deve ter sido: "A conjunção 'mas' não pode ter vírgula à sua frente, né?". Correto. Mas veja que aqui temos um adjunto adverbial deslocado da ordem "natural", a ordem direta. Neste caso é possível que a gente aplique a vírgula. Exemplo:

    • "Mas, como eu vou a pé para o serviço, chego cansado" → Aqui a gente deve empregar a vírgula, pois temos um termo de longa extensão deslocado da ordem direta.
    • "Eu não te encontrei, mas eu vou te achar algum dia" → Aqui a gente não pode empregar a vírgula à frente do "mas", pois não há termo deslocado: "Eu não te encontrei, mas, (x) eu vou te achar algum dia".

    Sobre o assunto, verifique a Q1764617 (QUADRIX/Agente Administrativo/2021) e a Q919323 (VUNESP/Agente Policial/PC-SP/2018)

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Que eu saiba adjunto adverbial de longa extensão seria até 3 palavras e a vírgula é facultativa, pelo menos para as questões da Vunesp. Mais que 3 palavras, ai a vírgula é obrigatória. Lembro-me de ver um vídeo do Terror dizendo que até os gramáticos não entram em consenso quanto ao tamanho mínimo para a vírgula ser obrigatória ou não, até por isso as bancas evitam esse tipo de questão mais elaborada para evitar possíveis recursos.

    O melhor a se fazer é analisar a banca em questão e ver o que ela considera longa e curta extensão..

  • CUIDADO!

    Excetuando o advérbio predicativo (este é um tipo especial de advérbio, discorrerei sobre ele mais abaixo), todos os outros poderão ser isolados por vírgula(s), assim como as locuções adverbiais, independente de sua extensão e posição na frase. Reitero: cessem essas memorizações ubíquas e sistemáticas sobre curta extensão, longa extensão e passem a se debruçar sobre a estrutura ou, do contrário, incorrerão em erro. Importa ainda destacar: diversos autores insuspeitos que me foram pedra angular enquanto estudante de letras, a exemplo de Rocha Lima, Evanildo Bechara, Cegalla, Celso Cunha, Lindley Cintra, entre outros, nem sequer ensinam essa lição sobre os advérbios e locuções.

    Indo à questão, "durante séculos" é adjunto adverbial de tempo e pode ser alheado por vírgula dos demais termos, se assim satisfizer o autor.

    Conforme havia dito, falarei com brevidade do advérbio predicativo. Esse tipo sofre algumas restrições quanto à posição e virgulação. Tomemos como exemplo a seguinte frase:

    "Essa é a fase mais difícil do campeonato."

    Note que o advérbio é a palavra "mais". Em nenhuma hipótese tal termo poderá ser deslocado e virgulado, como acontece nestas frases com erronia:

    a) Essa é a fase difícil mais do campeonato;

    b) Essa é a fase, mais, difícil do campeonato.

    Percebeu a particularidade desse advérbio? Pois bem, resgatando o que fora dita no início do comentário: todo advérbio, que não for o advérbio predicativo, poderá ser deslocado e virgulado livremente na estrutura.

    Letra A

  • explicação ótima de @LUCASVICENTE

  • Durante séculos = Advérbio de tempo

    Mas, durante séculos, os homens sonharam em vão com o elixir da vida e com a fonte da juventude (e continuam sonhando kkkk).

  • Não se usa vírgula em oração coordenada aditiva quando o sujeito da segunda oração for o mesmo da primeira.

  • Fiz as 10 questões dessa prova e acertei todas. Estou falando isso pra me achar? Não! Eu digo isso pois sei o quanto essa matéria é longa e cheio de peguinhas, mas a prática faz a gente melhorar a cada dia!

    Se tá começando agora e acha q nunca vai aprender, está no caminho certo, pois eu tbm achava isso, NÃO SABIA NADA! Mantenha-se firme e acredite que é capaz, nossa hora chegará!

  • → O uso de vírgulas após uma conjunção adversativa como o "Mas", em regra, não é adequado, salvo em situações como essa, que exprime um adverbio de tempo em seguida ou em casos similares a esse.

    Ex: Mas, em seguida, não conseguimos resolver a situação.

  • Mas entre vigulas?

  • “Mas, durante séculos, os homens sonharam em vão com o elixir da longa vida e com a fonte da juventude eterna.”

    Rafael o Mas não entra entre as virgulas

  • A vírgula é DEEEIS

    Desloca

    Enumera

    Explica

    Enfatiza

    Isola

    Separa