SóProvas


ID
5345050
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A busca por um sentido


“Os dois dias mais importantes da sua vida são aqueles em que você nasceu e aquele em que descobre o porquê.” A máxima atribuída ao escritor americano Mark Twain (1835- 1910), autor de clássicos como As Aventuras de Tom Sawyer (1876), resume com precisão o valor de encontrar um propósito para a própria existência. Naturalmente, nunca é demais sublinhar, a busca por um sentido para estar vivo se confunde com o humano – ou, melhor ainda, com “ser” humano.

    Há cerca de 50000 anos, quando, segundo achados recentes, o Homo Sapiens começou a pintar nas paredes das cavernas, desenhávamos figuras místicas, como caçadores dotados de superpoderes, que pareciam auxiliar os homens daquela época a situar a si mesmos em meio ao desconhecido. De lá para cá, não existem indícios de que se possa chegar a uma razão única que justifique o viver – porém cada indivíduo pode descobrir a sua.

    Diante da pergunta “por que estamos aqui?”, feita durante uma entrevista, o escritor Charles Bukowski (1920- 1994), alemão radicado nos Estados Unidos, destacou: “Para quem acredita em Deus, a maior parte das grandes questões pode estar respondida. Mas, para aqueles que não aceitam a fórmula de Deus, as grandes respostas não estão cravadas na pedra. Nós nos ajustamos a novas condições e descobertas”.

    No rastro desse debate, outra indagação se impõe: afinal, vale tanto assim o esforço de refletir acerca dos motivos de estar na Terra? Um estudo publicado em dezembro no periódico científico Journal of Clinical Psychiatry (EUA) foi pioneiro ao garantir que, até mesmo do ponto de vista da saúde física e mental, vale, sim, a pena. O veredito do estudo: aqueles que revelavam ter descoberto sentido em sua vida demonstravam também melhores condições de saúde, tanto psicológica como física. Enquanto isso, ocorreu o contrário com os que declaravam estar no máximo em um processo de busca. Esses apresentavam, com maior frequência, problemas de saúde.

(Sabrina Brito, Veja, 15.01.2020. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a expressão entre colchetes exprime adequadamente o sentido daquela destacada no trecho.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

     exprime adequadamente o sentido =  foi pioneiro ao garantir que, até mesmo do ponto de vista da saúde física e mental, vale, sim, a pena. [inclusive]

  • GABARITO: C

    a) … desenhávamos figuras místicas, como caçadores dotados de superpoderes, que pareciam auxiliar os homens… [de maneira que]

    Errado. Veja que o "como" explica as figuras místicas: "a gente desenhava figuras místicas, que pareciam caçadores dotados de superpoderes". De maneira que é conjunção consecutiva e não pode ser aplicada aqui.

      

    b) … a busca por um sentido para estar vivo se confunde com o humano… [capaz de]

    Errado. Esta preposição possui o sentido de finalidade, já que pode ser substituída por A FIM DE, lembra? "...a busca por um sentido A FIM DE estar vivo se confunde com o humano..

    Veja que podemos falar: Eu busco um sentido à vida com a finalidade de estar vivo."

      

    c) … foi pioneiro ao garantir que, até mesmo do ponto de vista da saúde física e mental, vale, sim, a pena. [inclusive]

    Correto. Podemos substituir até mesmo por inclusive. Se ficar em dúvida, tente trocar por uma frase menor: "Eu fui comprei X e, ATÉ MESMO, Y. → "Eu comprei X e, INCLUSIVE, Y."

      

    d) … aqueles que revelavam ter descoberto sentido em sua vida demonstravam também melhores condições de saúde… [onde]

    Errado. Onde só poderia ser empregado, se houvesse lugar físico e, além disso, o pronome que precisaria ter preposição pedida pelo verbo, assim: "O consultório em que me consulto é cheio" → "O consultório onde me consulto é cheio". O consultório é lugar físico e o verbo pede a preposição em, logo a gente emprega o pronome onde.

      

    e) … ocorreu o contrário com os que declaravam estar no máximo em um processo de busca. [no auge de]

    Errado. Olha a pegadinha rsrs. No máximo aqui tem sentido de apenas. Exemplo: "Eu estou no máximo dando umas olhadas no caderno... Não estou levando muito a sério...". Estar apenas em um processo de busca não é o mesmo que estar "no auge de".

    Espero ter ajudado.

    Qualquer erro, por gentileza, mande uma mensagem.

    Bons estudos! :)

  • O Lucas não deixou mais nada para explicar. KKKK O Cara é fera. Mas eu acertei a questão começando pelo o termo: Foi... aí consegui enxergar a armadilha do examinador e, ao colocar INCLUSIVE, a frase continuou com sentido adequado. É boa a letra C.

    foi pioneiro ao garantir que, até mesmo do ponto de vista da saúde física e mental, vale, sim, a pena. O veredito do estudo (INCLUSIVE): aqueles que revelavam ter descoberto sentido em sua vida demonstravam também melhores condições de saúde, tanto psicológica como física.

  • Fonte - Flavia Rita

                                AS TRANSIÇÕES – um outro tipo de conectivo

    Afetividade:  felizmente, queira Deus, pudera, oxalá, ainda bem (que)

    Afirmação:   com certeza, indubitavelmente, por certo, certamente, de fato, em absoluto

    CONCLUSÃO:   em suma, em síntese, em resumo, AFINAL, POR FIM, FINALMENTE

    Proporcional:   à medida que, à proporção que, quanto mais, AO PASSO QUE, tanto mais

    Modais:    nem todos autores citam - SEM QUE /gerúndio.

    Finais:   para que, a fim de que, para (+ infinitivo)

    Consequência:   assim, consequentemente, com efeito, na verdade

    Continuidade:   além de, bem como, também

    Dúvida:    talvez, provavelmente, quiçá

    Ênfase:    até, até mesmo, no mínimo, no máximo, só

    Exclusão:   apenas, exceto, menos, salvo, só, somente, senão

    Explicação:    a saber, isto é, por exemplo, qual seja, OU MELHOR =  ISTO É   =  QUER DIZER

    Inclusão:    inclusive, também, mesmo, até

    Oposição:    pelo contrário, ao contrário de

    Prioridade: em primeiro lugar, principalmente, antes de tudo, inicialmente, de início

    Restrição:    apenas, só, somente, unicamente.

    Re - tificação:     aliás, só, somente, unicamente

    Tempo:     antes, depois, então, já, posteriormente 

  • A banca falou em sentido, quando você ler a questão E cabe certinho o sentido.

  • Alternativa (C)

    Até mesmo = ainda, também, inclusive, até, mesmo.