Gabarito B
A
A reflexão em torno da categoria de mediação traz à tona as principais determinações modernistas da mediação.
B
A mediação tem como objeto o "ser social", por ser um processo que retrata a intervenção profissional do Assistente Social na prática social.
C
as principais determinações modernistas da mediação, cuja concepção se caracteriza por meio da perspectiva da totalidade da realidade, constituem as principais fundamentações da prática profissional do Assistente Social.
D
o movimento social pela Anistia ocorrido no Brasil, nos anos de 1970, consolidou o Projeto Ético-Político do Assistente Social.
E
a mediação consiste numa categoria Weberiana, e só é possível por meio do método dialético de análise da realidade
Alguns trechos do material referenciado abaixo e que pode contribuir para a compreensão das partes desconexas (em vermelho) dos itens...
"já que a mediação é a categoria central da articulação entre as partes de uma totalidade complexa, e é responsável pela possibilidade da passagem entre o imediato e o mediato. “ é a mediação a categoria responsável pela ...”( ). Categoria cuja paternidade intelectual deve-se a Hegel, que a concebera como “ a pura negatividade, o simples devir”(Hegel, 1987:14).
"A categoria de mediação passa a ter relevância na discussão metodológica do Serviço Social no Brasil, principalmente na segunda metade da década de 80, momento em que se processava no seio da categoria profissional uma significativa mudança nos quadros referencias da vertente inspirada no marxismo. Esta mudança expressou-se num nítido amadurecimento deste pensamento na profissão, que se refletiu nas várias instâncias do Serviço Social."
"Esse mesmo projeto ( Projeto Ético-Político do Serviço Social) avançou nos anos 1980, consolidou-se nos 1990 e está em construção, fortemente tensionado pelos rumos neoliberais da sociedade e por uma nova reação conservadora no seio da profissão na década que transcorre."
Fonte:
-http://www.unirio.br/cchs/ess/Members/rafaela.ribeiro/instrumentos-e-tecnicas-de-intervencao/pontes-r-mediacao-e-servico-social
-http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/teixeira-joaquina-barata_-braz-marcelo-201608060407431902860.pdf
“A mediação é um processo que retrata a intervenção profissional do assistente social na prática, e que teve início com o movimento de reconceituação do Serviço Social, [...] que culminou com a consolidação do Projeto Ético-Político da profissão. A reflexão em torno da categoria de mediação traz à tona as principais determinações dialéticas da mediação, cuja concepção se caracteriza por meio da perspectiva da totalidade da realidade [...] A mediação tem como objeto o ser social” (MEDEIROS, 2017, p. 1).
Portanto, as alternavas são:
B – Correta. A mediação tem como objeto o "ser social", por ser um processo que retrata a intervenção profissional do Assistente Social na prática social.
A, C, D e E – Incorretas.
Gabarito: B
Referência:
MEDEIROS, J. O papel do assistente social na mediação de conflitos. Nov., 2017.