SóProvas


ID
5352538
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A principal distinção entre a oração coordenada e a oração subordinada é a seguinte: na “coordenação, as orações se sucedem igualitariamente, sem que umas dependam sintaticamente das outras [...]”; na “subordinação, pelo contrário, há orações que dependem sintaticamente de outras, isto é, que são termos (sujeito, objeto, complemento, etc.) de outras” (CEGALLA, 2008, p. 370)*. Dados os aspectos semânticos envolvidos diretamente na taxonomia dessas orações, qual período situa-se no limite entre a coordenação e a subordinação?

*CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

Alternativas
Comentários
  • Gab D

    A questão, bastante complicadinha, se refere à fronteira turva entre a oração explicativa (que é tida como coordenada) e a causal (que é tida como subordinada). Na área, tem-se questionado essa classificação porque a explicativa e a causal são praticamente idênticas.

  • Questão para revisar

  • Para chegar à alternativa correta, fiz o seguinte exercício: li a frase retirando dela a conjunção coordenativa explicativa.

    “Temos de ir à procura das pessoas, podem ter fome de pão ou de amizade.” Madre Teresa de Calcutá."

    “Algumas pessoas nunca aprendem nada, entendem tudo muito depressa.” Alexander Pope.

    “Algumas pessoas foram consideradas corajosas, tinham medo de fugir.” Thomas Fuller.

    “Os grandes só parecem grandes, estamos ajoelhados.” Che Guevara.

    A única que continua fazendo sentido é a C, inclusive, é fácil transpô-la para oração subordinada: Algumas pessoas que foram consideradas corajosas, tinham medo de fugir.