SóProvas


ID
5355871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à atuação profissional na busca de melhorias na saúde mental, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • As ações cotidianas de desligamento da rotina exaustivas, tal como a ginástica laboral, aulas de ioga e massagens executivas são relevantes, no entanto a maneira mais eficaz de prevenção de danos à saúde mental dos trabalhadores é a mudança da política organizacional.

  • A questão solicita conhecimentos acerca da atuação profissional para busca da saúde mental nas organizações.

    A saúde e o bem-estar além de estarem totalmente atrelados à saúde mental também possibilitam maior qualidade de vida no trabalho. A teoria da psicodinâmica do trabalho, por exemplo, é importante levar em consideração a relação subjetiva que nasce da relação trabalhador - organização do trabalho.

    1. ERRADA

    O enfrentamento das questões de trabalho decorre de inúmeras situações que podem ser vistas no relacionamento psicodinâmico do sujeito com o trabalho, onde surgem conflitos psicossociais:


    “A compreensão psicodinâmica do trabalho implica o estudo da relação sujeito e trabalho, foca as contradições que a permeiam e as soluções de compromissos, construídas para fazer face aos conflitos entre o psíquico e o social. As relações de trabalho mobilizam a disposição afetiva do sujeito, construída inconscientemente em suas primeiras experiências de vida. O trabalhador quando consegue sublimar a pulsão em sua atividade profissional, internaliza e interpreta as prescrições da organização do trabalho de modo particular, reagindo e enfrentando tal realidade para se proteger e preservar sua saúde mental" (Facas, 2013, p. 26)


    1. ERRADA

    Cabe ressaltar que as situações estressantes encontradas no trabalho não são os únicos fatores de adoecimento e as estratégias de manejo do estresse não relacionam-se com estratégias preventivas na saúde mental do trabalhador

    1. ERRADA
    Os sintomas geradores de alterações psicofísicas estão mais relacionados a afastamento do trabalhador, fruto de seus processos de enfrentamento internos impactados com os fatores externos da organização. Mas as alterações são individuais, não sociais.

    1. ERRADA
    As práticas citadas na questão são ótimos paliativos, que auxiliam no alívio do estresse do trabalhador. Porém, enquanto não houver mudanças na origem dos conflitos, o sofrimento sempre estará presente. Dessa forma, é necessário que se estabeleça mudanças estruturais e relacionais na organização para que o processo de saúde mental possa ser efetivo.

    1. CERTA
    São quatro dimensões de potenciais riscos e danos à saúde do trabalhador:  organização prescrita do trabalho; estilos de gestão; sofrimento patogênico; e riscos psicossociais.

    “Os Riscos Psicossociais são entendidos como decorrentes dos efeitos negativos da organização do trabalho sobre os estilos de gestão, sofrimento patogênico e danos físicos, psicológicos e sociais, e que provocam o adoecimento do trabalhador e comprometem a qualidade do trabalho." (Facas, p. 21, 2013)

    Destaca-se que uma investigação da relação sujeito-trabalho-saúde deve partir da análise e caracterização da organização do trabalho. É no processo intersubjetivo resultante da interação das pessoas com a organização do trabalho que são produzidas as significações psíquicas e construções sociais. Esse aspecto dinâmico é determinante, então, para compreender o estilo de gestão adotado, aos modos compartilhados de sentir e agir dos trabalhadores, as vivências de sofrimento resultantes da interação do sujeito com o trabalho e as possibilidades de ressignificação destas vivências."(Facas, 2013)

     As entrevistas e questionários coletivos são uma ótima ferramenta para que os trabalhadores possam expressar-se abertamente quanto aos processos de adoecimento na organização. 

    Gabarito da professora: LETRA E.

    Fonte: Facas, E.P (2013). Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho - Contribuições da Psicodinâmica do Trabalho. Tese de Doutorado: Brasília, DF.